4 de mai. de 2008

Cuidados especiais com o corpo na gravidez.


Gentemmm nem te conto do susto que tomei essa semana passada... na quarta tive consulta de rotina e é dia de pesar... affff.... Daí, a balança da minha obstreta estava errada e ela me disse que eu tinha engordado 6 quilos em 20 dias... eu pedi pra ela confirmar e ela pesou dinovo e garantiu que a balança não estava errada. Nossa!!! Fiquei louca, super triste comigo e sem entender nada, porque apesar das minhas escapadinhas ( hehehehe) eu não tinha comido tanto... Daí, pesei em cinco balanças profissionais diferentes e fui na balança da nutricionista... até que enfim 61 quilos e meio. Amém!!! Até que enfim tudo não passou de um engano!!!

Isso siginica que até agora eu engordei exatos 5 quilos e 400 gramas, estou muito feliz porque significa que vou chegar tranquila no final, sem ficar muito pesada, com saúde e mais disposição.

É claro que isso não é o mais importante, o melhor é o bem estar e saúde do meu bebê, mas fiquei aliviada de estar cumprindo o que planejei em relação ao peso.

Por falar nisso, como prometi, estou fazendo as caminhadas quase todos os dias 45 minutos, 4 km.... hehehehe! Vitória, porque era muito díficil arrumar tempo, mas foi uma questão de organização mesmo. Esse sustinho me deu uma injeção de ânimo para que eu me cuide mais...


Por isso, separei algumas dicas para atividade físicas para gestantes:
- Exercite-se pelo menos 3x por semana;
- Comece devagar e avance gradualmente no programa, sempre que possível com o acompanhamento de um profissional;
- Pare os exercícios e consulte o seu médico, se sintomas incomuns aparecerem, como dores, tontura etc;
- Não prenda a respiração durante os exercícios;
- Use roupas adequadas, que não apertem a barriga e outras que reforcem os seios;
- Em clima quente, exercite-se em horários mais frescos;
- Beba muita água;
- Não deite sobre a sua barriga após os três primeiros meses;
- Não faça exercícios de alto impacto;
- Cuidado com a intensidade dos exercícios. Ouça o seu corpo, obedeça seu rítmo.
- Retorne gradativamente a sua rotina de exercícios, um mês após o parto;
- ... e uma dica minha, faça o que te dê prazer....


Veja algumas modalidades recomendadas:

Caminhadas
Caminhar é sempre saudável e revigorante e, com passadas firmes e regulares, os benefícios para você e seu bebê serão muitos e imensos! Fique atenta à sua postura e respiração: com caminhadas, você pode desenvolver uma boa resistência aeróbica, isto é, um bom equilíbrio entre o consumo e a absorção de oxigênio em seu organismo. Observe bem o tipo de calçado utilizado (tênis baixo, de preferência) e olhe sempre por onde anda para não cair, tropeçando em pedras, buracos ou desníveis do calçamento. que a caminhada seja eficiente, caminhe três vezes por semana em dias intercalados e por um período de 30 minutos no mínimo, mas não o faça logo após as refeições e nem se exceda se estiver fazendo muito calor.



Hidroginástica
Também é muito bom e gostoso. O corpo na água torna-se mais leve, ficando livre dos impactos e da força da gravidade. É um excelente exercício para desenvolver o tônus muscular e há academias que realizam este trabalho com gestantes.



Natação
Nade fazendo atividades simples na água, não utilize o estilo borboleta, não dê mergulhos da borda da piscina e muito menos do trampolim.Se você já realiza esta atividade há algum tempo, tenha cuidado: faça tudo com moderação!


Yoga
O Yoga trará grandes benefícios durante a gravidez auxiliando-a a sentir-se e ao seu bebê de uma forma mais profunda, criando espaço e tempo para integrar todo o processo de mudança que está acontecendo. Assim, gradualmente, você vai se ajustando e percebendo as suas novas prioridades e seu novo estilo de vida.


Enfim... não faltam oportunidades!!! Vamos lá!!!

Nenhum comentário: