16 de jul. de 2012

Wesley Parreira dá dicas de exercícios de musculação para grávidas


Olá, meninas!

Espero que estejam todas bem e se exercitando!!
Hoje trazemos dicas de exercícios para o terceiro trimestre de gestação. Quem está nele agora já deve ter percebido que as dores estão ficando mais fortes e frequentes. Isto por que o bebê está grandinho e pesado. Neste período, os mais indicados são exercícios de resistência muscular e os aeróbicos leves e moderados. Mas se a futura mamãe já pratica alguma atividade, provavelmente poderá continuar no rítmo que seu corpo responder e com os devidos ajustes. Por exemplo, exercícios em que a mamãe fica com as costas no chão devem ser evitados nesta fase, pois o peso da barriga pode comprimir algumas estruturas e dificultar o fluxo de sangue para o bebê. Por isso, uma conversa entre o profissional de educação física que te acompanha e seu médico é fundamental.

Atividades como hidroginástica, alongamento, musculação e a caminhada, são bem indicadas nessa fase. Além destes, eu gosto muito de utilizar a bola de pilates, que além de proporcionar melhora no equilíbrio muscular como um todo, também proporciona um maior gasto energético. A bola de pilates é uma ferramenta multifuncional, pois com ela podemos realizar alongamentos, exercícios livres e também utilizá-la para adaptar exercícios na sala de musculação.

Exercícios para os braços e costas devem ser realizados, para treinar a mamãe para o colo! O agachamento aberto, também pode ser feito, pois fortalece as coxas, glúteos e abdome. Outro exercício importante são para as panturrilhas, que melhoram o retorno venoso, evitando formação de varizes. Ou seja, se você foi uma gravidinha ativa, provavelmente chegará nesta etapa com maior disposição, podendo realizar muitos exercícios diferentes, para não cair na rotina. Porque grávida também se cansa de exercícios repetitivos!

Agachamento aberto: posicione as pernas afastadas lateralmente. Desça até formar aproximadamente 90 graus entre a coxa a perna e suba, evitando estender totalmente as pernas. Vocês podem colocar uma cadeira ou a bola, para ajudar a controlar a descida, tornando o movimento mais seguro.

DETALHE: Os pés deverão seguir o alinhamento dos joelhos.

 Panturrilhas: use algum degrau ou mesmo um step. Segure numa cadeira ou em qualquer lugar que seja seguro. Suba o máximo possível os calcanhares e desça até o fim. Mantenha durante o exercício as pernas estendidas e o abdome encaixado, evitando aumento da curvatura lombar.

Braços: Este exercício poderá ser realizado sentado ou em pé. Lembrando que exercícios em pé devem ser feitos com as pernas um pouco flexionadas e abdome contraído. Use pesinhos de 1, 2 ou 3 kg. Coloque os braços estendidos para baixo. Suba o pesinho até chegar ao peito. Faça o movimento alternadamente, subindo e descendo um braço e depois o outro.


Bom, por hoje é só. Espero que os exercícios façam parte da vida de vocês, durante e depois da gestação!!

Uma semana abençoada e saúde em dobro!!





Para entrar em contato com Wesley Parreira envie email para wesleytrainer@gmail.com ou acesse http://www.treinoecia.com.br/e fique ligada em dicas quentíssimas sobre cuidados com a saúde e corpo.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Mey, adorei as dicas....estou com uma personal maravilhosa que está me dando exercícios como esse. A gente se sente bemmm melhor quando malha. Eu apoio. Beijos!!!!

Unknown disse...

Oi Mey, adorei as dicas....estou com uma personal maravilhosa que está me dando exercícios como esse. A gente se sente bemmm melhor quando malha. Eu apoio. Beijos!!!!