4 de set. de 2009

Visita de 1 aninho ao médico...

Semana passada fizemos a consulta de 1 aninho do Pedro.
Graças à Deus o Pedro tá ótimo!!! Pesando quase 11 quilos, medindo 79cm - é um meninão mesmo, mas segundo as estatísticas não é gordo, é grande!!! O Dr. Marco Sallum fica o tempo todo falando o quanto ele é lindo, esperto...forte. Eu fico cheia de orgulho.


A consulta foi tranquila. Nada de muito novo. A alimentação já tinha sido adequada na consulta de 9 meses, desde então o Pedro já comia a comida da casa amassada com carne mais cozidinha, bastante caldinho de feijão e legumes extras. Ele tem um pouco de dificuldade de engolir comida que não seja muito amassada, isso foi até pauta da consulta. Mas eu nunca bati comida no liquidificador pra ele, do contrário nem amassada hoje ele comeria. Sobre isso o Dr. Marco falou para ir tentando e não voltar atrás, que cada dia amassar menos a comida para forçá-lo a mastigar. Estamos tentando, sem forçar, na amizade mesmo, vamos brincando e ele vai comendo.


De novidade mesmo ele mudou o leite de Aptamil 2 para Ninho +1 que ele adaptou já perfeitameite. A minha queixa para o médico é que o Pedro mama muito, se faço uma mamadeira de 250ml ele mama toda, e olha que preparo com Mucilon arroz e aveia. O Dr. Marco me alertou para eu colocar o pé no freio com o leite agora, do contrário podemos ter problemas com obesidade mais pra frente. Ele me disse que agora o Pedro passa para uma fase que chama-se pré-escolar, deixando a fase de lactante. O que significa que deve mamar no máximo duas mamadeiras por dia, hoje damos três, e ele ainda janta, come fruta, toma suco... É uma ferinha!!!
Então de prática, tenho que diminuir o leite, tomar cuidado com o Mucilon caso ele comece a ganhar muito peso. Como dieta está liberado tudo, com moderação.


Aqui em casa sou rígida com alimentação, as comidas "diversão": sobremesas por exemplo - só dou se ele comer bem, caso contrário sem sobremesa. Se não almoçar na hora marcada - 11h30 - eu não estresso não. Tenho novamente em um segundo tempo tipo 12h30, se não comer, tem que esperar a próxima refeição às 15h, isso é lei aqui em casa. Na janta sou mais flexível se ele tiver comido bem durante o dia.


Conheça um pouco sobre a alimentação atual do Pedro:
7h: 200l de leite Ninho +1 com duas colheres de sopa de Mucilon arroz e aveia.
9h: banana amassadinha com mamão ou pera e toma suco natural de fruta.
11h30: Almoço + sobremesa: danoninho, fruta ou gelatina (se comer bem)
15h: Café da tarde: vitamina toda fruta com farinha lactea, ou fruta com farinha lactea
16h30: Suquinho de fruta natural
18h: Jantar: geralmente mesma coisa do almoço, menos ovo + fruta de sobremesa.
20h30: 200ml de leite Ninho +1 com duas colheres de sopa de Mucilon arroz e aveia.


Ele faz essa dieta desde os 9 meses quando dimunuímos as mamadeiras.
Durante o dia ele toma muita água e tira duas sonecas das 9h30 às 11h e das 13h às 15h - isso já virou rotina pra ele. Nos intervalos é horário de brincar e no finzinho do dia, se o tempo estiver bom vale um passeio de motoca para tomar um solzinho.


Como trabalho fora, deixo tudo isso anotado em uma tabela de atividades para a babá. Isso a orienta e me dá segurança que as coisas estão sendo feitas como acredito que tem que ser. Desde que voltei a trabalhar tem sido assim e dá muito certo.
Bom, é isso! Agradeço imensamente à Deus pela saúde do meu filho. Serei eternamente grata por isso. beijos Mey

4 comentários:

Carol disse...

Mey,
Parabéns! Amei a rotina da alimentação do Pedro. Maravilhosa!
Ele tá lindo e saudável. E o pediatra do Paulo Neto é também o Dr. Marco Sallum e eu tô adorando o jeitão dele!
Mey, é isso aí! Amei as dicas e vou rever agora alimentação do Paulo Neto.
Bjos de carol Siqueira.
pensopauloneto.blogspot.com

Mey disse...

Que legal que gostou amiga, quis compartilhar porque muita gente me pergunta isso aqui no blog. O Dr. Marco é realmente muito legal, ele é um médico parceiro, indico de olhos fechado. E aí? Que dia vamos encontrar? Tá corrida? beijos Mey

Diana Make Up disse...

Oi mey tbm adorei.... vou copiar...kkkkkkkkkkk
a Victória ta com 4 meses, e ela ja toma ninho com mucilon ser´q tem problema?
tava ficando mto pesado o NAN nao tavamos ddando conta... pretendo com 9 meses fazer assim q nem vc...
mas ele ja bebe mta agua... tem horas q me assusto com o tanto de agua q ela toma...

mas ela eh uma menininha mto saudavel...

adoro vc como mae.... vc eh expert em ser mamae.....

bjos

Cintia Listenbee disse...

Também gostei de ler sobre a rotina de alimentação do Pedro. O meu bb está com 4 meses e continuo vindo aqui pra ler suas dicas. Deus abençoe, e obrigada por continuar escrevendo no seu blog!