10 de jun. de 2012

Viajar com crianças e bebês


Oi Gente!

Finalzinho de feriadão prolongado e estamos no carro voltando da casa do meu Pai, uma viagem de 6 horas do Mato Grosso do Sul para Minas. Eu olho em volta e vejo coisas espalhadas para todos os lados do carro e penso em quantos apetrechos preparamos para tornar a nossa viagem tranquila. Daí me vem a ideia de compartilhar daqui mesmo algumas dicas de uma família que viaja bastante de carro com o pimpolho desde bebê.

A primeira viagem que fizemos com o Pedro de carro ele era bem bebê, na época eu postei aqui e ele deveria ter uns 4, 5 meses, fomos visitar meu Pai também no MS. Acho bem mais prático viajar de carro com criança e bebês pois dá para levar mais coisas, pode parar quando precisar e o stress é menor do que de aeroporto a aeroporto.

Para quem vai viajar com bebês aqui vão algumas dicas:
- Levar o cercadinho é uma boa, de dia é bom para brincar, a noite serve de berço.
- Se mama no peito, é perfeito, pois não precisará se preocupar com as mamadas. Se mama leite artificial, calcule a quantidade de mamadas e leve as mamadeiras já com água dentro e o leite nos pontinhos já separados, isso ajudará muito você não ter que parar em lugar nenhum para lavar mamadeiras. Se já toma água a dica é a mesma, já leve nas chuquinhas.
- Leve as frutinhas da preferência e se tiver almoço e o bebê comer papinhas esse pode ser o momento ideal para usar as prontas. Nunca fui muito a favor de papinha pronta, acho muito industrializada, mas essa é uma situação atípica.
- Se o bebê já mastiga biscoitinhos doces e de polvilho leve-os, é uma ótima diversão.
- Não esqueça os brinquedinhos preferidos, eles dormem a maioria do tempo, mas quando acordam precisam de distração.
- Não se esqueça das trocas de roupas, calcule de acordo com o tempo da viagem. Lenços umedecidos são ótimas opções para dar um "banho de gato" no caminho.
- Antes de viajar pesquise na internet os postos de gasolina disponíveis no trajeto e certifique qual o melhor para as paradas de trocas e mamadas.
- Leve a farmacinha do bebê com remedinhos para febre (pelo menos uns dois tipos), cólicas, enjoo e não esqueça o termómetro.
- Nunca viaje com o bebê sem o bebê conforto ou cadeirinha adequada para seu peso e idade. E em hipótese pegue o bebê no colo com o carro em movimento, mesmo que estiver chorando, se não conseguir controlar, o melhor é fazer uma parada.

Para crianças acima de 2 anos as viagens são bem mais divertidas:
- Se possível, tenha um DVD portátil e leve uma série se filminhos da preferência dela. Eles se divertem e entretem muito. Isso também vale para bebês acima de 9 meses,
- Leve lanchinhos leves, água em copos com tampa, suquinhos de caixinhas e guloseimas da preferência da criança. Esse é um momento de diversão e as comidinhas gostosas fazem parte disso. Além de evitar comidas de postos, que não é muito recomendado.
- Se a viagem for pegar a hora do almoço, escolha antes a cidade que vão parar para comer. A minha dica é escolher um bom self-serve, assim tem mais opções para montar uma refeição mais próxima do cardápio de casa. O mesmo vale para bebês, pois dá para amassar legumes com caldinho de feijão e carne moída.
- As dicas de sobre a farmacinha e escolha de postos de gasolina para "pit stop" também valem para as crianças.
- Para crianças mais crescidinhas esse é um ótimo momento para conversas, ouvir histórias sobre a infância dos pais, brincar de jogos de adivinhações e contar piadas. Com certeza serão momentos inesquecíveis para toda a família.
- A regra da cadeirinha para as crianças e cinto de segurança vale para toda a família. Uma viagem legal é uma viagem segura, não negocie isso.



Bom amigas, acabamos de chegar na cidade e graças a Deus tivemos uma viagem em família muito tranquila e feliz.
Espero que essas dicas ajude na sua próxima viagem.


Bjos, boa semana!
Mey

Nenhum comentário: