6 de abr de 2008

Dicas importantes!

Minhas amigas... selecionei algumas dicas legais de saúde e alimentação para grávidas e pra quem está se preparando para se futura mamãe também valem.

Estou considerando todas elas nessa minha fase maravilhosa e são muito legais!!!


Evite cigarro e bebidas: Desde o início não consuma álcool, não fume pois tudo que você consome vai direto para o bebê e prejudicam você e o bebê. Evite-os durante a gravidez e aconselho deixar disso fora da gravidez também, principalmente cigarro.
Evite medicamentos:
Medicamentos e radiografias podem afetar a saúde do seu bebê. Jamais se exponha a eles se não forem indicados pelo médico. Eu fui indicada a tomar apenas Tylenol, que tenho evitado também. Tive gripe e curei com muita água e complexo de gripe homeopático indicado pela minha médica.


Controle seu peso! Um aumento excessivo de peso durante a gravidez não é desejável. A responsabilidade de evitar o excesso de peso e nossa, e dá pra fazer com medidas simples mas, que requerem determinação e força de vontade.
Tenho evitado frituras, doces e preferido as carnes magras e frango. Estou comendo mais frutas, em média 3 a 4 porções por dia. Verduras e legumes também faz muito bem, principalmente a boa e velha salada. Mas não podemos exagerar de pão, arroz, massas , doces, frituras. É muito importante observar as dicas:

  1. Tente tomar entre meio e um litro de leite por dia. Também pode ser iogurte ou queijo se você não gosta. Eu amo leite, se deixar tomo um litro.
  2. Tome suco, evite refrigerantes (principalmente Coca-Cola) e se puder não tome café porque são estimulantes e prejudicam a absorção de cálcio.
  3. Reduza os alimentos com muita gordura, como bacon, manteiga e embutidos.
  4. Reduza alimentos com muito açúcar, especialmente aqueles pré-fabricados, como chocolates, balas, etc.
  5. Nessa fase a gente sofre com uma lentidão no trânsito digestivo. Sensação de estômago cheio e "prisão de ventre" são normais. Podem ser aliviados evitando comer em excesso, não deitando logo após as refeições e preferindo alimentos ricos em fibras (folhas).
  6. Faça no mínimo 6 refeições ao dia, controle com um café da manhã reforçado, lanche pela manhã e a tarde, um almoço com bastante verdura, legumes, carne magra, arroz, feijão, jante antes das oito da noite para evitar azias e beba um copo de leite ou coma uma fruta antes de dormir.
  7. Beba muitaaaaa água nessa fase. Ahhh isso eu tenho tentado, eu esqueço, ainda bem que tenho minha colega de trabalho, a Larisse pra me ajudar nisso, toda hora ela me cobra de beber aguinha para o bebê. Obrigada, amiga!

Não é fácil controlar a alimentação amigas, pois na grávidez a gente tende a se permitir mais, a ser muito paparicada por todos e muitas vezes isso ocasiona os tantos quilos acima do recomendado pelos médicos, não é mesmo? Mas o importante é curtir o momento, sem ser xiita demais. Aproveito que não tenho tido os famosos desejos, e tenho praticado a moderação, comer com prazer, sem culpa, mas com responsabilidade, porque tudo que como vai para o bebê também. Então tenho pensado em coisas saudáveis!

Lembre-se que durante toda a gravidez o ideal é ganhar entre 9 e 12 quilos.

E é isso aí... mais dicas nas próximas postagens. Beijinhos Mey

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