1 de mar. de 2009

Bebês que tem rotina dormem melhor!

Amigas,
nesses 6 meses de vivência como Mãe aprendi uma coisa muito importante sobre sono, alimentação e como educar e concluí que: bebê precisa de rotina.


Desde pequeninho, quando o Pedro tinha uns 40 dias, já fui introduzindo aos poucos uma rotina de horário para ele. Para que o bebê se sinta seguro e amado, é importante estabelecer limites.

Tudo começa com os horários dos banhos, porque tão pequeninho assim não dá pra controlar as mamadas. Eu sempre dei um banho no Pedro pela manhã (antes do almoço) e outro a noite por volta de 20h (antes de dormir)... isso sempreeeeee!!! Até hoje é assim e ele se acostumou com isso, vai chegando a hora, se não cumpro ele vai ficando enjoadinho, porque precisa dessa segurança. A partir dos 2 meses já dá para conduzir a rotina para as mamadas, seja aleitamento materno ou artificial o ideal é que o bebê mame em um intervalo de 3 (mínimo) a 4 (máximo) horas.

O segundo passo que introduzi na educação do Pedro foi as rotinas de sono, que eu atrelei basicamente aos banhos. No calor damos 3 banhos no Pedro (apenas um com sabonete e xampu porque a pele do bebê até um ano é muito sensível). Os banhos sempre são seguidos de mamada e logo vem o soninho coloco pra dormir. Funciona super bem, e garanto que isso dá certo com qualquer bebê.

Outra coisa é que o bebê precisa dormir sempre no mesmo lugar, nada de colocar ele na sua cama um dia, outro dia no sofá, no berço, carinho, cercadinho.... Vai por mim, no começo eu fazia isso e foi muito difícil acostumar o Pedro no bercinho. O Pediatra do Pedro (Dr. Marco Sallum) recomenda que após 2 meses o bebê ja durma no seu quartinho sozinho, porque o risco de engasgar é bem menor e com a babá eletrônica fica tudo tranquilo. Antes disso, é bom que ele durma no carinho ou moisés ao lado da sua cama, além de ser mais prático pra você é mais seguro para o bebê.

Rotina, dá segurança ao bebê!!

Quando ele crescer a rotina fará dele uma criança organizada, obediente, e os problemas com horários serão menores porque já terão virado hábito, assim como as outras rotinas normais do dia.

Imagine o seguinte, um dia você dá banho num horário, outro dia em outro, cada hora ele alimenta em hora diferente, num lugar difetente e não tem hora definida para dormir... isso vira uma anarquia. O bebê não tem capacidade de criar sua própria rotina, isso depende de você, e ele agradece muito por isso, porque torna a vida dele mais fácil e ele mais feliz.

Basicamente o que precisa ser feito é se organizar, ter uma rotina adequada aos horários da família. Por exemplo, se vocês almoçam meio dia, é ideal organizar uma mamada do bebê para próximo desse horário, e quando estiver almoçando papinha ele coma no mesmo horário que a família, de preferência no lugar que a família faz as refeições.

Assim, o bebê vai entrando no rítmo da casa e fará automáticamente a rotina. Como tenho babá, eu fiz uma rotina no papel e acordei com ela que deve ser cunprida a risca, salvo em excessões. Funciona super bem e ainda me ajuda na administração do trabalho da minha ajudante, dá segurança pra ela e pra mim.

De 0 a 3 meses: Organize a rotina do bebê de uma forma mais ou menos organizada. Vai aos poucos fazendo sempre as mesmas coisas no mesmo horário, comece pelos banhos, controle as sonecas e depois a alimentação. Aos poucos, torne os horários mais fixos, como dar banho sempre na mesma hora ou trocar as fraldas depois das mamadas.

Crie uma rotina consistente para a hora de dormir. Ao fazer as coisas da mesma forma todas as noites e sensivelmente à mesma hora ajuda o seu bebé, que não consegue ver as horas, a aperceber-se de que está na hora de dormir. Exemplo: dar o banho, mudar de roupa, dar de comer, embalar até ficar sonolento e depois deitar no berço.
Prepare o quarto para dormir. Quando coloca o seu bebé na cama, as luzes devem estar apagadas e as cortinas puxadas. Utilize uma luz de cabeceira ou de presença para ter luz suficiente para ver o que faz. Mantenha o quarto silencioso ou utilize um aparelho gerador de ruído branco ou uma música de embalar para bloquear os sons do resto da casa.
Não espere até o bebé adormecer nos seus braços. Deite o bebé quando este estiver sonolento, mas ainda acordado. Isto vai ajudá-lo a aprender a adormecer por si só, sem ter de ser embalado ou amamentado para dormir. Se o bebé acordar mais tarde, poderá adormecer sozinho sem chorar para ser embalado.

De 3 a 6 meses: Continue com a rotina diária, com horários para higiene, alimentação, passeios e sono, agora mais regulares e fixo. O bebê já entrou no rítmo das 24 horas e já reconhece as diferenças entre dia e noite.


De 6 meses a 1 ano: Se você foi fiel a rotina, verá que o bebê faz sempre tudo no mesmo horário sempre e o melhor ele tem necessidade disso. Agora já é hora de introduzir o “não pode, machuca” para essa etapa de educação. Use frases curtas, com voz baixa e firme. Você estará ensinando a obediência e sua autoridade ao bebê. Não deixe para fazer isso mais tarde, esse é um momento de muito aprendizado e aprender certo fará toda a diferença e você não terá que reeducá-lo mais tarde.


De 1 a 2 anos: Ele vai precisar de limites físicos, como um obstáculo qualquer que o impeça de chegar perto de lugares perigosos dentro de casa. Prepare-se para ver cara feia e choro. Mas continue mostrando quem tem autoridade. Não retire nada do lugar, apenas coisas perigosas. O bebê deve aprender sobre limites, que tem coisas que estão ali para não ser mexidas. Retirar tudo do lugar, descaracterizar sua casa por causa do seu filho não vai educá-lo. Faça isso e não terá problemas na sua casa e principalmente quando for visitar alguém.

Meu fofinho, é muito bonzinho... não dá trabalho nenhum, ele dorme todos os dias no mesmo horário, às 20h e só acorda às 5h30 pra mamar. Nesse intervalo damos uma mamadeira às 23h que acreditamos ser nosso segredo de sucesso, ele mama dormindo e fica alimentado até de manhã. Durante o dia ele dá duas sonequinhas após o banho da manhã e o banho da tarde.
Mas nem sempre foi assim, já penei muito com o Pedro, ele chorava muito, dormia mal e eu ficava desesperada. Quando se aplica a rotina, você não se perde, se o bebê chora você sabe se está perto da mamada, se está com sono ou simplesmente entediado por um passeio, isso tudo é possível porque a rotina dá a você e a ele a segurança.
Tente colocar em prática!

61 comentários:

Anônimo disse...

Olá Meyriele achei interessante sobre o que vc postou sobre os horarios, faço isso com minha filha de 2 meses e meio, e dá super certo, agora tô com um pouco de insegurança de coloca-la em seu quarto p dormir sozinha, ela continua dormindo no meu quarto em um berço de viagens, ainda n usou o berço de seu quarto...o que me aconselha? Carmilene

Mey disse...

Olá Carmilene,
como ainda não tenho seu e-mail (depois me passe pra eu te incluir na lista de contatos) eu resolvi te responder por aqui mesmo.
É o seguinte, segurança é tudo pra uma mãe. Sei o que está sentindo e não se culpe. Vá aos poucos colocando sua pequena no bercinho dela durante o dia, logo ela vai se acostumando e você também. Assim, você terá mais tranquilidade de colocar ela para dormir a noite toda. O ideal é que caso possa, você tenha uma babá eletrônica, pois assim não terá risco nenhum, porque dá para ouvir até a respiração do bebê com esse aparelho. Lembre-se para tudo que vai fazer você precisa estar segura, assim passará segurança para a bebê. Ok? O tempo vai ajudando também, não se preocupe!!!
beijinhossss e muita benção de Deus para sua pequenininha!!!
Mey

Alana disse...

Olá Meyriele,
Tenho 19 anos e estou com uma bebê de apenas 4 meses.
Não sigo esta rotina, afinal, não sabia!
Mais adorei todas as suas dicas.
Minha filha não tem um quarto só pra ela, ela dorme no nosso, mais no berço dela.
Gostaria de saber se isso prejudica muito?
E o que seria bom para fazer com uma bebê de 4 meses na rotina diária?
Pois ela dorme a manhã toda, e acabamos que nem aproveitamos nada na manhã.
Dou banho lá pelas 11:30, e o outro ás 16:00.
Ela mama de 3 em 3 hras por dia, menos a noite que ela só acorda ás 8:00 p/ mamar e dorme dinovo.
Vc acha que seria necessário acordar ela a noite p/ mamar?
Sabe... Gostaria de aproveitar mais os momentos com a minha filha, por eu ser muito nova não tenho muita noção do que seria ideal estar fazendo com ela.
Gostaria de uma mãozinha!!
Um forte abraço...

Alana.

Mey disse...

Oi Alana, seja bem-vinda por aqui!
Sei que não é fácil o que você está vivendo. Também tive muitas dificuldades e dúvidas com o Pedro nessa fase, e o ideal é fazer isso mesmo, buscar informação e principalmente trocar experiência com outra mamães e com o pediatra. Quando o Pedro era mais novinho que a sua bebê eu vivi a mesma coisa, ele só queria mamar. Então busquei ajuda especializada em um banco de leite da minha cidade, e a nutricionista especialista em nutrição neo natal me ensinou que o Pedro precisava ter uma rotina de alimentação, que era para eu começar a alimentar ele de 3 em 3 horas e nos intervalos não, e depois estender para de 4 em quatros horas. Isso ajudou muito porque ele mamama mais conteúdo e ficava mais tempo saciado. Nessa época eu descobri que meu leite não era suficiente pra ele, e por isso que ele ficava tanto tempo no peito e tive que suplementar com leite artificil. O importante é vc procurar uma ajuda especializada, porque cada caso é um caso. Se tem dúvidas sobre isso, fale com seu pediatra ele vai te orientar direitinho.
Foi bom trocar experiência com vc. Espero suas visitas mais vezes!!
Deixe seu e-mail!!!
bjos Mey

Unknown disse...

Olá Meyrele,
desde que o Davi nasceu eu tentei estabelecer uma rotina para ele, como você mencionou, e isso o ajudou a dormir a noite toda com apenas 1 mês e meio, mas ultimamente estou tendo algumas dificuldades.
Ele já mamava de 4 em 4 horas, porém começou a ter dificuldade para mamar quando acordado... é bem estranho. parece que quando começa a mamar sente cólicas, pois solta gases e se retorce, o que o faz parar de mamar. qualquer barulho ou conversa o atrapalha. Percebi que a noite (22h) ele mamava melhor, pois é um horário que o pego dormindo para mamar, desta forma comecei a amamentá-lo dormindo ou sonolento. o problema é que ele mama, troco a fralda, deixo um período desperto e quando ele começa a demonstrar sono eu o coloco para dormir, mas na maioria das vezes ele só está cochilando 30 min. durante o dia, o que faz com que a rotina dele seja de 2h30.
tebntei esticar a rotina dele, mas ele ficou estremamente irritado.Você tem alguma sugestão?
Karla
bauru2005-orkut@yahoo.com.br

Cintya disse...

Oi Meyriele,me chamo Cintya achei tudo de bom sobre a rotina, sofro muito desde de que o João Vitor nasceu ele tem muitas cólicas e não consigo estabelecer sua rotina ele faz 3 meses dia 3 de abril e dizem que as cólicas vão passar, ele mama nestogeno com uma pasinha de cremogema, gostaria de estabelecer uma rotina pra ele tambem pq ele quase não dorme então quando esta dormindo pra mim é um alivio ai fica tudo fora do horário pq se ele esta dormindo não o acordo pra nada e ele dorme fora de hora, me de uma ajuda por favor.

Cintya disse...

Oi Meyriele é Cintya novamente, gostaria de corrigir o João Vitor faz 3 meses dia 03 de julho, ele nasceu 03 de abril.
Obrigada.
Bjo Tchau

vanessa disse...

Olá Meyriele... estou tentando seguir uma rotina, o isaac tem 36 dias... mama a cada3 horas... mas ainda estou com problemas pois ele tem muita colica e isso bota a nossa rotina por agua a baixo algumas vezes...

Alana disse...

Olá Mey.. Hoje venho aqui lhe agradecer os seus conselhos, pois hoje minha pequenina está com 6 meses e meio e já está com a sua rotina.
Uma maravilha!!
Acorda ás 8:00 para o banho de sol, já toma sucos, papas no almoço, no jantar e também as frutinhas das 15:00.
Está simplesmente uma moçinha.
Dorme ás 21:30 e vai a noite toda!
Mais essa semana ela está com uma certa dificuldade em durmir na parte da noite, pois ela está lutando com seu sono o máximo que ela pode.
Quando está quase durmindo, ela corre levantando a cabeçinha para forçar não durmir, sendo que está caindo de sono!
O que será?
Será que ela está com medo de durmir ou alguma coisa parecida?
Pois no restante do dia, ela dorme normalmente nos horárinhos certos de sonequinha.

Um grande beijo..

Alana.

Unknown disse...

Adorei sua dica do horario de rotina! O meu filho tem 4 meses, preciso organizar os horarios p tomar banho de sol, banho, e mamada...ele so conchila 30 min durante o dia , e a noite nao dorme a noite toda, ele acorda de 3 em 3hs p mamada dos sonhos e dorme novamente. POderia me passar o sue email me dando horarios do seu filho qdo tinha 4 meses?

Agradeço a ajuda!

jlengruber@gmail.com

Anônimo disse...

Olá Mey...

Adorei sua dica sobre rotina. Estou tentando elaborar a rotina para o Rafael que tem 2 meses. Meu problema é que ele dorme demais...
Vejamos: antes de ontem ele tomou uma mamadeira de 180ml às 20:00 e dormiu até ontem as 6:00, tomou outra mamadeira de 150 ml e às 7 dormiu de novo só acordando as 11:30 .A tarde dei o peito e tbm deu uma soneca longa, ás 18:00tomou uma mamadeira de 150ml ficou acordado até as 20:00. Quando foi as 23:00 eu peguei ele mesmo dormindo e dei uma mamadeira de 180 ml para ver se ele não acordava a noite, mas não teve jeito ...ele acordou as 3:30.
Gostaria de saber se eu devo continuar a pega-lo mesmo dormindo as 23:00 para dar a mamadeira, ou espero ele acordar? E durante o dia tbm acordo ele nessas sonecas longas? Não sei o que faço para estabeleçer a rotina desse jeito !!!!
Dayse
deda_pb@hotmail.com

Unknown disse...

Adorei meu bebe esta com 2 meses e vu conseguir colocar uma rotina nele ..preciso!!

Anônimo disse...

Oi Meyriele! Primeiramente, parabéns pelo seu blog, adorei. Sempre busco informações com outras mamães e suas dicas são ótimas. Estou com um bebê de 5 meses, e os horários dele estão uma bagunça... Tem semanas que ele dorme a meia-noite e vai até as 7h da manhã, outras que ele dorme as 3h e vai até as 11h, mas agora ele resolveu dormiu a meia-noite, acordar as 2h e ir até as 8h da manhã, aí ele dorme até as 16h. Eu não consegui introduzir uma rotina, porque acabo aproveitando para dormir qdo ele dorme, então acabo dando banho a hora que ele acorda (que não tem horário definido). Não sei o que fazer. Eu me entrego as vontades dele, ele quer ficar acordado, eu fico, brinco, converso... Realmente estou muito perdida!

Marcia disse...

Olá, tenho uma menina de 1 ano e 15 dias, o problema é que ainda mama no peito e só no peito, claro de uma certa forma temos uma rotina, mas ela quer mamar "toda hora", estou introduzindo a mamadeira, mas não quer pegar, isso é ruim pois não posso ficar muito tempo longe dela, e ainda por cima só dorme no peito, fez meu seio de bico e esta difícil de "consertar " isso, alguém pode me ajudar? Bj

Mey disse...

Márcia, você vai ter que ser forte e tentar desmamá-la aos pouco, isso tem que ser gradual, no caso do peito é difícil estipular para ela os horários determinados das mamadas. Nesse momento agora a alimentação sólida é mais importante que o aleitamento, porque ela precisa das fibras, nutrientes e seguir um novo hábito de alimentação. Imagino que não deve ser fácil, mas não prorrogue mais isso. beijos Mey

Unknown disse...

Olá, adorei o que vc escreveu sobre a rotina do bebê..também concordo, e está me ajudando muito...é um pouco difícil pois ás vezes ele dorme e o horário que era pra tomar banho ele ta dormindo, acabo ficando com pena de acordar.... e as vezes tem só duas horas que mamou e tá com fome...aí naum dá pra esperar mais uma hora né..mas do resto tento fazer como posso e estou conseguindo aos poucos...

agora queria deixar um recadinho para algumas mamães que está sofrendo com as cólicas dos seus pequenos(assim como eu sofria com o meu) uma mulher me indicou chá do caroço de melancia com carapiá(uma erva) eu naum encontrava ai pedi para mandarem do interior da Bahia pra mim...meu filho está com dois meses e desde um mes e meio naum sente mais cólicas...foi um santo remédio...e esse negócio de que naum pode dar chá para o bebe faz com que ele fique mais ainda sensível a tudo...ja que so toma leite materno..eu dei cha de erva doce para o meu e deixava ele super calmo alem de aliviar as cólicas...bom é isso boa sorte a todas as mamães

ADORAMOS CÃES disse...

Ola.
Meu bebe tem 1 mes e meio, tento colocar uma rotina mas não consigo pois ele dorme sempre na hora do banho que eu tento determinar que é as 11:30, quando não dorme estamuito enjoado com fome.Então não sei nem por onde começar pois se ele nãao tem rotina eu fico sem rotina tambem pois não da tempo de eu fazer nada. Me ajude por favor....
Deborah

Unknown disse...

Olá Meyriele, meu nome é Adriana e tenho um bebê de 04 meses chamado Mikael. Estou implantando a rotina de 04 horas e gostaria de saber se a mamadeira que vc dá às 23h é de leite materno ou industrializado mesmo. É que o Mikael apenas mama no seio e acho que, por ele estar sonolento às 23h mama pouco e por isso acaba acordando durante a madrugada. Obrigada pela ajuda e PARaBÉNS pelo blog! Meu e-mail: drilima2003@yahoo.com.br

Natália disse...

Olá Mayriele. Meu nome é Natália, e eu tenho uma bebê de 8 meses. Eu estou passando por muita dificuldade, pois minha filha nunca teve uma rotina, e eu não tenho ninguém muito próxima a mim para me aconselhar em algumas coisas. Eu quero muito colocar uma rotina na vida da minha filhinha, pois o que é mais complicado, é que ela praticamente não dorme. Eu gostaria que vc me ajudasse com alguns horários. Ela já mama mamadeira, come papinha, frutinhas, etc .. Eu quero muito me reorganizar, sei que deveria ter feito isso muito antes, mais espero que ainda esteja em tempo de mudar isso. Desde já, Muito Obrigada.

Valeria disse...

Oi Meyriele, tenho uma filhinha de 5 meses e tento colocar uma rotina para ela, meu problem é que nos finais de semana o pai fica louco para levá-la para passear , ai adeus rotina. principalmente a tarde, mais gostaria de saber sobre bebes que mamam dedo , pois minha menina não gosta de chupeta , mais começou a mamar os dedinhos, como fazer para ela largar esse hábito, creio que é melhor agora que está apenas começando.meu email é valerydeoliveira@hotmail.com.br

Unknown disse...

oi mey,nossa como vc ajuda nos li todo seu blog por favor me ajude... sou mae de 2 meninos so que um ja tem 15 anos rs nao me lembro de mais nada..agora tenho o gabriel de 2 meses nao consigo por rotina no meu bebe..porem ele sofre muito de colicas agora ate que esta melhor... banhos mamadas e dormir e quando acontece..vi que começar pelos banhos e bem melhor..nao durmo nada a noiteas vezes ele ate dorme 3 horas direto acorda dou mama ai ele dorme..como estou muito cansada coloco ele pra dormi comigo..por estar muito cansada nas noites eu acordo no susto e quase ja cai com ele... como sei por onde começar... pela manha ele dorme entre mamadas ate as 11 da manha..começo pelos banho...ah ele mama no peito mil abraços

Dora disse...

OI meyriele
AS sua dicas sao otimas, minha filha tem quae 5 meses e eu ainda nao consigo colocar uma rotina...ela adora tirar umas cochiladas de dia eja viciou de durmir na cama e mamando de noite, o neu maior problema e acostumar ela a dormir no berco de noite.n consigo colocar um intervalo certo para cada mamada e agora vou comecar a dar as papinhas, gostaria de uma opinião sua em relação a como faze-la durmir a noite toda e tirar essa manha do peito.

Unknown disse...

Olá Meyriele!
Meu nome é Emelyne, tenho uma bebezinha de dois meses chamada Helena. Seu blog simplesmente caiu do céu!!! Eu e meu marido somos pais de primeira viagem e temos muitas, mas muuitas dúvidas mesmo sobre como cuidar da nossa filha.Como não temos alguém próximo pra nos orientar, as dicas que vc postou aki estão sendo preciosas nessa nossa nova experiência. Um sincero MUITO OBRIGADA!

Sobre a rotina, assunto da postagem em questão, ouvi alguém falar que estabelecer horários seria bom, mas achei que a Helena fosse muito novinha pra isso.Depois de ler o que vc e outras mães colocaram aki, tenho absoluta certeza que devo começar a orientar uma rotina "pra ontem"! Gostaria de saber mais; quando o seu bebe tinha a idade dela, como eram os horários dele? Quantas vezes ele mamava durante o dia? A helena dorme muito pela manhã, a tarde dorme mais um pouco mas só quer dormir de meia noite! acorda as 3h pra mamar, dorme, acorda as 7 pra mamar de novo e dorme até as 11 da manhã.Ela mama a hora que quer quando está acordada e fica irritada muito fácil e não dorme quando quero que ela durma...nossa...se vc puder me ajudar, eu ficaria imensamente grata. Meu email: emy.honey@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Mey

Gostei muito do seu blog, tenho uma bebê que nasceu prematura de 30 semanas pesando 1.080kg e medindo 36cm, passou 62 dias internada na UTI Neonatal, de certa forma para as mamadas lá já se estabelece uma rotina, ela mamava a cada 03h, antes das mamadas havia a troca de fraldas. Após sua alta, em casa tentei estabelecer a mesma rotina, no inicio funcionou mas agora está complicado. Ela vai completar 05 meses dia 27/09, mas pela idade corrigida (já que nasceu 02 meses antes) é como se fosse completar 03 meses. Ela dorme de 02h a 03h pela manha e de 03h a 04h a tarde, a noite não consigo controlar os horários dela, as vezes dorme cedo, as vezes dorme tarde, tem noites que dorme a noite toda, tem noites que acorda pra mamar e volta a dormir, tem noites que acorda pra mamar e não dorme mais, o que você me aconselha. Abraços

Bruna disse...

Oi Mey,adorei seu blog,olha so,minha filha tem 1 ano e 4 meses,quando ela era recem nascida,nunca me preocupei com rotinas e tal,achava que por ela ser tao novinha nao iria influenciar em nada,mas hj vejo que influenciou e muito.ela nao dorme se nao for no colo e mamando no peito,na verdade ela nem mama,e so o costume mesmo,o pediatra dela ja me disse que era bom colocar ela no quartinho dela,pois quando nos mudamos fizemos um quarto lindo pra ela bem ao lado do meu,e ja tentei mas ela nao dorme,tento coloca-la no berço mas ela chora ate eu pega-la no colo e fazer ela dormir no peito.e quando coloco ela no berço ja dormindo ela acorda durante a noite para mamar e acaba que eu sempre a levo pra minha cama.Meu marido acha que esta na hora de eu tirar o peito dela pra que ela se acostume a mamar e assim dormir a noite toda,mas nao sei oque fazer.Pois ela nao toma nem mamadeira quando estou junto,so toma 1 vez por dia na escolinha.Me ajuda,oqu acha que devo fazer???Bjs e desde ja te agradeço.
Buna meu e-mail é:brunacardias@gmail.com

Mey disse...

Oi Bruna!!!

Li seu comentário no blog. Que bom que tenha gostado, procuro compartilhar as coisas que passo nessa minha jornada de primeira viagem e tenho aprendido muito lendo a experiências de outras mamães.

Então, eu li sua estória, e também já passei por essas coisas. O Pedro já tem 2 anos e 5 meses e posso te afirmar que o que fazemos melhor como mães e colocar manias em nossos pimpolhos e pimpolhinhas. O resultado é que a gente acaba criando esses "probleminhas" para eles e para nós também. E não se engane, é um ciclo vicioso. Quanto mais fazemos, mais eles se acostumam.

A minha dica pra você é colocar em mente que você tem que fazer o que é melhor para ela, e muitas vezes o melhor é parar de fazer algumas coisas. Eu mesma já coloquei algumas manias no Pedro que agora peno para mudar, a minha última conquista foi tirar ele de nosso quarto, leia o post Dormindo sozinho no quartinho http://bbpontocom.blogspot.com/2011/01/dormindo-sozinho-no-quartinho.html que você terá algumas dicas minhas de como fazer para que essa situação termine.



Lembre-se bem, muitas vezes a mania é mais nossa, por nosso conforto, do que para eles.

Seja forte e busque toda a determinação que você tem. No final, você verá que foi mais fácil que você imaginava. Os primeiros dias são desafiantes, mas se você se programar, se você estiver convicta de que vai dar certo, você conseguirá.



Espero ter ajudado, conte comigo e boa sorte!

beijinhos, Mey do www.bbpontocom.blogspot.com

Paty disse...

Olá Mey, adorei o seu post. Sou mãe de 1a. viagem e meu bebê está com 1mes e meio. Li o livro Nananenê antes dele nascer, e desde o início tentei aplicar a rotina de mamar de 3/3h (nasceu c/ 3,7kg), dá certo p/ amamentar (leite exclusivo), `as vezes faço intervalos de 2h30. O que me preocupa nestas rotinas são as sonecas, não consigo estabelecer um horário. AS dicas dele são meio difíceis, pois o bocejo ocorre o dia inteiro! Mesmo assim, tento seguir as dicas mas as sonecas são muito irregulares e na maioria das vezes muito curta. à noite dou banho as 19h30, mama as 20h e boto p/ dormir (no quarto dele). Ele resmunga um pouco mas a maioria das vezes dorme. As 23h dou mamá c/ ele dormindo, e volta a dormir e acorda as 4h (quase sempre neste horário). Ainda não acho que seja hábito pois ele mama bastante neste horário; boto p/ dormir de novo, e acorda entre 7h-7h30, mas este ultimo sono é bem agitado e cheio de resmungos. Tentei dar de mamar mais frequente antes da hora de dormir p/ ver se ele pára de acordar as 04h, mas ainda não funcionou. O que vc aconselharia durante o dia p/ ajudar com as sonecas dele? Outra coisa, vc ttrocava a fralda no meio da madrugada? Eu não troco p/ não despertá-lo, mas não sei se é certo...
Obrigada!
Patrícia
patyfrantz@gmail.com

Unknown disse...

Olá,tenho uma bebe com 3 meses e pouco,ela passou um mês bem e essa semana descobri que esta com dor de ouvido,fic chatinha,chora muito e chora pra durmir,sou mãe de primeira viagem não sei o que faço,não sei se sou uma boa mãe.Ela mamou apenas 13 dias no peito,agora dou Nan comfort,mais estou pensando em mudar para Nestogeno. O que faço??me ajude..E sem contar que nao durmo e não tenho mais tempo para meu marido.meu e-mail é mirianspereira@hotmail.com

Karina disse...

Oi Meyriele, sou Karina e tenho um bebê que está fazendo 3 meses dia 28/02. Ele ainda não dorme uma noite toda, acorda as 4:00 para mamar. gostaria de saber se tem como estender essa mamada para as 6:00. Eu pego ele para mamar as 24:00 para ver se ele vai direto no começo comeu a dar certo a mamada das 3:00 passou para as 5 e pouca 6:00. mas agora ele deu para acordar as 4:00. Você tem alguma dica para me dar? como era quando seu bebê tinha essa idade?
Bjs...
inamaral@yahoo.com.br

Anônimo disse...

ola Meyriele
meu bebe tem apenas 15 dias, e tem dado muito trabalho para dormir,principalmente apos as mamadas da madrugada. Eu nunca preciso acorda-lo para mamar, ele sempre acorda no espaço de 2 a 3 horas. Nao mama muito, mama por volta de 10 minutos. Sera q esta dificuldade de nina-lo na madrugada é apenas uma fase, e ele ainda é muito novinho para tirarmos conclusões? Ou tenho feito algo errado? Ele tem o sono muito leve, se coloco ele no carrinho logo que ele adormece, ele acorda! Tenho q nina-lo por uns 15 minutos depois q ele dorme, para garantir q ele não vai acordar apos coloca-lo no carrinho.
Voce tem algum conselho para me dar?
Juliana

Anônimo disse...

Olá Meyriele

Meu filho está com 3 mese, ele tem horários para o banho de sol q é sempre as 8 hs e o banho q eu dou todo dia as 17 hs,o horário do banho dele é um horário bom? outra coisa ele só faz 3 soninhos durante o dia d + ou - 50 min. e durante a noite ainda mama 2 vezes, só q ele dorme sempre entre 20:00 ou 20:30 hs da noite ai ele mama as 1 da manhã e depois as 5 da manhã,e eu estou complementando com nan confort, pois meu leite está secando o q posso fazer para q ele durma a noite toda, devo oferecer 1 mamadeira la pelas 22:30hs! o q vc me aconcelha?Daniele

Anônimo disse...

Ola Mey!! Adorei as dicas sobre rotina, mas tenho um probleminha...não consegui manter a rotina do meu bebê e hoje com 1 ano e 4 meses ele dorme muito pouco, tira no maximo um cochilo durante o dia de 30 min a no max 1 hora e normalmente dorme tarde...ainda mama e passa a noite no meu peito isso faz com que passe o dia cansada...normalmente ele dorme as 22 ou 23 hs e acorda por volta da 7 ou 8 da manhã, sendo que durante a noite acorda coloco ele na cama e passa a noite mamando...como fez o desmame do Pedro?? Pode me ajudar a criar uma rotina pra meu filho mesmo ele sendo maiorzinho??

beijos Ci

Patrícia disse...

Olá Meyriele?!
Gostei muito das suas dicas de rotiminha para o bebe... sou mamame de 1ªviagem ai já sabe né? Apanho de algumas coisinha de bebe... Meu filhão tem 2 meses e 10dias mas o que mais me deixa em apuros é a santa manha... aquela em que o nenem só quer colinho... ACORDADO ele só quer ficar no colo, nada de berço nem carrinho... o pediatra diz para deixa-lo chorar um pouco mas qto é este pouco? Fico com ele o dia todo só nos 2 o papai tem que trabalhar, acho que foi ai que errei na dose de colo..hehehe... como faço para acabar com essa manha? Me ajuda?
Obrigada! Patrícia

Mey disse...

Oi Patrícia, tudo bem?
Já passeio por isso com o Pedro, na licença maternidade ficava em casa com ele o dia todo por conta e acosutumei ele no colo. Nunca tive coragem para deixá-lo chorar até parar. Fui dosando o colo e a cama até ele ir acostumando. A medida que eles crescem vão participando de atividades e vai ficar mais fácil. Enquanto isso vai tentando na medida do possível acostumá-lo no bercinho. beijos, boa sorte! Mey

Bianca M. disse...

Olá Mey, achei o seu blog por acaso e amei as dicas, estava precisando mesmo de umas dicas. Tenho 22 anos e sou mãe de um bebê de 3 meses e meio. O João Pedro é muito tranquilo, muito bonzinho, quase não chora, mas sofro muito com as madrugadas pois ele ainda acorda muito para mamar, mesmo tomando o NAN. Estava querendo mesmo estabelecer uma rotina para ele durante o dia, pois a noite já dou o banho, troco, dou o mama e coloco pra dormir, e por volta de meia noite dou outra mamadeira, mais ele acorda ainda mais umas 2 ou 3 vezes na madrugada e ultimamente ele anda um pouco irritado durante o dia, vou começar a colocar em pratica suas dicas amanhã mesmo, tenho fé que isso ajude a acalma-lo e quem sabe até ajude no sono da noite. Muito bacana você se disponibilizar para trocar experiências e ajudar outras mamães.
Beijo e obrigada!!

Regiane disse...

Adorei sua dica do horario e rotina! O meu filho tem 4 meses, preciso organizar seus horarios p banho e mamada...ele so conchila de manhã e à tarde e a noite nao dorme a noite toda, acorda a cada 3h p mamada dos sonhos e dorme novamente. Poderia me passar um email com os horarios do seu filho qdo tinha 4 meses?

Obrigada
Regiane
rsilvamatos@yahoo.com.br

Anônimo disse...

olá sou Graziella tenho uma bebe de quase 6 meses... achei muito interessante seu blog...

Marcia disse...

Ola meyriele, Tenno um bebe de 4 Meses, ele dorme as 18hs eh um relogio, senao ele chora ou FICA irritado. Depois mamadeira as 22 ou 23 hs. E Ai as 2hs. E tambem as 4 ou 5hs.e acorda as 6 no Maximo 6e meia.Durante o dia cochila as 9, 13 e 17hs por cerca de 30 min. O banho eh sempre as 17h30. O que faco para ele dormer a noite toda, poise estou cansada. Eh importante dizer que ele mama bem na mamadeira a noite. Ou seja, ele tem fome. Me ajude com dicas e parabens pelo seu blog. Beijos. Meu email atendimento@cjafet.com.br. Marcia.

Anônimo disse...

Ola Mey, adorei seus conselhos, tenho uma bebe de 4 meses e vou colocar em pratica sua rotina espero que nao seja tarde para isso.
meu problema com ela a durante a noite ela continua acordando a cada 4 horas para mamar mesmo eu dando leite artificial a noite ela tem a rotina do banho, mamada e dormir, mas nem sempre na mesma hora. ja tentei colocar ela de bariga p baixo, ja coloquei cereal no seu leite mas nada ajuda, por favor me ajude.
muito grata Fran.
fran.fir@ig.com.br

Anônimo disse...

Oi Mey, adorei suas dicas. Meu bebe tem 1 ano e 4 meses, uma rotina estabelecida, dorme lá pelas 21h, dou mamadeira às 23. Estou desesperada, pois ele acorda várias vezes depois disso, as vezes de hora em hora, não pego no colo, não acendo a luz, e só chegar perto dele e ele dorme de novo. Tirei do meu quarto e pus no quartinho dele mas não resolveu, não sei mais o que fazer, por favor me ajude.

Anônimo disse...

oi amiga to com uma enorme duvida meu bebe ta completando 6 meses e tenho que começar introduzir outros alimentos como irei fazer oq devo dar e horarios meu e-mail chdrcarminha@gmail.com

Mey disse...

Oiiii,
dê uma olhada no post http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8089027808392162943#editor/target=post;postID=403935710941105809
lá falo um pouco sobre minha experiEncia na introdução das papinhas.
Vou te responder por email também. beijossssss Mey

Fabiana disse...

Olá Mey, estou com uma bebê que se chama Dannyella, ela nasceu dia 03 de janeiro, e não consegui fazer nenhuma rotina, ela não dorme durante o dia e a noite muito menos, gostaria que vc me ajudasse com dicas de rotina para ela pois vou voltar a trabalhar e estou desesperada. Aguardo sua ajuda me envia no meu Email por favor fabianatristao.leal@hotmail.com
fico te aguardando.

Fabiana disse...

Olá Mey, estou com uma bebê que se chama Dannyella, ela nasceu dia 03 de janeiro, e não consegui fazer nenhuma rotina, ela não dorme durante o dia e a noite muito menos, gostaria que vc me ajudasse com dicas de rotina para ela pois vou voltar a trabalhar e estou desesperada. Aguardo sua ajuda me envia no meu Email por favor fabianatristao.leal@hotmail.com
fico te aguardando.

Fabiana disse...

Olá Mey, meu nome é Fabiana moro em Iturama MG, ganhei uma linda moça sou mãe de primeira viagem, não sei nem como estipular uma rotina, por isso venho pedir ajuda, que vc me enviasse uma rotina para ela. A Dannyella nasceu dia 04 de Janeiro de 2012, ela mama toda hora se eu deixar,não dorme bem durante o dia e nem a noite, ela ja esta me deixando louca preciso de uma rotina urgente, pois ela vai fazer três meses e vou voltar a trabalhar ai vai ficar muito complicado.
Aguardo sua ajuda no email fabianatristao.leal@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Mey, veja eu tenho uma bebê de um Mês e meio, tentei fazer com que ela dormisse sozinha, mas ela chora muuuuuito e não se acalma dando tapihas nas costas com ela no berço, ela chega a chorar durante uma hora, só se acalma quando a coloco no colo, aí qdo a coloco novamente no berço é um xororÔ... não sei o que fazer.
elizana_novaes@hotmail.com

Hellen disse...

Ola Meyriele...tenho um bebe de 2 meses e ainda tenho muitas duvidas,gostaria de saber se dando o banho as 20 hrs e amamentando ele vai dormi a noite toda ou devo pega-lo mais tarde para amamentar dormindo..pois ele acorda as 2 e as 5 para mamar e desperta e leva quase 1 hora para dormir de novo....e sempre vai dormir umas 10 ou 10 e maia da noite....aguardo sua resposta

Mey disse...

Hellen, Fabiana e Elizana, tudo bem?
Como vocês têm as mesmas perguntas vou responder tudo junto.
Então Meninas! Os bebês de vocês são ainda bem pequenos, ainda estão tem memória uterina. No útero eles não tem idéia de horário, se é dia ou noite.
O conselho que dou a vocês é o mesmo do post, crie uma rotina adequada ao rítmo de vida da família de vocês e seja fiel a ela, façam exatamente tudo na mesma hora e do mesmo jeito todos os dias. Bebês sentem seguros e confortáveis com rotino e isso ajudará eles dormirem melhor e se alimentar melhor. Quando é no caso de um bebê de 1 mês e meio, 2 é difícil controlar as horas certinha das mamadas, vai introduzindo aos poucos, pois o importante para o bebê é ganhar peso. Uma coisa é importante, dar mamar com intervalo menor de 2,3 horas prejudica a alimentação correta do bebê, pois ele mama pouquinho e não fica satisfeito. Tente ir aumentando os intervalos aos minutos, até chegar em 3 horas, que segundo o pediatra é o ideal.
Olha, eu não sou médica, sou apenas uma mãe, que como vocês tem dúvidas e aprende no dia a dia, portanto, é sempre bom levar essas dúvidas de vocês ao pediatra. Ok?
Muito obrigada pela visita! Fico muito feliz! beijos, Mey

luciana disse...

Oi Meyrele, minha filha tem quase 2 meses e estou tentando criar uma rotina, mas estou tendo dificuldades porque ela nao adormece facil durante o dia. Ela mama, troco a fralda e ela fica um pouco desperta. Qdo coloco no berco, ela fica mais de meia hora com os olhos bem sbertos, apesar de estar cansada e depois comeca a chorar. Voce tem alguma sugestao para mim? Estou exausta... Muito obrigada! Beijos

Anônimo disse...

Muito bom, adorei!
Mas nenhum pediatra ou nutricionista aconselha a dar mamadeira enquanto a criança dorme.

Healthfitmom disse...

Bom gostei muito do seu horarios vou tentar fazercom minha nenem de dois meses pois ela esta sem rotina um problema q estou tendo e q ela come de 2 em 2 horas ela tem refluxo entao tenho q da pouco leite varias vezes o q esta ficando dificil pq tenho outra filha q acabou de fazer 3 anos nao estou conseguindo ajustar uma rotina q fique bom para as duas o que vc me aconselha carolinecastelo@gmail.com

EEB Tenente Ary Rauen disse...

Olá Mayriele
Adorei suas dicas estabelecendo uma rotina diária aos bebes...
Minha dúvida é que minha bebe não dorme após o almoço, ela tira uma soneca das 16h às 20h. E então a noite ela acorda às 3h e não quer mais dormir... O que vc me aconselha? Tiro essa soneca desse horário (já tentei tirar, mas ela fica em berros)
O que vc me diz a respeito?
Dou mamae de primeira viagem, tudo está sendo novo e estou tendo muitas dúvidas.
Vc poderia me ajudar???
Obrigada

Yue disse...

Ola Mey,
Estou tentando introduzir uma rotina, minha bebê tem 48 dias, porem esta tão dificil, o que é que eu faço quando ela não quer dormir no berço, só dorme se estiver nos braços, toda vez que tento por ela no berço quando começa a ficar sonolenta ela chora, ou quando consigo ela acaba acordando em pouco tempo e só para de chorar quando pegamos ela nos braços?
Ling

Gaúcha disse...

Oi Meyri...eu sou a Merieli....hehehe...li teu artigo hoje...algumas coisas eu ja fazia...outras comecei a fazer...obrigada!

Anônimo disse...

Ola querida... Minha bebe Nicolly de 2 meses e 13 dias ja tem uma rotina pre estabelecido... Mama qdo acorda, troca banho e sono. Ela mama de 4/4 horas...o ultimo mama da noite é as 8:00, dai ela acorda entre 3:30 a 4:00 da manha para mama... Mais isso me prejudica um pouco pq eu vou dormir la pela meia noite com os afazeres... Orgabizar o quarto dela, ferver agua do mama esterelizar mamadeira fazer janta e tudo mais... Vou me deita. 00:00 00:30 ate eu pegar no sono e dormir goatozoo ela acorda rs 3:30 4:00... Ai experimentei deixar ela dormir ateee 00:00 ai eu acordo ela e ela mama meia sonolentinha dai so arrota e ja dormee... Ai eu durmo junto e ela vai atee 5:30 ou 6:00 ai sim eu descanso...
O que acha?? Acordo 00:00 ou deixo dormir ate as 3:30/4:00??? jessiicah_17@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria q vc me enviasse uma rotina meu bebe esta com 5 meses .desde ja agtadeco.priscillamgomes@hotmail.com

GEANE disse...

adorei as dicas minha filha tem 01 mes e vou seguir com uma rotina.
gostaria de me comunicar com vc por e-mail. meu nome e geane e meu e-mail e almir.alvespacheco@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Ola. Meu bebe se chama davi.estou com um problema e gostaria de sua opniao.a rotina dele e assim acorda de manha as10:00horas de 11:30 dou um banho ai ele dorme a tarde toda vai acorda la pelas 18:00 porque eu o acordo. A noite dou outro banho as21:00 e ai ele dorme so no maximo 2horas e acorda eu boto na cama e ele passa a noito toda mamando e so conxilando junto comigo na cama e ele tem apenas 2 meses o que eu faco se poder me der sua opniao obg.claudiarayana2@gmail.com

Unknown disse...

Olá, tenho uma bebezinha de 20 dias, estou ficando loucaaa, não temos horário pra nada, tudo uma bagunça. Não consigo, na verdade nem sei por onde começar para colocar uma rotina, ela chora muito para dormir, só dorme no colo, qnd coloco no carrinho acorda e começa a chorar, faço dormir no colo e coloco no carrinho ela acorda novamente, fico nessa um bom tempo. As vezes a nt me canso e coloco pra dormir cmg na cama, não quero isso pois durmo mal e acordo sempre com medo de machucar ela. Não vejo a hora de ter uma rotina, a única coisa que faço quase sempre no mesmo horário é o banho que dou de tarde, mas as vezes ela está dormindo e eu espero ela acordar pra dar o banho. Fico de mãos atadas pois nem sei por onde começar ja que ela é um rn, e qnd coloca no carrinho ou em algum outro lugar ela chora e eu não posso e nem quero deixar ela chorando. Qnd ela está acordada é raro ficar um tempo em algum lugar quietinha, ela até que dorme bem, 3 hrs seguidas as vezes 2, dependendo muito. Quero começar logo com a rotina pois acho que quanto antes melhor. Adorei as dicas, vou tentar, você poderia me dizer como era a rotina do seu filho com cerca de 1 mês ? Se tiver dicas oara me ajudar com minha filha, ficarei agradecida. Beijos Nanda (esse email é do marido rsrs)

Unknown disse...

Eu gostaria de conversar com vc; meu email é Nannda_diaas@hotmail.com

Anônimo disse...

Meu que babado oóooolha de post! Fiquei super esperançosa! Meu baby tem 1 mes e 10 dias. Chooooora muito. Esses dias fiquei pensando se não poderia ser falta de rotina. Ele tem todos os sintomas de todos esses babys dos comentários. Vou começar com muita esperança no coração a rotina do meu baby. Estamos estressadissimos com toda essa situação. Mas creio que vai dar certo. Penso assim , nós adultos temos que ter uma rotina certo? ! Isso é saudavel. Aí pimba... uma luz no fim do tunel. Obrigada May . Já agradeço logo pois tenho fé que vai dar certo. Vou me organizar e ter um tempo pro meu marido que anda abandonado e eu o amo tanto. ...