9 de mai de 2012

10 sinais da boa nutrição para crianças e bebês

Oi Amigas Mamães!

Se tem uma coisa que toda mãe concorda é que alimentação é coisa séria. E como tem fases que sofremos por isso, não é mesmo?

Já passei por fases em que o Pedro não queria comer nada. Lembro que no ínicio das papinhas era um sofrimento, daí descobri que eu dava muitas mamadeiras para ele perto das refeições principais e por isso ele não comia direito, mudei a estratégia e desde 1 ano ele só mama de manhã e a noite.

Eu já acertei muito e já errei também, principalmente no assunto alimentação. Antes eu tinha a neura que o Pedro não estava comendo bem e podia estar perdendo em nutrição e não crescendo e engordando o ideal. Até que com o tempo eu aprendi a escolher as batalhas que queria entrar nesse assunto, e comecei a praticar a compensação, se almoça bem eu não insisto por tantas colheres na janta e fui vou fazendo adequações, aprendendo os gostos dele e favorecendo a experimentação de novos sabores. E só mantenho em casa e nas vistas dele o que é saudavel.

Agora não tenho mais medo que ele não coma eu aprendi pontos importantes da nutrição, que me permitem avaliar se está indo tudo bem.

Pensando nisso, pesquisei na Associação Brasileira de Nutrologia, a ABRAN, e descobri que recentemente foi destacado 10 sinais da boa nutrição para as crianças, e são esses:

1- CRESCIMENTO ADEQUADO: dentro da média e considerando a estatura dos pais.
2- FUNCIONAMENTO REGULAR DO INTESTINO: bem importante para medir se a quantidade de fibras e água então suficentes.
3- BOM APERITE: come bem nas refeições principais.
4- DENTES FORTES E SAUDÁVEIS
5- BOA IMUNIDADE: menos vulneráveis a gripes, resfriados e se recupera rápido.
6- PESO ADEQUADO
7- DISPOSIÇÃO PARA BRINCAR
8- DORME BEM, ACORDA BEM
9- PELE CORADA
10- CABELOS E UNHAS SAUDÁVEIS

Se vocês tem dúvidas quanto a alimentação do seu filho, faça uma avaliação com seu Pediatra, converse com um nutricionista sobre um cardápio ideal, isso a deixará mais tranquila.

E na sua casa? Como tem sido a rotina de alimentação dos seus filhos. Qual seu segredo de sucesso? Onde precisa melhorar?
Conta pra gente!!


Beijos, Mey

Nenhum comentário: