2 de out. de 2012

Visitas na maternidade: sim ou não?


Olá Meninas!

O nascimento da Marina está chegando e tenho pensado bastante sobre as visitas na maternidade.
Quando eu ganhei o Pedro eu avisei para todo mundo que preferia receber visitas em casa. Eu era marinheira de primeira viagem e não sabia muito bem como seria o meu momento pós-parto, fiquei insegura de não dar atenção, de não estar bem.

Bem, posso dizer que foi uma medida acertada. Relembrando, eu tive o desafio de um monte de coisas novas, sentimentos, emoções do primeiro filho, dificuldades para amamentar e acho que ter apenas a família e íntimos por perto foi muito bom.

Nessa gestação eu pensei bastante nisso, eu até ensaiei fazer uma linda mesa de recepção para os visitantes e estimular as visitas ainda na maternidade, mas eu tenho voltado ao pensamento original. Acho que o tempo no hospital é tão curto e não é um lugar muito agradável para você receber visitas, a não ser de pessoas extremamente íntimas e família. É um momento muito vulnerável, muitas de nós acaba de passar por uma cesárea, que aqui no Brasil é bem comum, mas não deixa de ser uma intervenção complicada, tem o pós-anestésico, corte, pontos, inchaço e além da amamentação, que é um grande desafio. Hoje eu reflito que deve ser um momento mais reservado para a mamãe, o bebê, papai e familhares. As visitas de colegas e amigos não tão próximos a família são bem-vindas, mas devem ficar para um segundo momento, após a adaptação dos primeiros dias, em casa.

Assim, eu decidi que não quero receber visitas no hospital, a não ser por minha família (que incluo algumas amigas íntimas, que são mais que irmãs). Ficarei extremamente feliz de receber todas as minhas amigas, amigos, vizinhos e colegas de trabalho em casa. Será uma grande demostração de carinho, com certeza, e ficarei triste se isso não acontecer, viu?
Receberei cada visita com muita alegria e tenho certeza que estarei bem mais tranquila para dar atenção que cada um merece.

Para as minhas amigas gestantes, que pretendem receber visitas na maternidade, e aos visitantes, eu separei algumas dicas muito pertinentes que encontrei no blog Lookbebê o qual conheci essa semana e curti muito. Seguem as dicas:

Visitantes:

1. Evite passar perfumes e loções com cheiro forte antes de visitar o bebê. Alergias são desenvolvidas a partir do primeiro contato, seja inalado, ingerido ou simplesmente tocado.

2. Prepare-se para chegar no hospital e ter que esperar a mamãe sair do banho, esperar acabar a visita médica, ou amamentar o bebê. Vá sem pressa e sem compromissos em seguida. Você pode inclusive chegar e não encontrar o bebê no quarto. Paciência. Exames e banho fazem parte da rotina do bebê no hospital. Se não for demorar você pode esperar, ou vá no vidro do berçário dar uma espiadinha.

3. Lave as mãos ou passe álcool em gel assim que entrar no quarto, independente de pegar o bebê ou não, pois sempre rola um carinho na cabeça ou mãozinha.

4. Não peça para pegar o bebê; deixe que a família ofereça se se sentir a vontade.

5. Não espere chegar no quarto e achar o bebê acordado. Se estiver, ótimo, mas saiba que eles dormem a maior parte do tempo. Não, você não vai ficar lá esperando ele acordar.

6. Se for pegar o bebê, retire (ou já vá sem) colares, pulseiras, relógios e anéis volumosos. Você não vai querer deixar o bebê com a pele irritada, né? Peça uma fralda para colocar no colo.

7. A visita na maternidade não deve durar mais do que 15 ou no máximo 30 minutos, a não ser que você tenha MUITA intimidade e a mãe do bebê dê liberdade para tal.

8. Na hora em que a mamãe foi amamentar o bebê, saia do quarto e deixe que “eles se entendam” naquele momento só deles, a não ser que a mamãe esteja a vontade e peça para ficar ou se você puder ajudar. A amamentação é um processo em que a mamãe e o bebê tem que se adaptar e nem sempre é fácil; eles precisam de um ambiente silencioso e tranquilo.

9. Se quiser combinar de ir com uma amiga (que conheça a nova mamãe) tudo bem, mas não vá acompanhada de crianças e nem chegue com uma turma de 3, 4 pessoas ou mais.

10. Não peça mais lembrancinhas para levar para quem não estava lá. Elas são um mimo para quem se deu ao trabalho e fez a gentileza de visitar a mamãe e o bebê.

11. Evite fazer visita nas primeiras 12 horas após uma cesariana. A mamãe pode estar sonolenta por causa dos sedativos e anestesia, usando sonda e assim não pode levantar da cama e não pode ficar conversando para não ter gases.

12. Pergunte se pode, antes de, tirar fotos do bebê, e NUNCA use o flash. Pergunte também se ela pode ser publicada nas redes sociais, ou enviada para outros amigos. Alguns pais não gostam de exposição. Respeite!

5 comentários:

Ana disse...

Concordo completamente Mey! O nascimento do Felipe me deixou louca na maternidade! Era tanta gente que mais parecia uma festa! Eu odiei aquele tanto de gente, achei chato ter que ficar dando atenção, conversando, enquanto tudo que eu mais queria era paz naquele momento tão intímo e especial. Quando vi um dia vc comentando uma foto da Ju françoso no instagram e dizendo que queria fazer a mesa pensei comigo: gente a Mey tá muito animada !!! Pra chegada da Nina pedi educadamente pra receber as visitas em casa e de preferência depois de 15 dias! Foi tão melhor!!! Tive no hospital só minha familía, a família do Thiago e 3 amigas irmãs, que mais me ajudaram do que fizeram visita em si! Acho que ter essa Paz e tranqüilidade é essencial pra amamentação, que nos primeiros dias é quase que toda hora e tem a luta pra criança pegar o peito corretamente! Fico feliz com sua decisão! E logo irei conhecer mais essa fofura que será a Marina! Beijos!!!

Chris Ferreira disse...

Olá Mey,
Muito importantes essas dicas que você deu para quem vai visitar na maternidade, acho que elas valem inclusive para as visitas em casa.
Um beijo
Equipe Recanto

Maria Betânia de Amorim disse...

Hahaha excelente dicas, minha cunhada deveria ler...mas acho que receber em casa a visita seja bem melhor e agradavel para todos, privacidade é uma delicia principalmente neste momento. bjosss

Ana Masi - LookBebê disse...

Oiii Mey!!! Que surpresa boa a referência no seu texto. Sou a Aninha do LookBebê e vim aqui pq vi um comentário seu no Fala Mamãe. Vim xeretar. rsrsrs

A visita na maternidade é mesmo polêmica... eu tenho um outro post no blog, onde conto q sou super a favor, mas isso é muito pessoal. Acho q a mamãe tem q estar a vontade e disposta mesmo.
Como minha casa era longe e o hospital perto, pedi pra todo mundo ir logo na maternidade e em casa fiquei tranquila.
;)

bjossssssss

cristiane machado disse...

Oi Mey, bom esse processo de visitas pos parto eu tb pensei muito, nos meus 2 ultimos partos,e cheguei a mesma conclusão dos 2, preferi receber visitas no hospital, achei que la seria melhor por ter mais estrutura p meus bbs e eu, tudo no lugar, limpo, os bb no berçario a anoite ou seja ainda n estava tão cansada pq qdo voltamos pra casa vão se acumulando noites em claro e ficamos acabadas, e tb pq no hospital as visitas ficam menos tempo...
E deu certo, claro q recebi muitas outras em casa mas a reduzida em casa nos ajudou a ter mais tempo pra deitar, dormir etc..
bjinhos