23 de mar. de 2013

Usar ou não a cinta no pós-parto?


Oi Futuras Mamães!
Esse post vai com carinho para vocês. Muitas de nós, ao ganhamos bebê, sentimos a cobrança de voltar ao corpo de antes da gravidez logo de imediato. Eu passei por isso nas duas gestações. É cobrança da mídia, que impõe padrões fora do real, da família, mas principalmente nosso mesmo.

Uma das dúvidas que temos é quanto a usar ou não a cinta compressora logo após o parto. Depois de dois filhos a minha humilde opinião é não usar de imediato.
Não acho necessário colocar no hospital, nem nos primeiros dias. Muito sofrimento para uma época que já temos preocupações demais, como adaptação com o bebê, amamentação, noites mal-dormidas, cólicas...
Um dos principais motivos que eu não recomendo usar é que, em geral, apertam muito, a gente está com pontos, inchada. Eu até chorava para colocar. Usei do meu primeiro filho e do segundo não. Não vi diferença nenhuma a não ser o sofrimento daquela cinta apertada e quente me sufocando. A minha ginecologista recomenda colocar depois de tirar os pontos. No meu primeiro filho prejudicou a cicatrização dos pontos, que inflamaram porque a cinta não deixava o corte respirar.

O que recomendo para voltar ao corpo (estou com 5 meses pós parto e já voltei praticamente tudo), é curtir os 30 primeiros dias sem pensar nisso, amamentar muito, alimentar sem exagero, ter um acompanhamento de uma nutricionista para uma dieta balanceada para essa fase, beber muito liquido (água, chá, sucos naturais de baixas calorias), dormir quando o bebê dormir e não esquentar com isso. Após 30 dias inicie exercícios aeróbicos moderados, sem exageros e vai aumentando conforme seu corpo adaptar, observando a produção de leite. Dê tempo pra você, curta o momento, vai ter tempo pra tudo, não faça nada radical demais.

O importante para voltar ao corpo é basicamente não comer mais do que seu corpo precisa, por isso a dieta orientada é maior fator de sucesso que uma simples cinta. A cinta é legal para dar sustentação ao abdômen, mas só recomendo após uns 15 dias e quando tirar os pontos. Eu usava pra sair, para dar uma amenizada na barriga, mas não fui a ferro e fogo.

Bom, espero ter compartilhado minha experiência e que elas tragam uma reflexão para vocês.

Beijos, Mey

Um comentário:

Barbara disse...

Oi Mey aqui e a Bárbara da Clinica de Vacinas, eu estava super na dúvida se ia usar cinta ou não!!!Adorei a sua dica.Obrigada, Bjosss