12 de out. de 2012

Preparar os seios para amamentar.



Oi Amigas gravidinhas!

Já falei aqui no blog outras vezes sobre a importância da amamentação, tanto para as mamães como principalmente para os bebês.
Confesso à vocês que mesmo sendo mamãe pela segunda vez esse assunto me preocupa, até porque do Pedro a minha experiência foi bem difícil. Eu ainda tenho dúvidas e inseguranças como toda gestante.

Recentemente falei sobre a preparação dos seios ainda na gestação. As dicas são unanimes em praticamente todos os sites:

- Banhos diários de sol nos mamilos (entre 8h e 10h da manhã).
- Não esfregar buchas vegetais. Vários sites indicam, mas não é aconselhável porque muitas mulheres exageram e causam fissuras. Assim, o que era para ajudar a deixar a pele mais resistente acaba machucando uma região tão sensível.
- Evitar passar hidratantes nos mamilos, porque ao contrário da técnica da bucha, afina ainda mais a pele e deixará vulnerável a rachadura.
- Fazer massagens nos mamilos com gase e água estimulando a formação do bico e enrijecendo a região.
- Passar pomadas a base de lanolina nos mamilos à partir do sexto mês de gestação e caso o seio rache, ela poderá ser utilizada depois das mamadas para auxiliar na cicatrização.

Confesso que dessas dicas eu tenho feito mesmo só as massagens nos mamilos (minha fisioterapeuta faz a cada sessão de drenagem), usando o Lansihon a base de lanolina e não estou passando creme nas aréolas. Os banhos de sol eu adoraria, mas não tive tempo.

Mas como mãe de segunda viagem eu digo uma coisa, que quem já amamentou sabe, nada adianta fazer se a pega do bebê na hora da mamada for errada. Se o bebê não posicionar bem a boca na hora de mamar as rachaduras são certas. Os meus seios racharam na amamentação do Pedro, e muito. Saia sangue, ficaram bastante machucados, tudo fruto da pega errada. Não foi fácil não, ele tinha muita fome, o meu leite era pouco, mas eu não desisti, fui no banco de leite da minha cidade, pedi ajuda e enquanto tive leite eu dei. Quanto as rachaduras, o que me salvou foi a pomada de lanolina, Lansihon.

Sei que no Brasil existem duas marcas de pomadas desse tipo, a Massê da Jhonsons & Jhonsons e a Lanidrat da Mantecorp, essas duas não testei, mas acredito que são de boa qualidade também. Entre todas a mais indicada pelos médicos é a HPA Lanolin da marca americana Lansinoh. Eu indico recorrer a um desses produtos desde a gestação.

Uma coisa importante é tomar cuidado com os bicos de silicone (desculpa quem gosta, mas sou extremamente contra por vários motivos, até mesmo o desconforto para o bebê mamar, a falta de contato com o bico, pra mim aquilo dificulta demais). As conchas de amamentação devem ser constantemente higienizadas e não devem ser usadas o tempo todo, pois é importante que os seios respirem. No caso das minhas rachaduras eu acho que o ambiente sempre úmido do excesso de utilização das conchas favoreceram a proliferação de fungos e pioraram as rachaduras.

Eu já garanti meu estoque de pomada, protetor de seio e já separei a minha concha de amamentação da primeira gravidez, mas o que não pode faltar mesmo é a vontade de amamentar, isso tenho de sobra. Estou confiante que dará super certo e apostando principalmente na minha paciência de mamãe pela segunda vez.

Quando tiver amamentando minha pititica compartilho com vocês minhas novas experiências e dicas fresquinhas do que deu certo no meu caso.
Beijos ansiosos pela chegada da Marina... faltam 10 dias!

4 comentários:

Danimi disse...

É isso mesmo, Mey! Assino em baixo de tudo que vc falou. Todos os cuidados e preparos estão na nossa mão, INCLUSIVE ensinar a pega correta para o bb na hora de mamar.

E tenho certeza q a Marina vai mamar muito. Pra ela e pro Pedro hhehehe ... A minha irmã, não amamentou a 1ª filha por muito tempo, mas o 2º foi até 3 anos (!!!).

Bjus e que Deus abençoe a chegada da Marina.

Chris Ferreira disse...

Super importante esses cuidados.
Amamentar é uma benção e prazeiroso, mas no início pode ser doloroso se não tivermos certos cuidados.
Parabéns pela postagem.
Beijinhos da Equipe Recanto.

Sammy Pacheco disse...

na minha primeira gravidez, eu usei a Lanidrat... foi ótima... não tive rachadura ou sangramento... é excelente.... recomendo...

Sammy Pacheco disse...

na minha primeira gravidez, usei a Lanidrat.. não tive rachaduras ou sangramento... é ótima... não precisa nem limpar na hora da amamentação, pois não faz mal ao bebê... recomendo...