29 de nov. de 2010

Meu segredinho contra o intestino preso de bebês e crianças

Olá Meninas!!!
Hoje quero compartilhar com vocês um pouco sobre o que eu aprendi sobre intestino preso, o que eu aprendi na prática.

Desde pequeno, com poucos meses, notei que o Pedro tinha o intestino um pouco preso, ele fazia muita força pra fazer cocô, muitas vezes quando ainda era bem bebezinho tinhamos até que ajudá-lo a espremer. Isso causou muitas cólicas e desconforto para ele desde cedo. Era uma tristeza.

O intestino preso se manifestou logo quando começamos a dar leite artificial  para ele, até quando ele mamava no peito o intestino dele era ótimo. Conto mais sobre isso em uma postagem de 28 de março de 2009, confira: http://bbpontocom.blogspot.com/2009/03/bebe-com-intestino-preso.html

Bom, depois de tanto tempo de experiência, aprendi a driblar esse probleminha, dando à ele alimentos que regulam e soltam o intestino. Logo que notei o problema comecei a fazer as mamadeiras com água de ameixa.
A receita é simples: você cozinha 3 a 4 ameixas grandes para 500 ml de água,  durante uns 10 a 15 minutos em fogo alto, até que ela fique molinha. Essa água do cozimento da ameixa você passa na peneira amassando as ameixas para que aquela massa vá para água. O resultado é uma água bem escura, você pode juntar o leite em pó ao que mais costuma preparar. Se for vitamina, você bate no liquidificador as ameixas junto com o leite e as frutas.
Isso ajuda muito o Pedro, e além dessa receitinha a dieta dele é bem balanceada, com mamão, bastante verdura no almoço e jantar. Ele ainda toma cerca de 1 litro de suco natural de laranja sem coar todo santo dia. Além de ser super saudável essa alimentação, ainda regula bastante o intestino dele.

Outra coisa que atrapalhou muito o intestino do Pedro foi quando ele começou a andar e fazer cocô em pé. Essa foi a fase mais complicada, viámos ele sofrendo muito, fazia, fazia força e nada. Cheguei a levar ele no médico por causa disso. Teve vezes de eu chorar de ver ele espremendo daquele jeito. A solução foi a gente ensinar ele a fazer cocô no piniquinho.
Quando ele começou a fazer cocô no piniquinho, os nossos problemas praticamente acabaram, ele faz naturalmente e sem chorar. Se tornou uma brincadeira muito prazerosa pra ele. Ele se diverte dando tiau para o cocô quando termina e sente incentivado pela festa que fazemos cada vez que ele nos pede pra fazer cocô.
Para não perder o costume, continuamos com a alimentação balanceada e não podemos desculdar, porque se ele ficar mais de dois dias sem fazer cocô é sofirmento na certa depois. Tem meses que tudo está normal. Graças à Deus!

Mas o que não pode faltar mesmo? Água. Para quem tem o instestino preso, seja adulto ou criança, deve tomar muita água. Como é difícil ficar dando água para criança o tempo todo, porque nem sempre eles querem, eu peço a babá para controlar de hora em hora dá um gole pra ele, e perto dele deixa uma garrafinha bem colorida de água. Assim ele vai tomando durante o dia e vira hábito.


Então é isso que eu queria compartilhar com vocês, desejo que seus filhos não tenham intestino preso, mas se tiver podemos trocar experiências.

Deixe sua dúvida, receitinha de sucesso ou sugestão aqui nos comentários.
beijinhos, Mey

33 comentários:

Ana disse...

É isso mesmo Mey...eu tbém fiz muita mamadeira com água de ameixa e ajudou muito. Mas desde os 6 meses que o intestino do Felipe ta bom demais graças a Deus, funciona todo dia duas vezes. E tudo que vc falou ajuda demais. A alimentação é tudo...cenoura, cambotia nas papinhas tbém ajudam a soltar. O mais difícil aqui pra mim é água. Acredita que o Felipe não gosta? Toma no máximo 40 ml por dia...e com muito custo. Acabo dando água de coco que ele aceita bem quase todos os dias e muitos sucos variados pra compensar. Mas acho muito ruim ele não gostar de água...espero que isso melhore! Bjos

Mey disse...

Ana, não se preocupe! O importante é que ele tome líquido. Se ele toma muito suco, água de côco já ajuda muito. Quando ele estiver maiorzinho, correndo pra lá e pra cá ele mesmo vai te pedir água, Com o Pedro foi a mesma coisa. beijos, Mey

Maria Betânia de Amorim disse...

Que legal seu post Mey! Como vai amiga? tanto tempo sem conversarmos... Então, intestino preso foi meu calinho desde bebezinha, já com a Lana ocorreu mesmo durante a amamentação e se agravou na introdução dos sólidos, mas tenho percebido que melhorou, não que ela passou a ser aquele reloginho, mas faz. Aqui além infelizmente é quase raro encontrar mamãos entre outras frutas... Mas tenho o cuidado de introduzir aveia nas papinhas por exemplo e ajuda. E graças a nosso bom Deus ela amaaaaaaaaaa água, toma muita mesmo.
Um beijão para vc e sua família linda.

Nivea disse...

Ola Querida,
Muito legal você compartilhar suas experiências de mãe, estou sofrendo um bocado com o meu principe de 5 meses, inicie com suco e frutas e seu intestino esta muito preso, é horrivel vê-lo fazer força e sair apenas uma bolinha, isso praticamento o dia todo, essa noite ele chorou fiu logo atendê-lo pois achei que estava com fome e nada, ele estava se contorsendo pra fazer coco, sua dieta é leite materno, frutas (mamão, pera, ameixa, banana / ameixa cozida, aveia) e nada de melhorar, ja não sei o que faço, amanhã começo com papa salgada, que Deus me ajude nessa nova etapa.
Beijos

Unknown disse...

olà...estive pesquisando na net assuntos sobre intestino preso.Mas estou do outro lado do mundo(Casaquistao) e aqui nao tem ameixas,mamao,laranja lima,melao etc...é raro encontrar produtos como aih no Brasil,por isso estou sofrendo um pouco com a alimentaçao dela,(Maria Isabeli) q està com 6 meses.Mas vou tentar encontrar alimentos q soltam o intestino e procurar dar mais agua,pois ainda nao introduzi tanto assim em seu cardapio..
gostaria de outras sugestoes se pudesse me ajudar !!!
Fica na paz querida q Deus abençoe grandemente sua familia!!!
bjs

Unknown disse...

Oi Mey, meu nome é Izabela e tenho uma bebezinha de 9 meses.. no começo não tinha nem um tipo de problema com isso mas depois que comecei a dar comidinha pra ela ai começou o tormento!!! tento dar ameixa, mamao, linhaça, abobora na comidinha, feijao e ate um remedinho chamado tamarine estou dando e ela tem feito coco todos os dias mas e tao ressecado que da dó as vezes expreme, expreme e nada.... nao sei mais o que fazer, a mamadeira com agua de ameixa nao é possivel da pois eu ainda amamento e ela nao mama formula nenhuma e nem pega mamadeira..quanto agua, ela toma o dia todo pois eu adoro agua e quero que ela tambem tenha esse costume... no mais se vc tiver alguhns truquezinhos que eu ainda nao tenha feito e puder entrar em contato comigo ficarei eternamente grata, dá muita dó ver nossos bebezinhos sofrendo e nao podermos fazer nada;agente sofre junto! meu imail é: izabelavitti@hotmail.com ou meu blog: motherforthefirsttime.blogspot.com
thanks beijo.

Aline Ticiane disse...

Olá meninas, meu nome é Aline e sou mãe de primeira viagem, meu filho se chama Felipe e também estou vivendo o mesmo drama com relação a intestino preso, choro junto com meu filho de seis meses,é terrível quando chega no segundo dia e ele não consegue evacuar,ele já está comendo papinha e não sei se esse problema veio depois da introdução de novos alimentos.O Felipe também não gostava de tomar água, mas com o tempo eu percebí que ele não gostava de tomar água na mamadeira, então comecei a dar na colher e agora ele já toma no copo e está dando certo, ele gosta muito de tomar água no copo, mas tento tomar muito cuidado para que a quantidade não seja grande, e ele não engasgue, foi o único jeito de fazê-lo tomar líquidos. Um abraço!

andrea disse...

oi Mey meu nome e Andrei eu sou da Bolivia mais eu estou morando aqui nu Brasil eu tenho uma filha u nome dela e Ashley ela tem 1 ano y 9 meses mais estou sofrindo demais com u intestino preso dela agora eu vou dar agua de ameixa para mia filha muito obrigada pelo conselho

andrea disse...

oi Mey meu nome e Andrei eu sou da Bolivia mais eu estou morando aqui nu Brasil eu tenho uma filha u nome dela e Ashley ela tem 1 ano y 9 meses mais estou sofrindo demais com u intestino preso dela agora eu vou dar agua de ameixa para mia filha muito obrigada pelo conselho

LUCINEIA RIBEIRO disse...

oi amiga minha bebe tem 1 ano e 7 meses levei a pediatra falou pra eu dar taioba batida e abobora n e qualquer uma e da aquiela que tem a casca verde e bom mesmo suspendir ate laxante dela.bom do de tudo um pouco mamao batido com leite danone activa em jejum tabm e bom.espero te ajudado bjss.

Anônimo disse...

lucineia

Anônimo disse...

Olá, nossa você não faz idéia do quanto meu filho sofre por causa do intestino preso, levei ele ao medico foi feito um raio x e ficou cosntatado que ele tem o intestino todo grosso e as fezes vão acumulando e ressecando quando da vontade d fazer coco o mesmo não consegue passar pelo reto devido a quantidade enorme. Sou enfermeira e tenho pesquisado e conversado com alguns medicos e hoje a Drª Natalia que trabalha comigo me falou da ameixa e logo encontrei sua receitinha ela falou o mesmo que você vou tentar o metodo pois ele esta sofrendo muito. Um abraço enorme p você. Poliana Queiroz - Capinopolis Minas Gerais

Anônimo disse...

Essa ameixa,é aquela ameixa preta,ou ameixa seca?

cristiane disse...

E a ameixa seca

Anailza disse...

amei a sua receitinha,vou fazer dessa maneira pois meu filho de 2anos e meio está sofrendo muito e eu estou muito preocupada porque parece que o supositório não está dando certo,se poder me ajudar eu agradeço,beijos e obrigada.

Elisângela disse...

Galerinha, aí vai mais uma diquinha, alimentos verde escuros como brócolis, couve, espinafre, vagem, quiabo e etc... tentem dar um pouco tdos os dias. Observe o que melhor funciona para a sua criança. Tem um xarope que se chama Pentalac, uma blz ou genério. Primeiro tentem o natural! Minha filha teve o intestino preso até os 3 anos de idade, hjtem 8 e é perfeita. Tenho um bb de 1 ano e 3 meses e aos poucos estou encontrando o equilibrio funcional do intestino dele, ele tem síndrome de Down, o que se torna mais difícil, mas ñ impossível.
Fiquem tdos na paz celestial!
elisfia@gmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber se posso dar frutas batidas com leite para meu bebê de seis meses

Anônimo disse...

Qual ameixa

juliana silva disse...

ola meu nome e juliana tenho uma bebesinha de 8 meses ela ta com o intestino muito preso,ela tomava nam 1 e quando fez seis meses passei pro nam 2 ai tambem começei a dar comidinha e prendeu o intestino dela,passei pro leite de vaca solto um dia depois prendeu dinovo,e passei pro leite de caixinha e nada,começei a fazer a agua de ameixa mas não soltou o intestino dela oque eu faço,ja nao sei mas oque dar,sofro junto com ela

juliana silva disse...

eu faço a agua de ameixa daquela de lata que vem na calda,qual e a certa?

Gal disse...

minha filha comia de tudo até um ano e meio de idade, aí teve uma infecção urinária, que já foi tratada, depois disso não quis mais comer agora tá muito seletiva com os alimentos, e infelizmente só escolhe alimentos que prendem o intestino, a única coisa que aceita bem é a mamadeira, já diluí o nam até em suco de laranja, to usando ameixa ,leite de soja , mais não ta dando resultado, agora marquei horário com uma gastroenterologista pediátrica , não sei mais oque fazer, morro de pena de ver ela se escondendo e se contorcendo pela casa

Anônimo disse...

ola posso dar oa meu filho de 1mes??

Michelle disse...

Olá colegas, tenho um bebê de 6 meses e começando a introdução de alimentos, prendeu o intestino, já estava quase o levando ao médico, quando após 8 dias sem ele evacuar, eu ter visto o post e deu certo graças a Deus. Porém gostaria de saber a frequência com que se dá a água de ameixa, se todos os dias, ou só quando estiver um tempo já preso. Obrigada.

Unknown disse...

Olá!
me chamo Flávia e minha pequena tem apenas 3 semanas,eu já posso dar pra ela esse chazinho da ameixa? e qual a ameixa que vc se refere?
Obrigado1

Dayene disse...

Muito legal seu post, tenho uma menina de 2 anos e ela sofre desde 1 ano, ja sofri muito com ela, ela tinha tanto medo q passava ate 5 dias segurando e quando fazia era muito grito e muita dor, e a noite ela não dormia, chorava muito com dor, ate q eu não aguentei mas e levei ela no pediatra, foi feito ums enxames muito caros, mas graças a deus não deu nada, e o pediatra passou um remedio para melhorar chamado almeida prado e ta tomando ate hoje, ela faz tds os dias e tem dia q faz 2 vezes bem molinho, queria muito q ela fizesse sem ele, acho q não é muito bom tomar ele direto, e ja faz uns 3 meses que estar tomando ele, tenho muito medo de parar de dar e comecar td de novo,ela toma agua mas não é muito, vou fazer essa receita da ameixa pra ver se melhora.obrigada

Anônimo disse...

Estou lendo alguns comentarios aqui sobre intestino preso em crianças, e resolvi contar sobre o problema da minha filha que agora tem 2 anos.
Ate os 8 meses de idade o intestino dela funcionava direitinho ate que resolvi dar a ela o leite de vaca. Nas primeiras 2 semanas foi td bem mas ai ela começou a ficar ressecada, pelo menos uns 4 dias sem evacuar, ela fazia força, chorava e nda, levei ela ao pediatra e de imediato ela me disse que era o leite, ela pediu trocasse por leite de soja, nao deu outra, nunka mais ficou ressecada mas tb nao posso mais dar leite de vaca para ela, fiz varios testes com o leite para comprovar e realmente a pediatra tinha razão.Pesquisando pela internet descobri q minha filha pode ter intolerancia a leite de vaca por falta de um enzima chamado lactase que siginifica a incapacidade de digerir a lactose,ou seja essa, essa enzima ajudar a digerir o açucar do leite para sua melhor absorção. É só uma opinião para que as pessoas possam descobrir que as vezes os bebes sao intolerantes a algum alimento que digerem tds os dias...

Anônimo disse...

Meu bebe está com intestino preso o que faço além do chá de ameixa

Unknown disse...

Meu filho tem 4 anos e sempre desde bebe teve problemas com intestino preso, ele mamou no peito ate 3 anos e realmente era melhor, quando ele saiu do peito foi pro leite de caixinha com nescal e hj é muito pior tendo até que tomar lachante e ainda tem im agravante faz na calça o coco j tentei d tudo pra fazer no vaso mais alem de não conseguir ainda resseca mais que tipo de leite eu uso sera pra amenizar e me dêem uma dic de como fazer pra ele sentar no vaso ou peniquinho

Anônimo disse...

Meu filho tem 4 anos e sempre desde bebe teve problemas com intestino preso, ele mamou no peito ate 3 anos e realmente era melhor, quando ele saiu do peito foi pro leite de caixinha com nescal e hj é muito pior tendo até que tomar lachante e ainda tem im agravante faz na calça o coco j tentei d tudo pra fazer no vaso mais alem de não conseguir ainda resseca mais que tipo de leite eu uso sera pra amenizar e me dêem uma dic de como fazer pra ele sentar no vaso ou peniquinho

Unknown disse...

Oi queria saber ser posse fazer essa receita para minha Filha ela tem 9 messes mais ela e especial e ta muito resecada muito.

Anônimo disse...

Oi. Eu queria saber ser posso da para minha Filha unto Como leite dela .

Unknown disse...

Quero saber se ameixa certa é a de caldas ou a seca ?

Unknown disse...

Quero saber se ameixa certa é a de caldas ou a seca ?