24 de jun. de 2010

Tirar a fralda é um processo lento

Oi Meninas!!!
Comecei hoje o processo para retirar as fraldinhas do Pedro durante o dia. Já estou vendo que é um processo lento, lento... e que requer muita paciência. Porque toda mudança de rotina deve ser devagar para que nossos bebês acostumem com a novidade.
Hoje foi o primeiro dia. Ele fez muito xixi na calça. Estamos a todo momento levando ele pra fazer, mas até agora ele não fez nenhuma vez nesses momentos. Mas estamos tranquilos, a Daísa (babá) tem ajudado muito, tendo paciência e implementando o combinado.

Dei mais umas "andadinhas" pela internet e achei uma matéria legal sobre a hora certa e método para tirar a fralda no site da Crescer. Confira:

Para quem não vê a hora de tirar a fralda do bebê, cientistas norte-americanos recomendam paciência. De acordo com estudo publicado no Jornal de Urologia Pediátrica o momento ideal para começar o treinamento acontece entre os 24 e 32 meses. Segundo os estudiosos, o período seria ainda mais importante do que o método utilizado. A pesquisa também sugere que crianças que começam o treinamento depois dos 32 meses tem mais chances de apresentar problemas de incontinência urinária como xixi na cama e nas calças.

A recomendação dos pediatras brasileiros é semelhante. “É por volta dessa idade que as crianças começam a sinalizar que querem fazer xixi ou coco, um dos indícios de que chegou a hora de iniciar o processo”, diz o pediatra neonatologista Fernando Lamano Ferreira, da maternidade Pró Matre Paulista. Ele ressalta, ainda, que o treinamento deve ser individualizado. “Algumas crianças já se mostram incomodadas com a fralda com 2 anos, enquanto outras levam mais tempo”, diz. O risco de desfraldar a criança antes de ela estar preparada, segundo o especialista, é que os pais vão ter mais trabalho. O treinamento, que leva de 4 a 5 meses, poderia levar, então, o dobro do tempo. Se você acha que o seu filho já está pronto, veja as nossas dicas para começar o treinamento.

1 – Observe
A criança que já sabe andar bem equilibrada e consegue identificar objetos começa a dar sinais de que chegou a hora. Outro sinal é quando ela demonstra incômodo com o uso da fralda. Isso costuma acontecer a partir de 1 ano e meio, e o treinamento pode ser iniciado. Ela vai aprender a controlar a saída de xixi e cocô em pouco tempo.

Dica: inicie o processo no verão porque a criança transpira mais, faz menos xixi e não veste tanta roupa como no inverno.

2 – O que é o que é?
Conhecer os nomes dos objetos, como banheiro e papel higiênico, e explorar o ambiente facilita a vida de quem começou a dar os primeiros passos rumo a uma vida sem fraldas. Ensine tudo: sentar no vaso, puxar a descarga, lavar as mãos. Esse período de reconhecimento dura, em média, dois meses.
Dica: deixe que ela escolha o vaso (com o redutor), como os pais fazem, ou o penico, que deve ficar sempre no banheiro.

3 – Treinamento diário
O treinamento vai exigir muita paciência e determinação dos pais e de quem mais cuidar da criança. Ensine-a chamar alguém sempre que precisar ir ao toalete, deixe que fique sentada no vaso se tiver vontade. Nunca obrigue nem tenha pressa. Respire fundo e tente outras vezes no mesmo dia. E jamais brigue se não der certo.

Dica: abra a torneira, massageie a barriga e diga que finalmente ela vai ser “gente grande”. Esse argumento funciona bem.

4 – Enfim, a retirada
Quando a criança já consegue dizer quando tem vontade de ir ao banheiro, a fralda da manhã pode ser retirada. Comece o treino para a noite. Se for preciso, acorde-a durante a noite para que a cama não fique molhada. Até 4 anos, a maioria das crianças abandona as fraldas em definitivo. O tempo dessa independência pode variar de acordo com o histórico familiar, o tempo de dedicação ao treinamento e o desenvolvimento fisiológico (controle do esfíncter) e emocional da criança. Se persistir, peça a avaliação de um especialista, como o urologista ou nefrologista.

Dica: paciência, paciência e mais paciência.

5 comentários:

Giovana disse...

Mey, to tão ocupada e tão anciosa que não tenho tempo para pesquisar mais sobre esse assunto. Você está sendo uma mão na roda..rs..Acho que não é seu caso, mas sabe me dizer quando inicio a retirada de fralda do meu filho já que ele tem 1 ano e 8 meses e em Agosto nasce o irmãozinho dele? Será que dou conta começando agora, será que não será muito tarde iniciar depois da chegada de outro bebê?..e agora?...
obrigada pela atenção..
Giovana

Mey disse...

Giovana, espero que possa ajudar porque estou vivendo essa fase de tirar as fraldas.
A primeira coisa que tenho a te dizer é que não é fácil não, estamos tentando mas o Pedro é resistente a fazer xixi ainda, tentamos, mas ele não faz quando levamos ele, só tem feito na calça. Mas a minha dica é paciência. Pelo o que pesquisei a partir de 1 ano e meio vc já pode iniciar o processo de ensino, mas é com 2 anos que eles tem maturidade suficiente para aprender mesmo. O fato de vc estar grávida vai demandar mais paciência ainda porque ele já está tendo que lidar com essa mudança do irmãozinho. Não faça isso sozinha, peça direcionento de Deus para esse momento. Vou postando aqui minhas experiências e vc as suas. Ok? beijos Mey

Catia & Gabriel disse...

oi Mey, tudo bem?
não sei se você conhece, mas há uma fralda de treinamento, com laterais de elástico (huggies pull-up), que funcionam muito bem elas têm uns desenhos que somem quando a fralda está molhada. É mais divertido e fácil da criança entender (visualmente) o que está acontecendo.

Espero ter ajudado um pouquinho com a minha experiência, pois vc já me ajudou tanto com tantas coisas legais :)
um beijão

Mey disse...

Oi Cátia! Que bom receber sua dica, vou procurar essa fralda aqui na minha cidade e seu comentário servirá para outras mamães que estão na mesma situação que a minha. Muito obrigada pela ajudar! Se houver algum tópico em especial que queira que eu poste você me dá uma dica. beijos, Mey

Anônimo disse...

Oi Mey ,estou tentando tirar a fralda da minha filha,ela é esperta senta no pinico dá até a descarga ,mas não faz xixi no pinico fica segurando ,e ela ja tem 3 anos e meio,meu filho antes de 2 anos ja tinha tirado,mas ela rí ,e foge da privada,porque percebe que em casa todos estamos ficando ansiosos,oque posso fazer?tentei de tudo ,abro a torneira,faço barulhinho do xixi,sentamos ao lado dela ,e tentamos ter paciência,ela é muito esperta,mas esta dando um banho de nervos na gente,nunca pede para fazer xixi ou coco,e eu estou sempre perguntando ensinando e colocando ela toda hora no pinico,mas ela esta segurando,e isto esta me deixando preocupada,gostaria de ajuda,pois os avós ficam ensima ,dando palpite,e acaba deixando a gente impaciênte,preciso de orientação.