28 de jun de 2008

Aiii minhas costas!!!


Aiii minhas costas!!!

Gente... de uns dias pra cá tenho sentido uma dor nas costas horrorosa, com a entrada nos 7 meses que isso começou. Sinto dor o dia todo no trabalho...
Isso acontece com a evolução da gravidez, segundo minhas pesquisas, a barriga aumenta e a dor também. Isso está tirando o meu sossego.
Pesquisei que para sustentar esse volume maior da barriga torna-se necessário um esforço extra da coluna, atingindo principalmente as regiões lombar e cervical. Com o barrigão, o eixo do corpo se desloca.

Quando a barriga cresce, acontece o que chamamos de anteversão da pelve, ou seja, o bumbum fica empinado, aumentando a lordose fisiológica, a hiperlordose. Há uma tensão na lombar. Por isso vem a dor. Acontece também com quem não está grávida mas tem a barriga grande. Pela biomecânica, a gente vai tendo alterações em outras cadeias musculares, o que provoca dor. O volume abdominal tensiona o períneo, o que também pode levar à dor, e pega a articulação coxo-femural (a união do osso da coxa com o da bacia). Existem casos em que com o volume abdominal muito grande há compressão do rim, dando dor irradiada para a lombar.
Principalmente as mulheres sedentárias (não é meu caso), que passam o tempo todo sentadas (é meu caso).
Isso contribui para a fragilidade da musculação corporal, entre elas a lombar. Deveria ser feita uma preparação dessa musculatura, pelos menos uns seis meses antes de engravidar, investindo em exercícios específicos.
O ideal mesmo é engravidar com um peso compatível com a altura e manter-se dentro da média de aumento de peso, fixada pelo obstetra, ou seja, de 9 a 12 quilos no final da gestação. Quanto mais pesada a gente ficar, maiores as chances da coluna reclamar.

- Assim, é interessante manter uma alimentação equilibrada, exercícios físicos com indicação médica, ter cuidado com a postura e evitar longos períodos na mesma posição, ou seja muito sentada ou muito tempo em pé. Esses recursos podem atenuar o desconforto.

Um comentário:

Blog da Deinha disse...

Amiga, imagina eu grávisa, com 11 graus de escolios?? Ai minhas costas.... dói só de pensar....rsrs
Tá linda, viu? Bjos!