27 de nov. de 2009

Deixem seus filhos se sujarem Mamães!!!

Você tem exagerado na limpeza do seu filho?


É bom dosar essa atitude.
Uma pesquisa na área de saúde sustenta que um pouco de sujeira pode fazer bem a meninos e meninas. Médicos americanos defendem que a sujeira força o organismo a ficar em alerta. É normal que a criança, a partir de uma certa idade, leve tudo à boca, se esbalde na brincadeira. Os pais ficam apavorados, mas os médicos americanos dizem que limpeza em excesso não é tão bom assim não.

Essa paranoia dos pais precisa ser deixada de lado. O estudo mostra que o excesso de limpeza impede a capacidade da pele de reagir de forma adequada às inflamações.

Pelo menos foi isso que os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, constataram. Eles descobriram que as bactérias normais, que vivem na superfície da pele quando as crianças estão com a mão toda lambuzada de sujeira, forçam o organismo a ficar em estado de alerta.

Elas desencadeiam um processo de proteção contra inflamações graves, daquelas que se formam depois de um machucado. Os cientistas dizem que esses germes em quantidade normal são bons para o corpo, porque criam anticorpos e aumentam a imunidade.

Além disso, a descoberta reforça a hipótese de que o excesso de limpeza levaria a uma maior incidência de alergias. Isso porque como o corpo não se acostuma a combater os germes, ele acaba se tornando hiper sensível a determinadas substâncias.

Essa reportagem foi destaque no Jornal Hoje da Globo dessa semana e achei super interessante. Minha Mãe sempre me falava isso, como enfermeira ela me orienta que criança com excesso de zelo, cuidados exagerados adoecem mais que crianças que brincam livremente, correm, caem, levantam, sujam, colocam a mão na boca, tem contato com a natureza, terra, plantas, comem coisas diferente. E eu sempre segui os conselhos dela, o Pedro é um "indiozinho". Eu deixo ele fazer de quase tudo, aqui em casa não tem lugar que ele não tenha explorado, na chácara da minha sogra deixo ele caminhar na terra, jogar pra cima, correr atrás de coelho, galinhas. Ele fica o dia todo de fralda lá e quase sempre descalso. Sem contar que ele toma água só se for gelada (preferência dele), experimenta de tudo de comer e sempre deixo ele nadar em água fria, até no rio ele já nadou.
Acho importante que ele experimente a vida, que ele tenha percepções próprias. Só controlo doces e refrigerantes, que não abro guarda. O resto sempre deixo ele provar um pouquinho.

Por isso amigas, como diz uma famosa campanha publicitária:

"Deixem seus filhos sujarem Mamães!!!"
Estimulem-os a explorarem o mundo!

beijinhos, Mey

2 comentários:

Unknown disse...

OI Mey!!! Que saudades de vocês!!! passei aqui pra ver o tanto que o Pedro tava gostoso!!!!!! Como cresceu!!!! Um grande beijo pra vocês e fiquem com Deus.. Karine (mãe do Matheus)

Giovana disse...

Ola Mey, sou da mesmo opiniao que voce, meu Pedro tambem é um indiozinho, nesse feriado de carnaval, preferimos ir pro sitio dos meus pais justamente por isso, lá ele fica muito a vontade, de pé no chao, pisa na grama, anda a cavalo, enfim, ate a mao pro boi lamber ele deu e se me importei??? Nem liguei!!!

Bjss