4 de jun. de 2012

Cansaço na gravidez


Oi Meninas!!!

Hoje eu estou muito cansada e olha que a semana só começou, ainda bem que tem feriado quinta.
Mas eu tenho andado muito cansada, chego no fim do dia não sirvo para nada e no meio da tarde bate aquele cansaço, sono. O batidão está feio: vida de mãe, grávida, esposa, filha, dona de casa, associado a trabalho, pós-graduação, inglês...  Ufa!!! Eu estou exausta!

Sei que tudo isso tem explicação cientifica, a gravidez exige muito do nosso corpo, por mais que a gente tenta, o organismo reclama bastante. A gente tenta manter o mesmo ritmo, mas não dá para ser mulher maravilha nessa fase. A gravidez sobrecarrega todo o nosso corpo, daí vem o cansaço.

Ao longo de toda a gestação, mais principalmente no primeiro trimestre, o corpo trabalha duro. É quando é fabricado a importantíssima placenta, o sistema que sustenta nossos bebês. Esse processo só é concluído no final do primeiro trimestre. Quando alivia um pouco.
Os níveis hormonais e nosso metabolismo muda muito rápido, e ao mesmo tempo as taxas de açúcar no sangue e a pressão tendem a cair. Tudo isso contribui para a sensação de cansaço.

Algumas dicas ajudam bastante nessa fase, pesquisei e encontrei algumas bem legais:

Dormir bem: durma no mínimo oito horas, comece um ritual antes de se deitar, tome banho e beba um copo de leite quente ou um chá para ajudar a relaxar. Evite refeições pesadas à noite, condimentos pesados que lhe posam causar azia ou mau estar.

Ouça o que seu corpo está pedindo: tente tirar sonecas sempre que puder, e faça de tudo para ir para a cama cedo. No trabalho, fechar os olhos por alguns minutos já faz diferença, se você tiver a sorte de ter algum lugar onde possa descansar um pouco, aproveite. Algumas grávidas apelam até para um descanso rápido dentro do carro, se ele estiver num estacionamento seguro, ou para um descanso instantâneo de cinco minutos no banheiro mesmo.

Tente adaptar seu cotidiano. Veja se existe a possibilidade de mudar seu horário para escapar do trânsito mais pesado ou do calor. Se já tem filhos, aceite ajuda de outras pessoas para tomar conta deles, para que você possa descansar um pouco e dormir.

Tome cuidado com a alimentação. Você vai precisar de cerca de 300 calorias extras por dia - e não estamos falando de chocolate. Uma dieta saudável, composta de legumes, verduras, frutas, grãos integrais, leite desnatado e carnes magras vai lhe dar a energia de que você tanto precisa; comidas gordurosas e doces demais, por outro lado, acabam sabotando sua disposição.

Praticar exercício: no minimo 20 minutos por dia pode fazer a diferença, ao praticar exercício o corpo liberta o hormônio endorfina, que é responsável pela sensação de bem estar. A prática de exercício durante a gravidez é importante porque ajuda a fortalecer os musculos, e a controlar a respiração, e claro que também ajuda a ficar em forma.

Organize o dia: esta é uma das minhas preferidas no combate ao cansaço. Se planear o seu dia a dia para a semana toda, então as posibilidades de se irritar, e cansar serão minimizadas. Equilibrar o seu dia ajuda muito no controle do cansaço, não só físico mas emocional também.

Aguentar firme e ter paciência. Logo você estará no segundo trimestre e voltará a ter energia. A maioria das mulheres acha o período entre o quarto e o sétimo mês o melhor de toda a gravidez, em que se sentem ótimas. Não se esqueça de que fabricar um bebê é um trabalho e tanto, portanto, se achar que precisa dormir, faça de tudo para arranjar tempo e fechar os olhos, nem que só por alguns minutos.

Bom Meninas, ainda bem que vem o feriadão por aí pra gente descansar, né?
Bjo, Mey

Um comentário:

Carol Siqueira disse...

Amiga, como estávamos conversando hoje no telefone, com certeza, sentimos mais cansadas mesmo, estando grávidas ou não. Mas o cansaço também vem muito pela nossa culpa porque queremos abraçar o mundo em um dia. Queremos ser melhores mães, profissionais, filhas, amigas, agora blogueiras e a lista só vem aumentando. Nessa hora, principalmente na gravidez, momento que você está vivendo e que penso em viver também pela segunda vez, o importante é parar e rever as prioridades. E curtir cada momento no seu tempo.
Bjos de Carol Siqueira.