23 de jan. de 2013

3 meses do bebê: a consulta da Marina com Dr. Marco Sallum


Oi Gente!
Essa semana minha linda princesa completou 3 meses de vida.
Que benção meu Deus!

Fomos na consulta de 3 meses com o pediatra Dr. Marco Sallum. A novidade é que ela ganhou mais de um quilo em 35 dias, agora está pesando 6.458kg e medindo 63,5cm. Tamanho e peso de bebê de 4 meses e meio e se desenvolvendo super bem.
Isso me dá uma alegria, um orgulho, afinal ela mama só no peito. Depois de tanta dúvida, tanta dificuldade para amamentar eis a recompensa.

Como se aproxima a minha volta ao trabalho e quero fazer tudo com calma, introduziremos nesse mês os suquinhos e as papinhas de frutas. Tudo será feito de forma gradual e manterei a amamentação de leite materno até quando eu conseguir.

Na consulta o foco foi comportamento, nesse mês recebemos muitas orientações, já que levei para o Dr. Marco minhas queixas sobre o fato da Marina ficar muito no peito, do pai não conseguir ficar com ela no colo sem ela chorar, de final de semana eu não conseguir nem ir no banheiro e eu estar muito cansada. No fim de semana a babá tem folga, e além dela, a Marina só fica bem quer comigo e no colo ou peito. Enfim, o Dr. Marco concluiu que ela já está tendo comportamento de manha (que eu e a babá colocamos) e que é a hora certa de ensinar pra ela alguns limites:

- Colo do pai, só serve o colinho da mamãe: levei maior rala, pois a culpa dela não ficar no colo do pai é minha. Estou sempre interferindo, dizendo como ele deve ou não deve pegar, criticando e se chora eu corro e tomo do colo dele. O resultado é que ele ficou inseguro. A orientação é deixar ele se entenderem, deixar que pai e filha encontrem a melhor posição do colo, a forma de fazer dormir, de ninar. Se chorar, eles resolvem entre si, sem intromissão minha.

- Ficar no colo o tempo todo, só dorme no colo: muitas vezes por não suportar que nossos bebes chorem e por ser mais cômodo a gente acaba colocando algumas manhas, do tipo: "ela só dorme assim", "meu bebê só toma banho desse jeito"... E o resultado é mãe e pai estressado e no futuro uma criança sem limites. O pediatra orientou que a gente vá diminuindo esse colo, programando atividades no berço, no chiqueirinho, cadeirinha, tapetando de atividades e sempre que dormir coloca no berço, se acordar faz dormir e coloca dinovo até que os 5 minutos vai se tornando 10, 15, 30 e quando ver as sonecas já estão sendo feitas no local apropriado e o bebê não está tão no colo. Sabemos o quanto é desgastaste ficar o tempo todo balançando o bebê enquanto dorme. Agora imagina você fazendo isso com um bebê de 1 ano e 10, 12 quilos? Esse foi o pedido de reflexão do Dr. Marco, comece como quer terminar. Ensine limites e bons hábitos de sono, alimentação desde cedo.

- Dormir no quartinho: chegou a hora, passaram as fases criticas de cólicas, gases e o risco de engasgar é menor porque o bebê já vira sozinho. Então, ele pediu para eu colocar a Marina no quartinho dela. Tem três meses que ela dorme em um Moisés no carrinho no meu quarto. Vou tentar a partir dessa semana e conto pra vocês!

Enfim, aqui estão os pontos principais pontos, foi uma consulta de quase uma hora, um bate papo muito legal. A relação com o pediatra tem que ser assim, próxima, amigável e com liberdade e afinidade. Muito bom ter esse atendimento do Dr. Marco.

Abração para todas vocês! Vou ficando por aqui, dúvidas e comentários registre aqui que eu respondo aqui mesmo.

Olha a pequena na consulta... Fofa da mamãe! Esse é o Dr. Marco Sallum.








4 comentários:

Unknown disse...

Mey, amei esse post. Semana que vem é a vez da Luiza com os 3 meses. Adorei a novidade do suco....depois conta mesmo como foi. Boa sorte nessa nova fase....beijocas!!!!

Unknown disse...

Mey, amei esse post. Semana que vem é a vez da Luiza com os 3 meses. Adorei a novidade do suco....depois conta mesmo como foi. Boa sorte nessa nova fase....beijocas!!!!

Unknown disse...

Adorei esse post! Bjs

Unknown disse...

Muito bom esse post. Bjs