25 de jun de 2012

Wesley Parreira, preparador físico fala sobre dor nas costas na gravidez.


Olá, meninas! Como estão?

Aqui quem fala é Wesley Parreira, preparador físico e amigo do BBPontoCom. Espero que depois de entendermos um pouquinho mais sobre a importância do exercício físico durante a gravidez, aquelas que tinham algum receio, puderam começar com a caminhadinha diária. Certo?

Hoje eu quero falar sobre a lombalgia ou dor nas costas na região lombar. Esta dor está presente no mundo todo e afeta de 70% a 80% da população adulta em algum momento da vida. Geralmente são causadas por processos degenerativos, inflamatórios, alterações congênitas e mecânico-posturais, sendo esta a mais comum. De modo geral, acontece quando há um desequilíbrio entre o esforço requerido para uma atividade e a capacidade de executar a mesma. Assim, a dor nas costas na região lombar, não é restrita as futuras mamães, mas poderá ter início ou ser agravada durante a segunda metade da gravidez. Neste período o centro de equilíbrio muda, devido o crescimento da barriga, fazendo aumentar a curvatura normal da coluna, gerando maior tensão na musculatura.


Sabemos que o uso indiscriminado de remédios para aliviar este tipo de dor pode prejudicar o bebê. Um exemplo disto são os analgésicos, que podem causar problemas de fertilidade no sexo masculino na idade adulta. Os anti-inflamatórios também são perigosos, pois doses elevadas podem causar uma má formação do sistema cardiorrespiratório.

Entretanto, podemos combater estas dores de maneira eficaz e segura. A adoção de bons hábitos posturais é fundamental neste processo. Dormir de lado com os joelhos e as coxas levemente flexionados (dobrados), flexionar os joelhos ao se abaixar para pegar algo no chão, evitar permanecer numa mesma posição por tempo prolongado (sentada demais, em pé por períodos longos) são medidas simples para prevenir e combater as dores.

Quando falamos em exercícios, devemos fortalecer a região central do corpo (músculos lombares e abdominais - CORE). Estes músculos são estabilizadores da coluna. O ideal é começar com os exercícios antes mesmo de engravidar. Mas se o bebê já está a caminho, a dica para o primeiro trimestre é mesmo a caminhada leve. Preocupe-se com a respiração, pois já ajudará a fortalecer o CORE de maneira segura.

Na próxima semana falarei sobre os exercícios para o segundo trimestre. Uma boa semana e saúde em “dobro”!





Para entrar em contato com Wesley Parreira envie email para wesleytrainer@gmail.com ou acesse http://www.treinoecia.com.br/e fique ligada em dicas quentíssimas sobre cuidados com a saúde e corpo.

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