17 de ago. de 2008

Sintomas do trabalho de parto



Quando o momento chegar...

Na maioria dos filmes, quando é chegada a hora de um parto, parece tudo tão simples e tranquilo, com a gestante comunicando, no meio da noite, ao marido meio atormentado:

"- Meu bem, chegou a hora!!"


Se você nunca deu à luz, pode pensar que simplesmente "saberá" quando chegar a hora de ter o bebê. Na verdade, o início do trabalho de parto verdadeiro nem sempre identificado com facilidade, e os acontecimentos que levam a ele podem se arrastar por dias. Lembre-se, também, de que a data marcada para o parto é simplesmente um ponto de referência - é normal que ele comece a qualquer momento entre três semanas antes e duas semanas após essa data.


Então, como saber que o trabalho de parto está começando?
Primeiramente, deve-se compreender o processo de nascimento. Em resumo, aqui está o que acontece durante o trabalho de parto: o útero se contrai repetidamente (aperta e relaxa), fazendo com que o colo uterino afine (seja retraído) e abra-se (seja dilatado), para que a mãe possa empurrar o bebê para o mundo.


O trabalho de parto pode estar próximo se você notar um ou mais dos seguintes sinais:
· Leveza. Ocorre quando a cabeça do bebê "cai" dentro da pélvis. Sua barriga irá parecer repentinamente mais baixa, e será mais fácil manter o fôlego do que quando o bebê apertava seus pulmões. A desvantagem, no entanto, é que agora ele pressiona sua bexiga, aumentando a necessidade de urinar. Em mães de primeira viagem, essa leveza geralmente acontece algumas semanas antes do nascimento. Em mães veteranas, pode ocorrer somente quando o trabalho de parto começar.

· Aparecimento de sangue. Se ocorrer secreção vaginal cor de sangue ou amarronzada, significa que o colo uterino se dilatou suficientemente para expelir o tampão mucoso que o manteve fechado pelos últimos nove meses. Esse é um bom sinal, mas o trabalho de parto ativo pode ainda demorar alguns dias.

· O bebê se mexe menos. As mulheres freqüentemente notam que o bebê fica menos ativo no dia anterior ao início do trabalho de parto. Ninguém tem certeza do motivo; uma teoria é de que o bebê está simplesmente guardando energia para o grande acontecimento.

· A bolsa d'água se rompe. Quando o saco amniótico se rompe, você sentirá um vazamento de líquido pela vagina em pingos ou jato. Para a maioria das mulheres, as contrações se seguem logo após. Porém, mesmo se isso não acontecer, avise o seu médico assim que achar que a bolsa estourou. Em cerca de 1 em cada 10 mulheres, as contrações não começam espontaneamente nas 24 horas seguintes. Se isso acontecer, o trabalho de parto pode ter de ser induzido, uma vez que a probabilidade de adquirir uma infecção aumenta, pois a bolha estéril do bebê se rompeu. Em outras mulheres, o saco amniótico não se rompe até que o trabalho de parto tenha começado.

· Diarréia. Se sentir necessidade freqüente de evacuar, e as fezes estiverem mais amolecidas que o normal, o trabalho de parto pode ser iminente.

· Desejo de abrigar. Não há prova científica ligando essa vontade ao início do trabalho de parto, mas muitas futuras mamães são tomadas por um desejo repentino de "abrigar" - por exemplo, varrer a casa às 3 da manhã, ou dar os últimos retoques no quarto do bebê - momentos antes de o trabalho de parto começar.
Trabalho de parto falso
A maioria das gestantes sente contrações leves antes de realmente entrar em trabalho de parto. Tais contrações são chamadas de contrações de Braxton Hicks. Pode ser difícil diferenciar essas contrações das verdadeiras, principalmente se acontecerem perto da data marcada. Se as contrações não estiverem dilatando o colo uterino, entretanto, isso é conhecido como trabalho de parto "falso". Enquanto as contrações verdadeiras se tornam mais demoradas, fortes e têm cada vez menos intervalo entre elas, as contrações falsas são normalmente:

. Irregulares.
As contrações de Braxton Hicks são esporádicas, não têm padrão previsível e geralmente param se você descansar ou trocar de posição.

· Sentidas na barriga e na virilha. As contrações do trabalho de parto verdadeiro, por sua vez, normalmente "dão a volta" desde as costas até a barriga. Se as contrações de Braxton Hicks a fizerem se sentir desconfortável, tome um banho quente de imersão e tome bastante líquidos para controlá-las e aliviar o desconforto.

16 comentários:

Elielda disse...

nossa!!! vc está de parabéns!!!
que mãe coruja hein!!!!
aproveite muito esses momentos,
pq são únicos e inesquecíveis!
que saudade de vc!!!

Bjãoooo
Elielda

A Arte da viver. disse...

Que legal post, parabens eu estava mesmo procurando algo para guiar ja que meu Zachary esta faltando 6 semanas para nascer.
brigada pelas dicas!!

A Arte da viver. disse...

Ah outra coisa peguei emprestado sem pedir o desenho da Cegonha acima!!
se quiser pode me fazer uma vista.
www.boydeconceicao.blogspot.com

Kelly Costa disse...

Nossa você me ajudou muito,tenho 18 anos e estou esperando meu primeiro filho.Dia 2 de novembro completo os nove meses e estava cheia de duvidas que você ajudou a tirar.Obrigada.

jessica disse...

Vc me ajudou muito obrigada e que deus te ilumene meu nenem nasce na virada do ano novo estou disisperada bjuss

ingridy reis disse...

suas dicas também me ajudou muito pois sou mãe de primeira viaje e não sei nada sobre o assunto mais agora entendi muito do assunto muito obrigado.estou muito aciosa pelo nascimento do meu filho que pela data marcada pelo medico ele vem para o final de agosto estou louca para vê-lo e pegar no colo estou contando os dias as horas para esse dia estou muito feliz...

ingridy reis disse...

obrigada pelas dicas que voc~e me deu pois sou mãe de primeira viaje e gosto de me manter informada pois estou muito anciosa para o nascimento do meu filho kevyn estou contando os dias e as horas para conhece-ló estou muito feliz.bem pela data marcada pelo medico ele irá nascer no final de agosto 2011 eu estou muito aciosa porece dia não vejo a hora eu meu esposo estamos muito contente pois estamos realizando um sonho nosso nosso filho e o melhor presente que Deus nos deu...

andressa disse...

muito obrigada pelas dicas estou de nove meses ja, tenho 20 anos e sou mae de primeira viagem estou anciosa para o nascimento. a princesa nasce amanhã estou sentindo muitas dores e nao sabia se era normal ou nao, agora esta tudo bem esclarecido. obrigada q Deus abençoe.

Anônimo disse...

adorei estou de 37 semanas e 5 dias e estava em duvida pois começei a sentir contraçoes, diarreia.. E nao sabia se era ou nao o trabalho de parto se aproximando mas pelo que li acho que esta quase.. Meu parto esta previsto para 3 de março estou mt feliz eh minha primeira gravidez, tenho 17 anos e dia primeiro completo 18 hehe vai que minha bebe seja meu presentinho de 18tao ein! Estou mt feliz bjjsss para as mamaes ansiosas assim como eu! Sorteeeeeeeeeee e saudeeeeeeee

Anônimo disse...

Adorei as dicas

Unknown disse...

Muito bom! meu filho nasceu em 2006 com muitos sinais de trabalho de parto e eu fiquei perdidinha! rs também depois disso fiquei esperta, e pra ajudar ainda mais as mamães eu fiz um texto la no blog Trocando Fraldas olha só> http://www.trocandofraldas.com.br/colicas-bebe/ espero que ajude alguém! bjokas

Unknown disse...

Muito bom! meu filho nasceu em 2006 com muitos sinais de trabalho de parto e eu fiquei perdidinha! rs também depois disso fiquei esperta, e pra ajudar ainda mais as mamães eu fiz um texto la no blog Trocando Fraldas olha só> http://www.trocandofraldas.com.br/colicas-bebe/ espero que ajude alguém! bjokas

Anônimo disse...

Ki bom estava preocupada pq eu ja estou sentido muitad dore...

Anônimo disse...

Meu netinho ta chegando e este artigo me ajudou muotp..... Obrigado

Anônimo disse...

ola estou cm 37semanas e 6dias tenho ate o dia 5 de maio para ganhar meu primeiro nenem que se chama Ravel e ja tou sentindo dores e nao sabia oq tava acontecendo ja q sou mamae de primeira viagem e tenho 18 anos acabei de ler os comentarios e tbm o conteudo espero q n seja dor falsa ai tou ansiosaaaa.para ver meu principe

parabens ao site.....

Anônimo disse...

Estou de 3 meses,e ja tou anciosa p chegar os 9 meses...