16 de jun. de 2012

Resfriado na gravidez


Oi Gente!

Peguei um resfriadinho chato de ontem para hoje, na verdade, eu e o Pedro, tadinho. Resultado: todo mundo de molho hoje.
O post de hoje é justamente sobre resfriado na gestação. Nessa fase é muito ruim, pois não dá para socorrer muito a medicamentos, já que a maioria deles pode ser prejudicial a saúde e desenvolvimento do bebê. Então, estou me virando como posso, com soro fisiológico para o nariz e paracetamol para amenizar as dores no corpo e a moleza. Mas não esta fácil! Muita, muita coriza, olhos pesados, cansaço, espirros e mais espiros...

Não tem mesmo muito o que fazer, mas existem algumas maneiras seguras e naturais para aliviar os sintomas, confira:

• Mantenha uma dieta equilibrada, que inclua frutas, verduras e legumes, ótimas fontes naturais de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gordura. Capriche na ingestão de frutas com alto poder de vitamina C (laranja, acerola, morango, limão, tangerina).

• Tente fazer inalação só com soro fisiológico se seu nariz estiver entupido. Se não tiver um inalador, coloque água bem quente em uma bacia, acrescente duas ou três gotas de óleo de eucalipto ou de menta e, com uma toalha cobrindo a cabeça, aproxime o nariz da solução. Se tiver nebulizador, é melhor ainda, eu acabei recorrendo a isso e consegui dormir melhor.

• Para dor de garganta e tosse, prepare um chá com mel e limão antes de deitar e tome o mais quente que conseguir. Outra dica é chá de laranja: aqueça o suco de duas laranjas (não ferva, apenas morne) e tome na hora. É excelente para tosse e uso para o Pedro também, pois não tem contra-indicação nenhuma.

• Faça gargarejos com água e sal para ajudar nas infecções de garganta e tome mel com própolis.

• Descanse o máximo que puder, pois o sono e o repouso ajuda o corpo a se restabelecer.

• Beba bastante líquido. Principalmente água. Os chás são especialmente bons para dar sensação de alívio aos resfriados. Só tenha cuidado para escolher chás de ervas que não contenham cafeína. Sucos como laranja, limão e acerola são muito bem-vindos.

• No caso de sinusite, experimente colocar duas gotas de óleo essencial de manjerona em um lenço e cheire-o com frequência.

• Nunca compre remédios sem antes checar com seu médico se que eles são adequados para gestantes. Muitos deles contêm substâncias que não foram testadas em grávidas e podem prejudicar o desenvolvimento e a saúde do bebê em formação.

• Se realmente precisar tomar analgésicos, o paracetamol é seguro (nas doses recomendadas). Evite aspirina porque ela pode afetar o desenvolvimento do bebê nas primeiras semanas de gravidez, assim como, no finalzinho da gestação, alterar o início e a duração do trabalho de parto. Evite ibuprofeno, codeína e outros analgésicos que contenham uma combinação de substâncias.

Quando devo ir ao médico?
Converse com o médico que faz seu pré-natal se apresentar uma tosse persistente e um resfriado prolongado, já que eles podem ser sinais de uma infecção secundária, a qual precisará de outro tratamento.
Devido à ameaça do vírus influenza A/H1N1, procure atendimento médico se tiver febre. Não espere os sintomas piorarem - fale com um médico nas primeiras 24 horas, de preferência.

Então é isso gente! Vou cuidar desse resfriado direitinho, tomar chazinho, ficar quietinha e conto depois nos comentários o que deu mais certo.


Bjos, bom fim de semana!
Mey

Um comentário:

Vida de Gestante e Mãe disse...

Oie Mey! que bom q vc encontrou uma luz no meu blog... hehehe ficar resfriada na gestação é horrivelll!!!! AFFFF
Melhoras pra vc!!!
Bjao
MaH