26 de nov. de 2012

Dicas para fazer o bebê arrotar



Oi Meninas,

Conversando com muitas mamães que estão com bebezinhos pequenos como eu, percebi que todas nós temos dúvidas e dificuldades na hora de colocar nossos pequenos para arrotar. Eu mesma, dificilmente consigo e na época do Pedro passava quase uma hora a cada mamada segurando ele em pé antes de colocar no berço, pois tinha medo de engasgar. Imagina fazer isso a cada mamada da madrugada.


Mas qual a importância de arrotar?
O bebê engole ar junto com o leite quando mamam, e o ar também entra no sistema digestivo dele quando chora ou até durante a respiração. Os gases podem fazer com que o bebê se sinta satisfeito antes de tomar a quantidade necessária de leite, e provocam desconforto e dor. Daí a necessidade de fazer paradas para arrotar durante as mamadas, caso note desconforto e não só no fim. A cada arroto, volte para o peito e confira se ele está realmente satisfeito. Se o bebê estiver mamando feliz não o interrompa.
Podemos identificar se estão precisando arrotar quando estão mamando inquietos, fazem caretas e choram. Eles também podem demostrar necessidade quando colocamos deitados logo depois de mamar.
Aproveite também as paradas naturais para pôr a criança para arrotar (quando for passar de uma mama para outra, ou quando o bebê soltar o bico da mamadeira). Para ajudar a arrotar, dê leves tapinhas nas costas do bebê para que o ar saia mais fácil.


Agora, e se o bebê não arrotar?
Se você colocou o bebê para arrotar por cinco minutos e nada aconteceu, provavelmente ele não precisa arrotar. Há crianças, no entanto, que parecem ter dificuldade para expelir o ar, e ficam claramente desconfortáveis, e nesse caso é preciso insistir. A gente percebe pela inquietação.
Talvez o sistema digestivo ainda imaturo do bebê esteja levando o ar muito longe, o que impede sua saída. Experimente várias posições até conseguir um belo e sonoro arroto.
Quando a Marina não arrota, eu espero por até 10 minutos com ela em pé no meu colo antes de colocar no berço.

Bom, essas são algumas coisas que aprendi sobre a importância de colocar o bebê para arrotar e estão dando certo aqui em casa.

Bjos, Mey

Um comentário:

Mamãe Michelle disse...

Olá mey tudo bem?
Primeiro encontrei seu blog pelo instagran através de uma das amigas, adorei, já estou te seguindo, sua família é linda e estou encantada com tudo!!!
Também tenho um blog e uma princesa de 2 aninhos!!!
Grandes bjos tudo de bom