9 de fev. de 2010

Banho no bebê - Como fazer a coisa certa.

Olá Meninas!!!
Estou com um monte de amigas grávidas e algumas com bebezinhos bem novinhos (glória à Deus!!!). Por isso tenho conversado mais sobre recém nascidos e me deu vontade de postar sobre algumas coisas que são fundamentais saber antes mesmo até de se preparar para ser mamãe. Como dar o banho de forma certa e segura. Eu tive muito medo de dar banho no Pedro quando ele nasceu. Por falta de ter me preparado fui dar o primeiro banho nele com mais de 20 dias de nascido. Eu tinha medo de não fazer a coisa certa, de machucar ele. Daí o LC (meu marido) que dava junto com minha Mãe.
Lendo sobre isso na net, achei dicas no hot site da Huggies, que aliás recomendo para todas as mamães lerem, é bem instrutivo e conhece bem nossos desafios.

Vai ai 6 principais passos para dar banho no bebê recém nascido:


Passo 1: prepare a banheira: encha-a com cerca de 5 a 7 cm de água, quantidade suficiente para alcançar o início do umbigo do bebê. Coloqueto cotovelo ou a pele do antebraço na água para se certificar de que a temperatura está morna e não quente. 

Passo 2: tire a roupa do bebê e limpe o bumbum com algodão umedecido em água morna


Passo 3: passe a sua mão esquerda por trás das costas do bebê, fechando a sua mão embaixo do braço esquerdo dele. Segure o bumbum e a coxa com a mão direita e coloque-o lentamente na banheira.





Passo 4: Use a mão direita para ensaboá-lo, enquanto a esquerda continua segurando-o. Passe a sua mão direita molhada no rosto do bebê. Jogue um pouco de água nos cabelos e lave-o com o sabonete neutro. Penda a cabeça dele para trás e enxágue o cabelo.


Passo 5: ensaboe o pescoço, as axilas, o peito, a barriga, os órgãos genitais e as pernas. Não se esqueça da parte de trás das orelhas, do coto ou do umbigo e do espacinho entre os dedos (mãos e pés).


Passo 6: com a mão direita, vire o bebê, deixando o peito dele apoiado no seu braço esquerdo. Lave as costas, as pernas e as solas dos pés. Por último, limpe o bumbum. Tire o bebê da água e enxugue-o bem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá!Add blog no meu:-)
tô na 39°semana, me preparando, ou tentando, pra um bom parto normal.AMei seu blog e vou virar visitante tah bem? Bjs, Cele.

Anônimo disse...

Oi Mey!Tô aqui lendo suas dicas de mäe:-) a gente vai usar o Tommi Tub pra banhar nossa gatinha, vc tem experiência com o baldinho?Qualquer dica passa pra gente tah!:-)Bjs,Cele

Anônimo disse...

Oi Cele,
atendendo a pedidos postei uma matéria sobre o Tommi Tub para você.
Dá uma olhada!!!!
beijos Mey