10 de mai. de 2012

Nomes para o bebê


Oi Meninas!
Estou com tantas amigas grávidas que já escrevo pensando nelas.
Que nome colocarão em seus bebês?
Vocês já perguntaram aos seus pais a origem do seu nome?
Esse é um assunto muito delicado e sempre divide a opnião entre os pais. Não é fácil chegar a um concenso, mas é fundamental.

Aqui em casa a gente sempre escolhe os nomes dos filhos antes mesmo deles nascerem, bem antes até de ficar grávida. Por exemplo, quando eu estava grávida do Pedro já tinhamos escolhido Pedro se fosse menino e Marina se fosse menina. Ainda grávida e já sabendo que o Pedro estava a caminho, decidimos que o próximo se fosse menina chamaria Marina e se fosse menino chamaria Miguel.
Não deu muito certo a escolha de Miguel, pois minha cunhada engravidou primeiro e colocou esse nome no meu sobrinho.

Agora, estamos em uma dúvida cruel em relação ao nome do menino, acostumamos com a idéia de Miguel, até mesmo as pessoas acostumaram e ainda não decidimos se coloremos João Miguel ou outro nome. Está difícil e só conseguiremos sair desse impasse após o resultado do sexo, que saí amanhã. Se for menininha será Marina, agora se for menino indefinição total.

Saiu um ranking no portal Baby Center que listou os 100 nomes mais usados em 2011 para meninos e meninas. Confira os 10 primeiros:

MENINOS: Miguel, Davi, Gabriel, Arthur, Lucas, Matheus, Pedro, Guilherme, Gustavo e Rafael (em ordem de importância). Miguel aparece em primeiro lugar!!

MENINAS: Julia, Sophia, Isabela, Maria Eduarda, Manuela, Geovana, Alice, Laura, Luiza e Beatriz ( em ordem de importância).

Para ajudar nessa dura missão, separei dicas valiosas de specialistas do mundo afora. Veja abaixo:

1. O nome deve ter um significado especial.
O ideal é que ele expresse algo que soe positivo para você. Afinal, o nome é sempre o que causará a primeira impressão nas pessoas, além de refletir como os pais enxergam o filho quando se tornar um adulto. Se imagina que o bebê, por exemplo, será um atleta, escolha um nome que esteja relacionado a força física e agilidade.

2. Combine com o sobrenome.
Repita a combinação diversas vezes para verificar o ritmo. Se você tem um sobrenome comum, como Silva ou Sousa, pense em um nome um pouco menos usual para fazer a associação perfeita. Uma boa dica é procurar no Google quantos homônimos o seu filho terá. Se a lista for muito grande, melhor pensar em outra opção. É importante também verificar se há redundância — Fernanda Fernandes, por exemplo. Se a cacofonia não lhe agradar, melhor escolher outro nome.

3. Leve a grafia em consideração.
Se o nome escolhido tiver uma grafia pouco habitual, caberá a seu filho (coitado!) corrigi-la a todo instante. Por outro lado, se o nome é facilmente encontrado, a grafia diferente poderá torná-lo menos trivial.

4 . Repare como ficam as iniciais juntas.
Cheque se as iniciais do nome, principalmente a do primeiro e a do último juntas, não formam nenhuma expressão com significado indesejado. O nome Ricardo Augusto Tavares Orsolin, por exemplo, forma a rubrica RATO. Em muitas empresas, as pessoas são identificadas pelas iniciais, em crachás por exemplo. O nome também fica reduzido em cartões de crédito e assim por diante. Então, esse tipo de detalhe também conta.

5. Decida se quer, ou não, honrar alguma tradição familiar.
Será que a família tem a tradição de dar certo nome, herdado de geração para geração? Veja se realmente o significado dele condiz com seu desejo. E lembre-se: essa decisão é dos pais, que não devem se sentir pressionados a seguir o comportamento familiar. Se, no entanto, preferir a diplomacia, uma saída é usar esse nome tradicional como o do meio.

6. Pense nos possíveis apelidos.
Você está preparado para ouvir seu filho sendo chamado por um apelido? Beatriz, por exemplo, comumente vira Bia, mesmo que a gente insista no nome original. Então, não dá para fazer nenhuma escolha sem imaginar todos os apelidos que determinado nome poderá render.

7. Repita, repita, repita.
Antes de tomar a decisão final, pronuncie o nome centenas de vezes. Um ótimo exercício é usar as mais variadas entonações e sentidos, para ver se a sonoridade agrada pra valer.

8. É legal dar nomes exóticos?
Pense duas vezes antes de dar um nome pouco comum para o seu filho. Pesquisas apontam que crianças com nomes “estranhos” são mais facilmente alvos de brincadeiras de mau gosto nas escolas durante a infância. Mas, se não se importa com isso, vá em frente.

9. Nomes fora de moda costumam voltar.
Lembre-se disso. Não se incomode se gostar de um nome que parece em desuso. Ou o contrário: não escolha um nome só porque ninguém mais é chamado assim, na esperança de ser original. Nomes considerados antigos costumam voltar à voga . Joaquim, por exemplo, já foi considerado um nome fora de moda e, agora, retornou com tudo. Isso sempre muda e não pode ser fator determinante.

10. Nomes de celebridades: muito cuidado.
Essa é uma boa maneira de homenagear os seus ídolos. No entanto, pense duas vezes antes de fazê-lo, principalmente se a celebridade ainda estiver na ativa. Afinal, ninguém sabe como a Madonna, por exemplo, entrará para a história.

11. As emoções da hora do nascimento importam.
A lista está acabando e você já notou quantos fatores precisa levar em consideração na escolha do nome do seu bebê. No entanto, a hora do nascimento é o momento que realmente importa! As sensações e emoções que veem à tona fogem da lógica. Assim, uma boa dica é: esqueça a opinião de amigos, familiares e escolha um nome ou sustente uma decisão anterior baseando-se nos sentimentos desse momento tão especial. Receba seu bebê com todo o amor e carinho. E não perca a oportunidade de olhar para o seu rostinho e ser a primeira pessoa a pronunciar o seu nome.

Bom, pelas perpectivas da Médica tem grande chance de ser a Marina, então estamos deixar isso pra resolver quando tivermos certeza do sexo.
E vocês tiveram ou estão com dificuldade na escolha do nome?
Conte pra gente!


Amanhã trago novidades sobre o sexo e nome do nosso bebê!
Beijo, Mey

Um comentário:

Marynna's blog disse...

Não sei porque sabe, mas adorei MARINA.. kkkkk

Se eu tivesse um menininho queria miguel ou davi.

bEIJOSSSS