9 de ago. de 2008

Comentários desagradáveis na gravidez!

O que não dizer a uma grávida!!!


Pois é amigas, quero compartilhar com vocês o que aprendi na minha gravidez sobre o que não se deve dizer, nem perguntar a uma mulher em estado interessante.

Francamente!!! Quanta bobagem a gente escuta nos nove meses. Não é mole não!!!


Para você que ainda não passou por essa experiência maravilhosa de mudança 100%, ou passou e se esqueceu o quanto sensivéis ficamos, aqui vão algumas dicas interessantes (de etiqueta) para se conter e não falar bobagem a uma grávida:


  • Quando uma amiga te contar que ficou grávida, cumprimente-a pela felicidade de ser mãe e esqueça completamente aqueles comentários indesejáveis: -"Agora sua vida vai mudar completamente, você vai ver!" Parece praga e tem aquele sentido perjorativo do tipo: -" meus pesames Querida, sua vida acabou...". "Você nunca mais vai dormir uma noite inteira, sua vida será inteira de preocupações." - "Durma bastante agora, porque depois o neném chora a noite toda." ... e assim vai...
Ter um filho é a melhor coisa do mundo e milhões de mulheres buscam por isso sem sucesso. Não é momento para nada negativo.
  • Contar estórias de aborto, de complicações na gravidez para uma grávida é o fim, nada de contos trágicos. Grávidas são extremamente impressionadas.
  • Não compare sua gravidez com a da sua amiga, cada pessoa é diferente da outra, por isso cada gravidez e diferente também, sintomas e percepções incluem nessa lista.
  • Se sua amiga é solteira... guarde sua curiosidade, nada de perguntar quem é o pai, o que a família achou, como ela vai fazer.. essa coisas. Dê simplesmente seu apoio!
  • Nada de perguntar para a grávida quantos quilos ela engordou até agora. Isso é proibido em qualquer situação, ainda mais na gravidez. Nada daqueles comentários e perguntas desagradáveis do tipo: -"Nossa!! Você já engordou bastante, né!!" -"Quantos quilos engordou nesse último mês" - "Você inchou bastante! Seu nariz está diferente!" -"Que barriga é essa, parece que engoliu uma melacia!" - São dois bebês, porque sua barriga é enorme."
Gente!!! Eu não engordei tanto na gravidez, e tinha sempre uma pessoa ou mais de uma por dia que vinha com um desses desagradáveis comentários. Eu detestava isso, e acredito que nenhuma mulher nessa situação goste. Porque sentimos que as pessoas cobram que a gente tenha o mesmo corpo de quando não estava grávida. Isso é impossível!!!
  • Pele é outro fator problema: Gravidez geralmente deixa a pele alterada, pode dar espinhas, a pele fica mais oleosa, e tem pessoas que chegam a manchar (melasma). Genteeeee!!!! A pessoa sabe se ela está com espinhas, com manchas ou não. Não precisa lembrá-la com comentários do tipo: -"Nossa quanta espinha te deu na gravidez." -"Parece que sua pele manchou." Isso mata qualquer uma de raiva.
  • Não faça comparações de uma grávida para outra. Tem gente que gosta de comparar tamanho e barriga, o quanto uma engordou ou não, se enjôa ou não... Como eu disse cada pessoa é de um jeito e as percepções são únicas também.
  • Não critique o nome do bebê escolhido pela família, guarde pra você sua opinião, e coloque o nome que gosta no seu filho ou filha, nada de criticar ou achar estranho, "diferente" o nome do filho da amiga. Nome é uma coisa muito particular.
  • ... e por último, esqueça os apelidos carinhosos nessa fase, nada de chamar a sua amiga daqueles codinomes infelizes como: Gordinha, Barrigudinha, Pancinha, Mulher melancia... É o fim...
Enfim, são essas coisas por agora, a medida que for escutando outras bobagens eu posto mais aqui e atualizo.

4 comentários:

Driii Borges disse...

Raxei aki amiga de tanto rir...Ninguém merece mesmo!!!!!!!!!!!
TEnho antipatia destes comentários tb, se não têm algo bom para falar fica calado não é mesmo?! Isto vale para todas situações...não só para as mamães.Parabéns!!!!!!!!
Beijossssssssssssssssssss minha loura linda!

Unknown disse...

Acho que essa foi uma das maiores contribuições do seu Blog amiga. Tenho certeza que vc será citada por outras gestantes... Fala com o Pedro que estamos de torcida organizada para recebê-lo em festa! Bejim. Carol

Unknown disse...

Sou irmã da Elisandra, ela te escreveu através do meu orkut, pois não tem um ainda... Daí passei por aqui, e simplismente amei!!! Essas dicas eu deveria ter colocado no perfil de entrada para ver se freiava a boca de certas pessoas... rs... até hoje me lembro do que escutei por estar grávida... Muito desagradável.

Parabéns pelo blog, pelo bb que está chegando, e pelo amor que vcs terão em recebê-lo. Com certeza já é um espírito abençoado, por nascer num lar de pessoas conscientes do que é ser pai e mãe. bjs

Maria Betânia de Amorim disse...

Olá Mey, obrigada! Seremos sim grandes amigas! Mostrei ao meu marido ele ficou muito feliz...
Hoje li a história emincionante de como conhecestes teu pai, li também a resenha "O que não dizer a uma grávida" achei perfeito o tópico, gostaria muito de poder colocá-la no meu Blog, seria perfeito que algumas pessoas que persistem em dizer as mesmas coisas para mim, inclusive histórias ruins lessem, então, você permite? e eu posso colocar o nome da autora?
KKKKKKKKK

Beijão,
Betânia.