25 de nov. de 2010

Como apresentar Deus às crianças?


Olá Gente!
Estava aqui lembrando que ontem eu estava com  o Pedro e ele estava mudando de canal na TV  e queria de todo jeito colocar no canal do "Papai do céu". É porque eu gosto de assistir pregações na TV (independente de qual igreja) e falo para ele que o "Papai do céu" está falando, e que é pra ele ficar quietinho, pra gente ouvir.

Daí comecei a pensar o quanto eles prestam a atenção em tudo que a gente faz, em tudo que dizemos e o quanto aprendem com tudo isso. Algumas vezes, isolamos nossos filhos da nossa crença, acreditando que isso é coisa de adulto e que eles não vão entender. Mas o que acontece é totalmente o contrário.
Se eles são capazes, desde pequenininhos, de guardar o nome de personagens da TV, escolher o DVD que querem assistir e cantarolar musiquinhas, porque não entenderiam sobre Deus?

O fato é que desde bem cedinho, precisamos apresentar Deus aos nossos filhos, falar não necessariamente de religião, mas de Deus, do amor Dele, das coisas boas que Ele faz, contar sobre de que forma Ele age nas nossas vidas, na vidinha dele e trazê-lo para o cotidiano da criança com a importância que Ele tem. Deus está presente nas mínimas coisas, é simples mostrar isso para nossos pequeninos.

Uma forma de começar a praticar isso, é tirando um tempinho todos os dias para orar com eles. Numa linguagem simples, que você sabe que ele vai entender, escolha um momento que ele esteja calmo, não esteja com sono, nem irritado e torne todo esse ensinamento em um momento de proximidade com alguém que é real. Insira esse momento na rotina, fazendo isso nos mesmos horários.

De pouco a pouco, vai mostrando em todos os outros momentos a presença de Deus.
Uma borboleta linda, voando no jardim, é uma excelente demostração do poder e amor de Deus na nossa vida.
Deus é paupável, Gente! Ele é próximo, está pertinho, é nosso amigo. E é isso que quero que o Pedro sinta. Quero que ele respire fundo e sinta o cheirinho de Deus nas flores, que veja Deus nas cores do arco-íris, no canto dos passarinhos. E tudo isso é muito simples para as crianças.

Precisamos desde cedo ensinar o caminho para nossos filhos. Deus ordenou:

"Deixai vir a mim os pequeninos." (Marcos 10:4)

Então é isso, quero propor, que iniciemos desde agora a evangelização de nossos filhos, conduzindo-os pelos caminhos de Deus e antes de tudo, que nós pais sejamos exemplos desse amor, dessa mansidão, de domínio próprio, de respeito e temperança no tratamento com eles e com as outras pessoas.


A melhor forma de pregarmos para os nossos filhos é por meio de nossas atitudes. Não é muito fácil, porque somos humanos e também erramos, mas o nosso exemplo de vida, de como reagimos as situações do dia a dia é que levará nossos filhos a uma experiência íntima e verdadeira com Deus. Por isso, temos que vigiar nossos atos para que nossos filhos verdadeiramente conheçam o poder de Deus nas nossas vidas e na deles.

Oro nesse momento, para que todos nós tenhamos sabedoria para vigiar, em todos os momentos, os nossos atos e que nossa vida seja instrumento para abençoar e conduzir a vida de nossos filhos pelos caminhos da fé. Amém!

com amor, Mey.

5 comentários:

Carol Siqueira disse...

Amiga, amei este post e achei todas as suas dicas muito boas mesmo. É difícil as crianças entenderem o que é Deus mas podemos sim explicar para elas a presença de Deus em todas as coisas, na borboleta voando, na formiguinha andando... muito lindo, amiga! Emocionante! Vou começar a apresentar Deus desta forma para o Paulo Neto.
Parabéns amiga! Te amo muito!
Carol Siqueira.
www.falamamae.com

Unknown disse...

:D
Isso mesmo, Mey! ;)
Bjocas,
Carol

JULIANA disse...

Mey,
Nossa! Adorei seu post ... há tempos queria escrever algo sobre isso! Concordo plenamente! Vou escrever e colocar o link pro teu site ...
Bjosss

Deinha disse...

Amiga, excelente texto! Acredito que vale demais para reflexão. Parabéns pela dedicação ao blog.
Bjinhos

Branquinho disse...

Mey, amei esse post e realmente não tinha pensado na importância que isso tem. Muito interessante.