17 de out. de 2010

Horário de verão e o sono das nossas crianças


Olá Meninas!
Hoje começou o horário de verão, tempo de adiantar os relógios e mexer uma hora na rotina de nossos filhos. Aqui em casa por ser domingo foi mais difícil ainda.
Domingo é dia que almoçamos mais tarde um pouquinho, ficamos na minha sogra um bom tempo e acaba mexendo muito com a rotina do Pedro. Ele fica mais agitado, não quer comer direito, não tira a soneca da tarde como faz todos os dias e só quer brincar, brincar. É uma peleja que normalmente não acontece no meio de semana.

Para completar veio o horário de verão, adivinha? São quase meia noite e agora que ele foi dormir, estava naquela pilha, engraçadinho, risonho e pulando na cama. E eu e o Pai dele mortos um para cada lado, já perdendo a paciência. Fala em dormir ele vinha: "-Dormir nãooooooooooooo!"

O horário de verão atrasa tudo aqui em casa em mais de 2, 3 horas.
Mas não são apenas uma hora de diferença?
São sim. Mas o que acontece é que o sol também vai dormir mais tarde, com isso o Pedro fica mais agitado, brinca mais e demora para desacelerar.

Hoje foi só o primeiro dia, tem que ter paciência, não são nos primeiros dias que eles se acostumam, é gradual, é uma adaptação que pode durar até uma semana. E tudo depende muito de cada criança, existem crianças com hábitos matutinos, que acordam e dormem cedo - caso do Pedro, e outras com modos vespertinos, que acordam e dormem mais tarde - as vespertinas costumam ter mais problemas durante a transição para o horário de verão.

Dicas:
  • No caso do sono é inútil impor a nova rotina de uma vez, já que o organismo da criança não vai aceitar.
  • A idéia é começar o ritual para dormir antes do que o comum. Se a criança dorme normalmente em 30 minutos, ela vai demorar mais enquanto se acostuma com o novo horário.
  • Banhos quentes e massagens ajudam os pequenos a relaxar.
  • Músicas calmas também.
  • É importante evitar alimentos pesados e estimulantes antes da hora de dormir, além de não incitar atividades físicas nem brincadeiras agitadas nesse período. Melhor escolher ler livros, escutar músiquinhas calmas ou de ninar e ir acalmando a criança desde cedo, por volta de 20h todas os tipos de brincadeiras tem que mudar, a inicialização do sono já deve começar.
Hoje aqui em casa não deu certo, mas amanhã é segunda-feira e a aqui em casa no meio de semana a rotina reina, tenho fé que tudo será mais fácil na área do sono. Terei paciência! Tenham também.

O horário de verão dura até 20 de Fevereiro 2011, portanto não tem remédio, vamos tirar dele o melhor que pudermos. Eu não reclamo, sou uma pessoa do dia, quando mais longo melhor. É bom poder chegar em casa com o sol raiando, poder brincar mais no parquinho, na praça, na piscina com o Pedro, visitar mais as pessoas queridas, ter mais contato com a natureza.

FELIZ HORÁRIO DE VERÃO PRA VOCÊS!

beijos Mey.

5 comentários:

Ana disse...

Nossa Mey, Felipe dormiu tem uns 40 min, aqui tbém foi difícil. Ele almoça por volta das 11:30 e fui tentar dar no horário novo e nada...
Ele também tem a rotina bagunçada no domingo e acabou prejudicando mesmo. Mas tenho fé que logo ele acostuma. Um bjo

Carol Siqueira disse...

Nossa, Mey! Santo post este seu, hein?! Agora imagina o meu caso... São exatamente 1 e 38 da manhã e somente agora que o Paulo Neto foi dormir. Amanhã vou tentar acalmá-lo mais cedo. Adorei o post de hoje!
Bjinhos de sua amiga FalaMamãe, Carol Siqueira.

Larissa Pesente disse...

Ei Mey... eu ñ sou fã desse horário, mas fazer o q né, temos q aceitar. Ontem perdi a noção da hora e nem me lembrava disso e terminei a arrumação do Chá do Davi 30min. atrasada!!! Qdo fui tomar banho já tinha convidados chegando!!! Mas deu tudo certo, graças à Deus!!!
Bom horário de verão para nós... boa sorte com o Pedro!
Bjo bjo

A Mãe da Isabella disse...

Noosa Mey, estou muito aguniada com a falta de sono da minha bebe Isabella. Apago todas as luzes, deixo só a o abajur fraquinha ligada e mesmo assim a Isabella pensa que só pode ser dia. Ela quer brincar na hora errada, a que eu tenho mais sono meia noite póde?! adorei as dicas.

Cele disse...

Mey aqui é o contrário, vai comecar horário de inverno..Todo mundo meio leso, sonolento, amanhece em meados de novembro lá pras 10 da manhä em dia de chuva e ás 15 horas o sol já foi. Isso mesmo!!Creia!Porque Säo Pedro näo foi mais ameno e deixou os países em meio termo um pouco. Maria Luise já tah sentindo, tem acordado mais tarde, mesmo sendo bebezona de quase 8 meses, ela tem acordado 7:30 da manhä e dorme 9hr. Bem aproveitem bastante a energia e luz que dias claros trazem, porque por aqui tá esfriando legal...Beijäo, Cele.