4 de dez. de 2011

Porque eles não dormem cedo?

Oi minhas Amigas!

Acabamos de colocar o Pedro na cama, hoje foi uma batalha para ele dormir, mais de uma hora com ele rolando na cama e tentando desviar para não pegar no sono.
Quando dormiu já era quase 22h30. Bastante tarde para uma criança que acorda religiosamente às 7h30 e não dorme a tarde.
Não acreditamos que após um dia bem cheio ele ainda demora a relaxar e dormir. E vejo que ele está notavelmente cansado.
Estamos sem babá e o Pedro está na escola integralmente. Uma rotina bem corrida para nós pois levamos ele na escolinha de manhã, buscamos na hora do almoço, levamos novamente depois e no fim do dia buscamos. (Isso é um outro assunto que quero contar para vocês em outro post).

Enfim, nos perguntamos que se ele não dorme a tarde, se acorda antes das 8h todos os dias, por que não quer dormir cedo?

A resposta me vem nesse instante. Para mim, blogar é organizar minhas idéias, colocar minhas vivências no lugar. É escrevendo aqui, analiso que como a gente fica fora o dia todo, ele quer aproveitar cada minutinho com a gente e precisa estar acordado para isso.

Penso que o fato da gente ficar muito tempo com ele no parquinho após a escola, tem atrapalhado o tempo para ele relaxar, pois logo que chegamos em casa já é hora do banho, depois janta, mamar e dormir, isso já é por volta de 19h45. Tudo está ficando muito atropelado e o Pedro não está tendo tempo de assimilar que a brincadeira acabou, não está relaxando, ele quer brincar mais e mais.
Me preocupa ele dormir pouco, pois segundo publicação na Crescer, para a Academia Americana de Medicina do Sono, o ideal é que crianças em idade pré-escolar durmam, em média, 11 horas por noite. Um novo estudo realizado pelas Universidades da Califórnia e Washington, nos Estados Unidos, revelou que crianças até 4 anos que dormem menos de 10 horas por noite têm duas vezes mais chances de terem sobrepeso ou se tornarem obesas cinco anos mais tarde.
Então, essa questão do sono aqui em casa tem que ter uma solução, até porque a pouco tempo a rotina de sono dele era bem organizada.

Nessa próxima semana vou tentar reorganizar os horários dele, para não excedermos no parquinho. Será a última semana de aula dele na escolinha e até fevereiro ele ficará apenas na parte da manhã no hotelzinho. Em casa ele ficará com uma babá da minha confiança e tentarei organizar melhor o tempinho da soneca da tarde e das brincadeiras quando chegarmos do trabalho.

Depois conto aqui para vocês se tive sucesso e o que aprendi. Mas aposto que a chave do sucesso estará em adiantar a rotina para ir desacelerando mais cedo.

Beijos Meninas!!!!

Com carinho, Mey

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Mey meu filho também é da idade do Pedro 3 anos e 2 meses, também acorda religiosamente entre 07:00/07:30, fica integralmente na escola e já não dorme de dia também (na escola), só que chega acabado da escola no máximo 19:30/20:00 dorme.....Nos finais de semana é que a coisa muda um pouco, pois em casa acaba tirando um cochilo do dia então acaba indo dormir uma 21:30/22:00. Logo...logo vc conseguirá organizar a rotina do Pedro, bjs

Anônimo disse...

Ola Mey,Será mesmo a rotina do Pedro que esta fazendo ele dormir tarde?Porque aqui em casa acontece a mesma coisa,meu pequeno também acorda cedo,não dorme a tarde e quer dormir tarde,da um trabalhão colocar ele pra dormir,e isso não acontece antes das 22hrs,ele esta com três anos não vai ainda pra escolinha,parei de trabalhar depois que ele nasceu,temos uma rotina super tranquila,eu tento coloca ele dormir a tarde mas ele também não dorme...hoje mesmo estava conversando com meu marido sobre isso,e eu achando que isso só acontecia aqui em casa,bju..Cris

Maria Betânia de Amorim disse...

Ola minha querida amiga Mey. Aqui em casa por diferentes motivos foi quebrada por varias vezes a rotina do sono, por viagens, mudancas de fusos, ate de estacao, e agora com a chegada da Louise. Mas sempre retormamos a rotina gracas a Deus, pois a Lana assimila bem e me segue nas direcoes. De forma espontanea tudo se assimila e funciona vc vera. Bjao.

Carol Siqueira disse...

Oi amiga, primeiro queria te falar sobre o blog!!!! Estou AMANDO essa nova fase do bbpontocom!!!! É tão gostoso entrar aqui e compartilhar as minhas experiências e ainda agora, com este layout lindo e alegre, amiga!!!! Agora com relação ao soninho do Pedro leve em consideração que o horário de verão atrasa mesmo eles dormirem mais cedo até porque vcs ficam mais no parquinho pra aproveitar a luz do sol...
Amiga, te amo e grande beijo pra vcs!!!
Carol Siqueira.

Unknown disse...

Talvez realmente seja muito estimulo e ele fica agitado... Meu filho tem 2 anos e 6 meses e tbm acorda cedo por volta das 6:30 da manhã, vai pra escola ás 7hs, à tarde ainda dorme na escola. Busco ele as 17hs, ele brinca ou na praça ou em casa, toma banho lá por volta das 19:30, come mais alguma coisa e 20:30 - 21hs já quer a mamadeira, diz que quer nanar e vai pra caminha dele!! quando ele se agita muito aí demora um pouco mais, ou quando quebramos a rotina, saímos ou vai pra casa dos avós(dá serão... 22hs ou mais pra dormir).
Mas se vc acostumar ele a deitar sempre no mesmo horário, vc consegue, até porque o tempo que normalmente sobra para os pais é este depois que os filhos dormem!! hehehe bjos

Anônimo disse...

meu none e fernando bomdia goataria de saber como fasso pra minha fiha dormir mais cedo ela dorme 3 horas damanha todos dias e acorda 13;oohs da tarde por favor nao aguento mais me ajude obrigagdo

Mey disse...

Nossa Fernando, vocês tem um problemão mesmo. E eu reclamando do Pedro dormir 22h30....
Olha, eu não sou pediatra, portanto meu conselho é de mãe e pesquisadora sobre o tema. Acredito que vocês precisam estabelecer uma rotina diária para ela. Essa rotina tem que começar cedo, acordando ela às 9h, mesmo que ela não queira. Vai acordando, fazendo as atividades com ela e tenha horários rígidos para tudo ao longo do dia. Se ela dorme as 3h é porque está acordando muito tarde e fazendo muita soneca da tarde. Não é saudável para ela e nem para a família de vocês continuar dormindo essa hora. Lembre-se que o controle está com a gente. Quando estou desesperada porque a rotina está bagunçada eu lembro disso, que somos nós os adultos da casa e nós que estamos no comando. Portanto, vocês terão que assumir essa situação, colocar as regras e aplicá-las. No começo será difícil, vai ter choro e desgaste, mas são só nos 3 primeiros dias, logo ela terá se acostumado. ROTINA é a palavra para solucionar isso. E pense uma coisa, será que vocês não estão tentando compensar algo quando a deixam dormir 3h da manhã? Estou perguntando porque as vezes quando trabalhamos muito, chegamos tarde a gente acaba cedendo as regras lá em casa.
Abraço grande para vocês, espero ter ajudado! BOA SORTE! Mey