29 de out. de 2012

A primeira semana do bebê: desafios na amamentação


Oi Amigas e leitoras!

Hoje a Marina completa uma semana, 7 dias e estamos bem naquela fase em que amamentar é a preocupação número um de toda mãe.

Nessa fase, para a maioria das mamães o leite desceu e passaram por aquela terrível fase de não ter leite ainda e um bebê faminto para amamentar. Mas muita calma nessa hora, o colostro é muito importante para o bebê, fundamental nessa fase, confie na natureza.


Mas o que precisamos saber sobre esse liquido milagroso?

Liquido de coloração amarelada, de gosto bem salgado, que sai do peito materno na primeira semana pós-parto. Com ele, a mãe já começa a fornecer uma porção de vitaminas (especialmente A, E, K), proteínas, sais minerais e carboidratos, além de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico. Em outras palavras, é a primeira vacina do bebê.
A cada mamada, é comum variar a quantidade de colostro: em geral, saem entre 2 e 20ml nos três primeiros dias. Estudos apontam que mulheres que já amamentaram têm mais facilidade para produzi-lo, o que contribui para o aumento do volume secretado. Cada mãe produz um colostro diferente, de acordo com as necessidades de seu filho, que podem variar com a idade gestacional em que o bebê nasceu, o peso ou doenças que ele venha a apresentar.
Apesar de não adiantar muito dizer isso, não há com o que preocupar, em no máximo 5 dias o leite desce. E enquanto isso o bebê está sendo nutrido com o que há de mais potente para a sua imunidade.


Dar ou não dar complemento?

Nessa fase de espera, alguns pediatras recomendam complementar com formulas caso o bebê chore de fome. Confesso quer recorri a isso e ainda estou recorrendo. Complementando em alguns dias com a formula a noite, na mamada da meia-noite, pois apesar de ter leite, o meu leite ainda não desceu completamente e para que isso aconteça preciso descansar. Nesse caso o complemento trouxe algumas horinhas de sono seguido na madrugada e tenho percebido meu leite aumentar.
Dou para a Marina o leite no copinho e tem dado muito certo. É muito importante não dar na mamadeira, pois a sucção no bico da mamadeira nesse comecinho, quando o bebê está aprendendo a pega no seio, pode confundi-lo e atrapalhar a pega. É simples dar o leite no copinho, basta ter paciência e tranqüilidade.


Porque o jeito do bebê pegar a mama é tão importante?

Mesmo sendo mãe de segunda viagem, eu achava que era só colocar a Marina no peito e pronto, ela mamaria sem parar. Só que não é bem assim, tem que ficar de olho na pega do peito.
Eu sofri antes de aprender isso, meu seio machucava, ela ficava muito nervosa porque não saía nada. Até que Deus enviou anjos aqui em casa, minhas amigas Marly (mãe de dois filhos amamentados no peito), Miriele (que está com o Felipe com 40 dias) e a Giu (que amamentou a filha por quase dois anos). Elas identificaram que a Marina não pegava o lugar certo, só o bico, e por isso não saia nada.
Daí aprendi que a posição ideal para uma melhor amamentação é aquela em que o bebê abocanha toda aréola do seio da mamãe. A posição normalmente mais fácil de fazer isso é aquela em que o bebê fica barriga com barriga com a mamãe, em que a cabecinha fica acomodada na volta de dentro do cotovelo da mamãe, facilitando também o contato olho a olho de mãe e bebê. É muito importante observar a boquinha, tem que formar uma boquinha de peixe, lábio superior e inferior virados para cima, bem abertinhos. Veja bem que o lábio inferior é que faz todo o trabalho e fique de olho no maxilar, se está mexendo e se a gargantinha está engolindo.
Essas coisas são tão simples, mas nenhum médico nunca me orientou, sempre focaram que eu não tinha leite, e no caso do Pedro, como a pega estava errada, ele não sugava direito, machucava muito meu seio e meu leite não produzia. Acabei amamentando pouco ele e ele chegou a perder peso.

Também aprendi algumas dicas para saciar a fome:

A primeira é acordar o bebê antes, pois se o bebê já acorda berrando de fome acordará nervoso. Por isso, tente acordá-lo um pouco antes da hora limite (pediatras pedem que o recém-nascido não permaneça mais de 3 horas sem mamar) para que não chore de fome, dificultando a pega. O bebê estará mais calmo, abocanhará a aréola e nem mamãe e nem bebê ficarão estressados na hora da amamentação.

É importante também dar todo o leite de uma mama até esvaziar por completo para depois trocar. Um erro comum, que não sacia a fome do bebê é mudar de peito sem esvaziar o primeiro completamente. Fazendo isso, o bebê toma todo o leite anterior de um peito e do outro peito. Quem não fica de barriga cheia depois de beber um monte de água? Mas a fome aparece rapidinho e é por isso que o bebê que acabou de mamar os dois peitos acorda logo chorando de fome. Deixe o bebê esvaziar todo um peito para depois oferecer o outro, assim terá certeza que o bebê mamou o leite anterior e o posterior.

Então Gente! Essas são as coisinhas que aprendi nessa primeira semana de vida da minha Marina. Estou compartilhando porque muita mãe pode estar passando pelo mesmo problema.
Confesso que teve muito, muito choro, tristeza e que não foi fácil, mas também teve muito carinho, muita solidariedade das minhas amigas e vizinhas, muito amor da minha Mãe, que está comigo 24 horas, desde que a Marina nasceu e do meu marido que é maravilhoso, apaixonado, dedicado, e que tem tido muita paciência comigo nessa fase. Sem esses anjos eu não teria conseguido e tudo seria mãos difícil.

Sucesso na amamentação!!
Se esforce o quanto puder, dedique-se, mas de coração, não se cobre se não der certo!
Seja feliz! Procure seu pediatra e converse com ele sobre isso, com certeza encontrarão alternativas.
O mais importante é estar bem, sem culpas para curtir o melhor da maternidade.

Segue mais fotinhas da minha gordinha.

3 comentários:

Sabrina Nery Luz disse...

Mey quanta dica boa da amamentação! O leite "gordo" que realmente alimenta o bebê é justamente esse do finalzinho, vc está certinha! Eu aprendi que quanto mais o bebê suga, mais aumenta a produção do leite e assim fiz... Livre demanda até 13 meses! Espero que seu leite jorre e que Marina linda se esbalde com ele!!! Beijos cheios de carinho em vocês
Sabrina
www.jeitinhos.blogspot.com

Anônimo disse...

Mey...tá muito linda e gordinha, recompensa dos seus esforços!!!

Unknown disse...

Adorei as dicas e seu depô Mey!! Bjao