25 de mar. de 2013

Minhas idéias para quarto de brinquedo


Oi Amigas!
Socorro!!! Com dois filhos não tem jeito, minha casa parece uma grande brinquedoteca. Quem tem criança em casa sabe que elas precisam de espaço para brincar e acabam espalhando brinquedos para todo lado.

Aqui em casa não é diferente não. E com a chegada da Marina, é carrinho de bebê, cercadinho, cadeirão de alimentação, cadeirinha vibratória, bebê conforto e junta com os brinquedos do Pedro.
Ai, onde olho tem uma coisa fora do lugar.
Antes eu incomodava mais, queria tudo certinho no lugar, mas agora eu vejo que além de inevitável e passageiro é gostoso e faz parte da alegria de ter filhos. Crianças enchem a casa de cor, de risos e os brinquedos são um plus (risos).

Mas tem horas que a casa fica pequena para tanto brinquedo, não é mesmo? Especialmente depois do aniversário de um ano do Pedro, eu comecei a não ter mais espaço para guardá-los. Daí uns eu doei, outros levei para minha mãe, mas foi na ultima reforma lá em casa que tive a ideia de ter um lugar só para eles brincarem. Na época ainda não tinha a Marina, mas já imaginava nossa casa com mais um. Foi então que transformei uma enorme e inútil sacada que ficava nos dois quartos dos fundos em um grande quarto de brinquedo.

O projeto foi brilhantemente pensado e executado por minha Cunhada, Cumadre e super Arquiteta Rosana Gomes (34-9971-4775). Ela é mágica!!! Conseguiu um resultado maravilhoso, transformou a sacada em um quarto anexo aos quartos das crianças, não alterando a arquitetura da casa e sem ficar com ar de "puxadinho". Alias, quem não conhecia minha casa é capaz de jurar que sempre foi assim.
Agora os dois quartos, os das crianças, dão para o quarto de brinquedo compartilhado. E o melhor, a medida que vão crescendo esse espaço pode ir se transformando em quarto de jogos, estudos, sala de TV ou até mesmo separar e virar uma extensão do quarto de cada um. Fiquei muito feliz com o resultado! Todos os dias depois da aula a família toda vai pra lá brincar juntos. O Pedro ama e tenho certeza que a Marina e ele vão curtir muito quando ela tiver maiorzinha.

Agora meu desafio é arrumar, dar um toque mais organizado, separar brinquedos, fazer tags para cada caixa informando o que tem, colocar um pouco de cor nas paredes, um painel no fundo da TV, uma bancada de estudos e quero fazer uma parede para desenharem com gis.
Já comecei a organizar. Instalamos essas prateleiras que compramos na Leroy, conseguimos esses engradados de frutas, que vendem no Ceasa e comprei umas caixas. São muitos brinquedos e olha que a Marina nem começou a juntar os dela. Por falta da separação, que está pendente, ainda está super bagunçado, mas pretendo deixar o mais facilitado possível para as brincadeiras rolarem soltas.

Por falar nisso, tenho algumas dicas minhas para inspirar você a separar um cantinho da casa para brincarem:

- Separe os brinquedos por tipo, faixa etária e sexo em caixas organizadoras. Nelas escreva por fora ou sinalize com desenho o que tem dentro.
- Deixe tudo que for de maior interesse no alcance das mãozinhas dos pequenos. Aqui em casa ainda não finalizei isso, as caixas ainda estão todas misturadas e quem guarda (marido, funcionária e até eu) contribui para desorganizar, colocando tudo em qualquer lugar.
- Tenha uma mesinha com papel, gis de cera e canetinhas para colorir e massinhas para modelar. Legal também é imprimir desenhos prontos, eles amam colorir.
- Tapetes EVA para os pequeninos arrastarem e com números e letras para os maiorzinhos treinarem o aprendizado.
- Invista em jogos: quebra cabeças para a idade de cada criança, pecinhas de montar, jogos de memória, Lego.
- Se você tiver espaço, como no meu asp, coloque tocas com bolinhas, desde pequenininho o Pedro ama.
- Instale TV e DVD para passar filminho, eles se divertem.
- Cuidado com a segurança, pois esse é um ambiente deles. Tampe as tomadas, se tiver bebê, guarde as peças pequenas, que podem ser engolidas em lugares fora do alcance. E coloque telas nas janelas se for sobrado ou apartamento.
- Quanto mais colorido melhor. Invista em almofadas, paredes coloridas.

Vou postar aqui como está o quarto de brinquedo lá de casa e assim que eu concluir, eu coloco fotos de como ficou.
Também peguei algumas fotos de brinquedotecas no Google, tem muita coisa legal!

Bom Meninas, por hoje é isso!
Se tiver dicas para melhorar o quartinho dos meninos, registre em comentários.

Beijos, Mey

























Um comentário:

Thaís Laly Frota disse...

Adorei... Sua brinqueoteca eh linda! Ate eu quero brincar ai! Rs.... Blog lindo, adorei... Bjs (maejovem.blogspot.com.br)