10 de abr. de 2009

... e os dentinhos não chegam...


Os dentinhos do Pedro ainda não nasceram...
Dá uma certa ansiedade porque em geral é com 6, 7 meses que o bebê nasce os dentinhos.
Mas esse lance de dentes a gente não deve dar importância, afinal cade bebê tem o seu desenvolvimento individual, tem uns que o dentinho nasce precoce antes dos 5 meses e outros que nascem até um ano.
Isso é absolutamente normal.
Segundo especialistas, o ideal é que os dentes começem a nascer dos 3 aos 12 meses. Se nascem depois ou se o bebé já vem com algum à nascença, pode não ser muito positivo.
Sintomas: De início, as crianças começam a babar-se com muita intensidade, ficam nervosas, choram com muita frequência, têm as gengivas inchadas e enrijecidas, o Pedro está nessa fase.
Pode também, surgir diarreia, alterações gastrointestinais, gases, um pouco de febre. Estes indícios são sinónimo de que, os dentes estão para vir.
A produção de saliva, mais do que o habitual, tem a ver com as transformações nas gengivas, provocada pelo rompimento dos dentes. A criança sofre um pouco com o nascer dos dentes. É uma sensação, como quando o adulto está a passar pela fase de rompimento do dente do siso. A dor varia de criança para criança, não sendo igual para todas.
Os mordedores são uma boa forma de consolo. Ao menos a criança, morde um objeto que é seguro. Os bebés necessitam de morder, pois é uma das formas de exploração dos objetos, e ajuda-os a acalmar a dor e a fazer com que o dente, perfure melhor a mucosa.
O paracetamol poderá aliviá-los, ou alguma pomada (passo no Pedro a Neném Dente), mas não vejo muito melhora não.
A presença de um odontopediatra é muito útil, porque é a pessoa indicada para este tipo de processo (isso eu não tinha noção, achava que só ia levar o Pedro no dentista quando ele tivesse dente). Ele analisa a erupção do dente, a oclusão, a relação entre as gengivas e os alvéolos.


Uma coisa que temos que tomar cuidade desde cedo é com a cárie.
A cárie é um dos problemas que perturba os mais velhos e os mais novos. Mas, se as mesmas surgem logo nos dentes de leite, verifica-se o início da dor e da infecção. Claro, que isto influenciará os dentes definitivos. As cáries nos bebés podem surgir principalmente nos bebês que chupam bicos, porque, o bebé dorme com o bico na boca, ou então porque a mãe tem o hábito de molhar o bico em mel ou em açúcar para acalmar (ridículo).
Outro fator que deve ser observado é a chamada "cárie de mamadeira".
A cárie de mamadeira é uma doença que acomete os bebês e está relacionada principalmente à ingestão de líquidos açucarados durante a noite. Ou seja, aquela história de que não devemos dormir sem escovar os dentes também vale para os pequeninos.
Depois da mamada, o leite fica estagnado na boca da criança. Além disso, a salivação da criança diminui durante o sono. Esses fatores, associados a uma má higiene da boca, fazem com que a cárie se desenvolva muito rapidamente, causando grandes estragos nos dentes das crianças.
Para evitar isso, é importante que a mãe não adicione açúcar ao leite da mamadeira e evite que a criança durma logo depois de mamar.
Deve-se ainda escovar o dente da criança depois de cada mamadeira, e antes de dormir a escovação deve ser reforçada com um pouco de pasta de dente apropriada para cada fase, já que o período da noite é o mais crítico para o surgimento de cáries. Com o tempo, a mamadeira deve ser substituída gradativamente por líquidos no copo.
Lembrando que mesmo que seu bebê ainda não tenha dentinhos como o meu, você deve higienizar a boquinha dele usando uma gase limpa embebida em água filtrada e fervida, isso desde os primeiros dias.
... então é isso meninas, vamos esperar pelos os dentinhos do Pedro. Quando tiver novidades conto pra vocês.
beijos e boa noite!

3 comentários:

Anônimo disse...

OLA MEY VEJO QUE ELE ESTA TAO FOFINHO MEU BEBE TAMBEM TEM 7 MESES E NAO E TAO GRANDE,QUAL O ESQUEMA ALIMENTAR DO PEDRO.BJS.MEU EMAIL anacristina0781@hotmail.com

Anônimo disse...

meu email passei errado ana.cristina0781@hotmail.com

Anônimo disse...

Genial brief and this post helped me alot in my college assignement. Thanks you on your information.