27 de jan. de 2013

A introdução dos sucos: Bebê 3 meses



Oi Mamães!

Tudo bem com vocês? Por aqui tudo bem, todo dia uma novidade diferente, a baixinha está se desenvolvendo rapidamente.
Contei pra vocês sobre a consulta de 3 meses e a recomendação do pediatra para a introdução dos suquinhos, não é?

Pois bem, daqui a pouco tempo voltarei ao trabalho e desejo fazer tudo com calma e introduzir pessoalmente cada alimento. Na semana passada começamos a dar os sucos para a Marina na parte da manhã. Oferecemos ali por volta de 9h30, entre uma mamada e outra (8h - 11h).

Começamos com o suquinho de abacaxi, mais fraquinho e adoçamos com um pouquinho de açucar, isso mesmo! As mães teóricas surtam com esse tipo de coisa, mas o próprio pediatra orientou a colocar um pouquinho, visto que o que é docinho tem mais aceitação pelos bebês, já que o liquido amineótico é adoçicado. A maioria das frutas não precisa, porque já são doces. O pediatra ponderou que um pouquinho de açucar, caso o bebê não queira tomar ao natural, é melhor que ele não tomar. Ele sempre pedi para ter bom senso nesses momentos. Muitas mães não adoçam o suco dos seus bebês, mas na primeira oportunidade entope-os de Danoninho e papinhas artificiais, cheias de açucar e conservantes. Uma alternativa é o açucar orgânico (tem da Native) ou o Nidex, que é próprio para adoçar alimentos de bebês.

Nas primeiras tentativas a Marina tomou bem pouquinho os suquinhos, uns 10ml. Hoje, que já completa uma semana de suco, ela tomou 60ml do suco de maça e também o de melancia.

Nesse começo não precisa forçar, o bebê está se adaptando. No caso da Marina, tinha o problema do bico da mamadeira, ela não sabe sugar bem na mamadeira, porque só mama no peito, mas notamos que foi só ajustar o horário do suco no intervalo da mamada que ela passou a tomar melhor.
Muitos bebês que só amamentam no peito tem problemas em pegar a mamadeira e isso me apavora, pois como a vai mamar quando eu não tiver?

O leite materno está mantido e ela está do mesmo jeito, uma bezerrinha mamando muito. Não notei diferença no apetite dela e nem interesse pelo leite.

No final da próxima semana começaremos as papinhas doces na parte da tarde. Daí eu conto para vocês.

Beijos para vocês queridas Mamães!!

Mey

P.S: Marina com sua babá Camila. Optei por pedir ajuda para a babá nos suquinhos, para que a Marina não sentisse o cheiro do meu leite e fizesse manha para o suquinho. Mas eu fiz o suco e fiquei pertinho dela.

5 comentários:

Unknown disse...

Mey, continue me contando tudo para eu aprender pro mês que vem. Beijocas, fabi!

Anônimo disse...

Oi Mey, um post deste tem uma grande responsabilidade, pois outras maes podem seguir seu exemplo. Por isso, gostaria de ajudar dando minha opiniao, mesmo sendo algo q nao gostamos de ouvir! Infelizmente o que seu pediatra fez foi um crime! A Sociedade Brasileira de Pediatria, assim como a Organização Mundial da Saude preconizam o leite materni exclusivo ate 6 meses. Se vc precisa voltar a trabalhar, ao invés de introduzir sucos, seu pediatra deveria ter te recomendado a extracao do seu proprio leite ou Formulas Infantis, que buscam se aproximar do perfil nutricional do nosso leite! Jamais coloque açúcar especialmente no primeiro ano! O bebe nem tem paladar pra isso e pior, vc acaba estimulando negativamente os habitos alimentares dele... Sal e acucar nao tem funcao nas papinhas! Se o bebe nao aceitar uma fruta, tente outra. E Começar com abacaxi? Existem frutas menos acidas como laranja lima... Mas so depois dos 6 meses!!! Nem agua precisamos dar!

Anônimo disse...

Da uma olhada na orientação da SBP:
http://www.conversandocomopediatra.com.br/website/paginas/materias_gerais/materias_gerais.php?id=119&content=detalhe

Anônimo disse...

Amei esse post. De jeito algum devemos por açúcar. Preconiza cáries e estímulo por doces. Laranja lima sempre é o ideal depois introduzir fruta por fruta dando intervalo de dias para observar se ha rejeições no organismo. Ex: laranja lima somente daí observar. Se não houver nenhuma alteracao esta fruta foi aceita pelo organismo do seu bebe. Depois ex.mamão dai observar. E assim por diante. Vale introduzir as frutas uma por vez assim conseguira notar o que seu bebê aceita em paladar e tb no próprio organismo. Obs: não por açúcar.

Unknown disse...

Minha filha têm 3 meses ela pode tomar suco de graviola?