5 de nov. de 2012

Soluços nos bebês


Oi Gente! Como estão passando?
Aqui em casa ainda estamos em fase de adaptação com a Marina ainda muito pequenininha. Muitos desafios comuns para esses 15 primeiros dias, mas nada fora do normal.

Uma coisa que tem acontecido com freqüência são os soluços, e como me preocupa, deve preocupar você também.
Os soluços normalmente aparecem pela imaturidade do sistema nervoso dos bebês que não controlam adequadamente o músculo diafragma (músculo envolvido na respiração, que separa o tórax do abdome).
É reconfortante saber que ao contrário do que imaginamos, o bebê não sente incômodo, nem dor.

Mas eu não agüento ver minha bebê soluçar, o que fazer?

No meu caso, eu coloco no peito para mamar e passa. Eu não tenho tolerância para ver soluçando sem fazer nada.
Há quem diga que, se o bebê sugar alguma coisa, os soluços melhoraram e aqui em casa é tiro e queda.
Não há problema em tentar esse método, que é inofensivo. Mas não experimente, nem deixe ninguém tentar outras "técnicas", como dar um susto no bebê e essas coisas, porque elas podem acabar machucando o seu filho.

Quais as possíveis causas dos soluços e o que fazer para "tentar" evitar?

- Posição da amamentação ou da mamadeira faz com que o bebê engula muito ar, possivelmente desencadeando soluços, por isso procure sempre posicioná-lo com a cabeça mais elevada.
- Não arrotar com frequência após as mamadas, principalmente para bebês que mamam na mamadeira. Nesse caso, é necessário ir fazendo alguns intervalos durante a mamada e ir colocando para arrotar.
- Bebês que têm refluxo gastroesofágico podem soluçar mais que os outros.
- Se ao amamentar o bebê a mamãe escutar um ruído quando a sucção iniciar, pode ser que o seu bebê esteja engolindo ar e, portanto, mais propenso a ter soluços. Neste caso, retire o bebê do peito e, ao recolocar, faça com que abocanhe a maior parte da aréola (parte mais escura do peito), evitando a entrada de ar.
- A mudança de temperatura corporal, como trocar o bebê em um ambiente mais frio, pode ocasionar o soluço também. Troque o bebê sempre em ambiente com temperatura agradável e sem correntes de ar. Outra coisa é observar a fralda molhada de xixi, que pode influenciar na queda de temperatura corporal e causar o soluço.

Bom, essas são dicas simples que aprendi lendo e perguntando ao pediatra da Marina e do Pedro. Espero que também ajude vocês!

Beijos, Mey

Nenhum comentário: