20 de fev. de 2010

Até mesmo os Bebês têm emoções

Olá papais e mamães.
Vou me direcionar aos dois hoje porque tenho vários leitores "papais" e eles sempre comentam aqui no nosso blog. Adoro a participação deles e hoje quero prestigiá-los também.

Como comentei com vocês estou sempre lendo, me atualizando, procurando convesar e interagir com outras mães para cada vez mais aprender coisas novas e usar as que se aplicam a realidade e temperamento do meu Pedro.
E por falar em  leitura e em temperamento eu li essa semana um capítulo do livro: A encantadora de Bebês resolve todos os seus problemas -  das autoras Tracy Hogg e Melinda Blau. O livro é o manual mais completo sobre bebês que eu já li e comprei - olha que tenho quase uns 10 bestsellers desse assunto - fala sobre todos os principais assuntos que nos afligem de forma bem simples e com dicas práticas que nos ajudam com muito simplicidade. Nesse capítulo que li, especialmente sobre temperamento, o tema é: Até mesmo os Bebês têm emoções.
Nessa oportunidade ela aborda com muita propriedade a constituição emocional dos bebês, a importância de saber lidar com cada um e a defende que o estado emocional transcende mais que a genética, o temperamento dos nossos bebês é inato.  
O temperamento é um fator  fundamental para o dia-a-dia de nossos filhos.
As descrições que a autora aponta foram coletadas após anos observando bebês.  

Para clarear as coisas ela separa em cinco tipos de temperamentos:

ANJO:
  • Alimentação: geralmente, eles mamam bem; se tiverem a chance, estão abertos a experimentar novos alimentos (os sólidos).
  • Atividades: moderadamente ativos: eles brincam de modo independente desde a primeira infância. Esses bebês têm grande tolerância às mudanças, e são muito adaptáveis. Também são bastante sociáveis, gostam de interagir e são ótimos para compartilhar, a menso que se assustem com a agressividade de outra criança.
  • Sono: adormecem facilmente sozinhos, dormem por longos períodos já na sexta semana. Depois de 4 meses, tiram uma boa soneca de 2 horas pela manhã, outra de 1h30min à tarde; e perto dos 8 meses, uma soneca rápida de 40 minutos no começo da noite.
  • Humor: despreocupado e otimistas , não mostram reação extremada aos estímulos e mudanças. Seu humor é estávele previsível. Os paisos interpretam com facilidade, porque os sinais emocionais são muito claros. Em consequência disso, a fome não é confundida com a fadiga.
  • Como são frequentemente descritos: uma benção. Nem parecia que eu tinha um bebê em casa. Poderia ter mais cinco filhos como ele. Nós tivemos uma enorme sorte.

LIVRO-TEXTO

  • Alimentação:semelhante à dos bebês Anjo, porém será necessário introduzir alimentos sólidos mais lentamente.
  • Atividades: moderadamente ativo. Uma ve que faze tudo no momento certo, é fácil escolher brinquedos apropriados para a idade. Alguns são grandes executores, outros são menos ativos.
  • Sono: em geral, precisam dos 20 minutos - tipicamente o bebê demora esse periódo para migrar do cansaço para o sono. Se particularmente superestimulado, um dos pais pode precisar acalmá-lo um pouco.
  • Humor: semelhantemente aos bebês Anjo, eles não têm grandes reações - costumam ser calmos, desde que alguém preste atenção em seus sinais de fome, superestimulação, entre outros.  
  • Como são frequentemente descritos: uma benção. ele está na época certa para tudo. É alegre, a menos que precise de algo. Uma criança fácil de conviver.  
SENSÍVEL




  • Alimentação: frusta-se facilmente, qualquer coisa pode perturbar seu desejo de comer - fluxo, posição do corpo, condições do quarto ou local que é alimentado. Se amamentado, pode ter dificuldades em pegar no seio e obter um bom ritmo de sucção. Protesta a qualquer tipo de mudança, ou se você falar muito alto. No ínicio, recusa alimentos sólidos - você precisa ser persistente.
  • Atividades: cautelosos com brinquedos, situações e pessoas novas. Precisam de muito apoio nessas situações, ou quando passam por qualquer tipo de transição. Tendem a apresentar baixo nível de atividades, e precisam se incentivados a participar. Geralmente, são menos sensíveis pela manhã e preferem brincar com apenas uma criança do que com grupos. Evite encontros para brincadeiras à tarde.
  • Sono: é extemamamente importante enrolá-lo na manta e bloquear a estimulação. Se você perder as janelas do sono, esses bebês ficarão supercansados e demorarão o dobro do tempo para dormir. Eles tendem a voltar a dormir no meio da manhhã por um período longo, e tiram uma soneca curta pela tarde.
  • Humor: as vezes, eles se mostram mal humorados já na sala de parto, onde as luzes muito claras parecem incomodálos. São muito irritáveis, sucetíveis demais, e a estimulação externa os incomoda.
  • Como são frequentemente descritos: um bebê realmente chorão. Um mínimo problama já o incomoda. Ele não reage bem à outras pessoas. Sempre termina no meu colo ou agarrado à minha perna.

ENÉRGICO





  • Alimentação: muito semelhante à do bebê Anjo neste departamento, porém os amamentados podem se tornar impacientes. Se o fluxo da mamãe for muito lento, ele solta o seio, como se dissesse: "Opa, o que é que há?". As vezes, é preciso dar o suplemento com a mamadeira até que o leite tenha um bom fluxo.
  • Atividades: grande energia, cheios de espírito e muito ativos. Estão prontos para entrar em qualquer situação, e exercem pouco controle dos impulsos e cuidado quando o fazem. Reagem de modo exagerado, e podem ser agressivos com os coleguinhas. Uma vez qua são mais cooperativos pela manhã, evite grupos de brincadeiras à tarde para que eles possam se acalmar até a noite.
  • Sono: quando bebês, detestam ser enrolados na manta, mas vocês precisa bloquear completamente qualquer estimulação visual. Tendem resistir à sonecas e aos rituais noturnos, porque não querem perder nada. Se tiver sorte, eles podem dormir menos pela manhã, mas tiram uma longa soneca à tarde, o segredopara um bom sono noturno para essas crianças.
  • Humor: quando querem algo é para já. Cheios de oopiniões, muitos vocais e frequentemenrte teimosos, o seu humor  oscila muito: vai rapidamente da felicidade até a tristeza e volta. Eles adoram a ação, mas tendem a exagerar, o que pode levar a uma explosão. É difícil interromper o escândalo depois que ele começa. As transições também pode ser difíceis.
  • Como são frequentemente descritos: difícil. Sempre envolvido em algo. Eu não tenho energia para acompanhar o ritmo dele.

IRRITÁVEL




  • Alimentação: são impacientes. Se amamentados, não gostam de esperar o fluxo da mamãe; as vezes são melhores com a mamadeira. No entanto, ambos os casos, as mamadas podem demorar muito e isso os deixa super cansados. Não se adaptam com facilidades aos alimentos sólidos e, quando finalmente conseguem, tendem a insistir nos mesmo alimentos.
  • Atividades: não são muitos ativos, preferem brincar sozinhos, detestam ser interrompidos e têm dificuldade em terminar uma coisa e começar outra.
  • Sono: o sono não é fácil para esses bebês. Eles ficam supercansados porque resistem demais e tendem a fazer manha até dormir.  
  • Humor: como um leite que fervemos e pode derramar pelo o fogão se não dermos atenção, é necessário sempre manter um olho nos sinais emocionais desse tipo de bebê. A menor variação na rotuna pode incomodá-lo: uma soneca perdida, uma atividade estimulada, companhia demais também. Sem uma rotina sua vida é um caos, ele assume o controle da vida dos pais.
  • Como são frequentemente descritos: que criaturinha rabugenta. Parece preferir brincar sozinho. Sinto que estou sempre esperando pelo próximo escândalo que dará. Preciso fazer as coisas do jeito dele.
É muito importante frisar que o temperamento do bebê não é uma sentença. Embora os bebês tragam o que lhes fornece a natureza, a experiência do bebê - a criação, começando desde a primeira infância -tem o mesmo impacto. Em outra palavras, a vida emocional dos bebês é determinada pelo temperamento, que já se faz notar alguns dias após o nascimento, mas também pela hístoria de vida - eventos, experiências, e o  mais importante, as pessoas que cuidam dele.

Pois é isso aí. Espero que tenham gostado desse post. Ficarei muito feliz se participarem deixando comentário de qual temperamento acha que seu filho se enquadra mais e porque? Que tal?
beijinhos Mey

5 comentários:

Unknown disse...

Oi, Mey!
Sou mãe de 1ª viagem e achei seu blog mto legal! Tem mtas dicas interessantes, mto legal msm.
Seu filho é lindo, parabéns!
Felicidades!
Att,
Fernanda.

Ana disse...

Oi Mey, adorei o post, eu tenho esse livro e ainda estou lendo, comprei faz pouco tempo e me arrependo de não ter lido durante a gestação, pq agora tempo pra ler tá cada vez mais difícil. Estou seguindo a rotina Easy por enquanto e o Felipe tem dormido melhor. Sobre temperamento acredito que ele se encaixa no enérgico. Hoje que vi o post sobre a tummytub, adorei tbém. Eu dou banho no Felipe desde o sexto dia quando o umbigo caiu e ele adora. A banheira nunca mais usei. um bjo. Ana

marcel gussoni disse...

Ola Mey!

Muito bom o post, e bacana vc falar com os pais também, afinal, acredito que existam muitos tão curiosos quanto as mães em relação ao desenvolvimento e ao comportamento dos filhos. Eu estou sempre por aqui ;)

Ah, acho que o Luca está entre o 1º e o 2º "modelo", mas como é cedo não vou cantar vitória antes da hora..rsrs


abs!

Mey disse...

Gente.. quero participar também. O Pedro tem genuinamente o temperamento Energético. Tudo se encaixa no perfil dele. Eu não tenho dificuldades de lidar com isso porque somos exatamentes iguais nesse temperamento impaciente, agitado, intrigante, inconformado, reinventivo, impaciente... Acredito que por isso nos damos tão bem como Mãe e filho. beijos para todos, obrigada por comentarem. Mey

Maria Betânia de Amorim disse...

Olá Mey! Ando um pouco sumida, tenho passado uns dias com a sogra! Então, a Lana se encaixa no bebê anjo, embora durante o soninho da manhã é curtíssimo e o durante a noite não é tão longa pois ela mama muitoooo...hahaha mas nem chega a abrir os olhinhos, e quando abre sorri mas encapota logo, ela é um anjinho mesmo se acordando 6:30Hrs, ela me espera no berço quetinha até que eu acorde, faça algumas coisas em casa e prepare seu banho que são as 10 hrs. bem é isso!
O Pedro está lindo!
Beijão.