11 de jan de 2013

Cuidados para as futuras mamães na praia


Queridas amigas gravidinhas!

O verão é uma das épocas mais animadas do ano e as pessoas aproveitam para curtir as praias, sem dúvida. “O litoral é o local preferido entre os brasileiros e com o sol cada vez mais intenso, má alimentação e falta de exercícios corretos e direcionados é necessário cuidados especiais, principalmente, as gestantes e as mamães de primeira viagem”, diz a personal Gizele Monteiro, mestra-professora e diretora do Método Mais Vida Gestantes.

De acordo com Gizele, a futura mamãe pode ganhar peso muito facilmente neste período, além da própria mudança metabólica normal corporal em seu estado. “Com certeza contribuirá para que ela fique mais cansada e inchada. Dessa forma, elaborei algumas dicas de atividades para aquelas estarão na praia e desejam a manter o ganho de peso dentro da estabilidade, com saúde e disposição”, reforça a personal.

1- Aproveite o seu tempo livre para realizar uma caminhada leve, de 20 minutos no máximo, sem exageros, isto é, intensidade moderada.

2 – Se a mamãe estava sedentária, procure fracionar o tempo da caminhada, realizando pouco tempo várias vezes ao dia, 10 a 15 minutos – duas a três vezes ao dia;

3 – Já as mamães que praticam esportes com freqüência podem aumentar esse tempo para 20 a 30 minutos, podendo realizar entre uma e duas vezes ao dia;

4- Se ficar cansada, no outro dia descanse. A gravidez não é um momento de condicionamento físico e a proposta da atividade nesta época é apenas para que não fique totalmente parada, comendo e aumente o seu peso.

5- Procure sempre usar o protetor solar, independente do horário do dia, afinal queremos evitar qualquer mancha na pele. Boné ou chapéu também são adereços interessantes para essa proteção. Use e abuse;

6- Procure usar roupa confortável, se for caminhar na Orla, não esquecer de usar um tênis adequado e com amortecimento.

7- Caminhadas na areia são ótimas. Você pode usar a água como resistência, isto se a praia for plana;

8- Praia de tombo (com inclinação) não é a mais indicada para realizar a caminhada para gestantes, pois a postura não fica adequada, podendo predispor a dor lombar, então opte pela Orla;

“ Hidratação antes e depois dos exercícios é a lei na gravidez. E para finalizar, claro, modere no que irá comer. Procure alimentos leves, saudáveis e com menor calorias.

Por: Gizele Monteiro

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