31 de out. de 2013

Halloween e as crianças: o que está por traz dos doces, brincadeiras e travessuras.


Queridas Amigas e mamães, 

como mãe e cristã, venho hoje abordar um assunto que divide muitas opiniões. Mas desde já, deixo claro que não tenho o interesse de doutrinar ou convencer ninguém, porém me sinto no dever de falar sobre o significado da celebração do halloween para que vocês avaliem, cada uma dentro da sua crença e valores, o que é melhor para os seus filhos.

O halloween tem uma origem pagã (o termo pagã vem da referência que os antigos gregos davam no latim para as pessoas que não são cristãs e adoravam outros deuses). A celebração do Dia das Bruxas se atribui a um povo que habitava na Inglaterra: os celtas. Esta festa tinha como objetivo principal celebrar os mortos. Acreditavam que na noite do dia 31 de Outubro, o deus da morte permitia aos mortos voltar a terra para criar um ambiente de terror. Esta influência foi diminuindo com a pregação do evangelho, e desapareceu totalmente no final do II século do cristianismo. (Fonte Wikipédia).

Bom, e o que tem a ver com a gente e com nossas crianças? 
Essa comemoração voltou aos poucos como uma festa para as crianças usarem fantasias de bruxas ou outros personagens maus. Para ganhar simpatia juntou-se o costume de distribuir doces. Pôr trás de algo aparentemente inofensivo existe toda uma trama para voltar a essas crenças pagãs.

O que tem por traz dessa celebração que para muitos é uma simples brincadeira?
Muitos grupos satanistas e ocultistas usam o dia 31 de Outubro como a sua data mais importante. Chamam a este dia de " Festival da morte", e é reconhecido pôr todos os satanistas, ocultistas e adoradores do diabo como véspera do ano novo da bruxaria.
Anton LaVey, autor da " Bíblia satânica " e sumo sacerdote da igreja de satanás, diz que o dia mais importante para os seguidores o maligno é o halloween. LaVey diz que nesta noite os poderes satânicos ocultos e de bruxaria estão no seu nível de potência mais alto, e qualquer bruxo ou ocultista encontrará mais êxito no dia 31de outubro, porque satanás e seus poderes estão em seu ponto mais alto nesta noite. Estes seguidores do príncipe da mentira asseguram que durante a noite do halloween, os anjos decaídos, assim como toda a classe de espíritos malignos percorrem o mundo inteiro.
Também é um fato registrado e documentado que na noite do dia 31 de Outubro na Irlanda, Estados Unidos e outros países se realizam missas negras, cultos espíritas e outras reuniões relacionadas com o mal e o ocultismo.

Por isso a necessidade de todos os cristãos, independentes de sua crença, ou seja, se são evangélicos, católicos ou qualquer outra doutrina que leve o nome de Jesus como Senhor,  levantarem clamor e oração para combater o mau que está sendo celebrado nesse dia de hoje.

E por que não é uma festa inofensiva e apenas uma brincadeira para crianças? 
Amigas, essas poucas informações acima servem para mostrar o lado negativo do halloween, o que essa festa, que parece a princípio tão despretenciosa, traz contra o reino de Deus, cultuando a morte.

A mensagem de amor, paz, caridade e esperança de Jesus Cristo é completamente contrária às imagens sangrentas, que retratam bruxas, mortos saindo de túmulos, vampiros e outros monstros. Halloween é na verdade uma celebração da maldade. Você pode dizer: "mas a maldade está dentro de nós e não em simples fantasias e brincadeiras de criança.". Mas o que importa é o que está sendo pregado, o que é cultuado nesse dia e as armadilhas que o mau encontra para chegar às famílias.

Como mãe, mesmo que meus filhos não tenham idade e noção disso, mesmo que para eles não passa de uma super oportunidade de vestir fantasias e sair nas casas pedindo doces, me vejo na obrigação de afastá-los desse tipo de festa. 

Eu converso muito com o meu Pedro de 5 anos sobre essas coisas, de forma bem natural e ao seu tempo, e vejo o quanto já é claro para ele o que agrada e o que não agrada à Deus. E o melhor, eu vejo nele a vontade de agradar à Deus, de fazer coisas que deixa Ele feliz. É para isso que fomos criados, para que Deus tenha alegria com nossas vidas, para celebrar a vida, para fazer festas para Ele.

Precisamos afastar nossos filhos das coisas que o mundo diz que é "natural", pois na bíblia diz para não nos conformarmos com esse mundo, do contrário, SEJAMOS LUZ, e não há como ser luz celebrando trevas, escuridão, bruxas, monstros. A bíblia diz que o "princípe desse mundo" cegaria nosso entendimento, e entender essas festas como uma brincadeira normal e inofensiva faz parte do plano dele.

 "Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pela vontade de escutar novidades, arrumarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas." (2Tm 4,3-4)

Muitas crianças e jovens deixam-se iludir por figuras aparentemente "inocentes" dessas festas malíficas. E nós pais cedemos a pressão de nossos filhos e deixamos levar pela a influência do todo. Com isso, acabamos abrindo as portas de nossas casas e sendo conduzidos pelo mau, que quer colocar normalidade em coisas que Deus fala claramente na bíblia que não é lícito.

Como eu disse, as postagens aqui são fruto das minhas crenças e valores e creio que quem segue o blog partilha de muitas dessas mesmas crenças. Pprém, não tenho pretensão de convercer, apenas expor, a luz da palavra de Deus, o que vem por traz do halloween. Não sou eu quem digo tudo isso, está na bíblia.

Para finalizar, é preciso orientá-los que a verdadeira felicidade somente encontramos no caminho de Deus. Vamos festejar a vida e não a morte, pois quem festeja a morte vive nas trevas e nós cristãos devemos viver na luz e essa luz é Jesus: "Eu sou a luz do mundo, quem vem a Mim não andarás nas trevas".

Fiquem em paz, e desejo um dia de muita celebração de Deus e de vida para a casa de vocês. 


com carinho, Mey

13 comentários:

Anônimo disse...

Mey, acompanho seu blog desde antes de ficar grávida, o conheci através do FalaMamãe da Carol. Hoje minhas filhas gêmeas já estão com 2 aninhos e estou sempre aqui em busca de informação e, sobretudo, por partilhar de opiniões bem parecidas com a sua.
Nunca comentei, mas hoje me senti quase que na obrigação! Até então nunca havia lido um texto que expressasse exatamente a minha opinião sobre essa "comemoração" de halloween. Não consigo ver essa inocência toda que as pessoas veem, ao contrário, hoje como mãe e cristã (sou católica) não admito que esse tipo de "celebração" faça parte da minha família e acho sim que nós mães que temos essa consciência temos que orar e muito para afastar tudo isso que é contrário ao que Jesus Cristo pregou. Também não faço apologia à outras pessoas, tento respeitar a crença de cada um mas dentro da minha casa eu busco mostrar desde cedo para minhas filhas que só Jesus é o caminho, só Ele é luz, só ele é verdade e a vida... e não as trevas, bruxas, escuridão.
Oro a Deus para que esse tipo de coisa não ganhe força, graças a Deus aqui no Brasil não é tão disseminado como em outros locais.

Beijos e parabéns pelo blog e pela família... Deus abençoe.

Aline Zenha

Anônimo disse...

Boa tarde Mey!!
Estamos sentindo falta das suas publicações...você ficou de postar a continuação da festinha do Pedro, ainda tem o níver da lindinha da Marina. Estou organizando meu chá de bebe e me inspiro em suas festinhas...estou sentindo falta!!!
Bjaooo, Carol.

Anônimo disse...

Boa tarde Mey!!
Estamos sentindo falta das suas publicações...você ficou de postar a continuação da festinha do Pedro, ainda tem o níver da lindinha da Marina. Estou organizando meu chá de bebe e me inspiro em suas festinhas...estou sentindo falta!!!
Bjaooo, Carol.

Amora-Sama disse...

Como sempre desde o surgimento da suas crenças, os cristãos propagam desinformação e ódio as crenças pagãs, lamentável... Crenças estas muito anteriores as suas, e que o proprio cristianismo usurpou muitas coisas... Acho que talvez também fosse interessante se informar sobre oq vc está falando... Pois o Halloween n possui essa carga negativa que vc prega.

Unknown disse...

Mey estou muito feliz, por você falar sobre isso, muitas pessoas ficam cegas e só querem ver o que convém a elas, mas sabemos muito bem o que estas coisas provocam,e com certeza não é o bem. Muitos falam Halloween, só que não sabem o significado que é os dias das bruxas.

Unknown disse...

Mey estou muito feliz, por você falar sobre isso, muitas pessoas ficam cegas e só querem ver o que convém a elas, mas sabemos muito bem o que estas coisas provocam,e com certeza não é o bem. Muitos falam Halloween, só que não sabem o significado que é os dias das bruxas.

Unknown disse...

Parabéns por seu blog, Mey!Parabéns por sua cultura e pela delicadeza com que você procura passar as informações.
Lamentável que algumas pessoas, tão fechadas em sua ignorância, atadas às trevas que as aprisionam, se mostrem tão incapazes de assimilar conteúdo tão rico e engrandecedor...verdadeira falta de discernimento...
Porém, eu louvo a Deus por sua iniciativa e por sua boa vontade em esclarecer, àqueles que tem o mínimo de inteligência, a verdadeira finalidade e origem dessa festa pagã.
Que o Senhor cumule sua vida de bênçãos!
Shalom!!

Anônimo disse...

Muito bem temos que dar exemplo para nossas crianças, pois o futuro delas dependem da educação que damos. Deus abençõe

Unknown disse...

Muito bem temos que dar exemplo para nossas crianças, pois o futuro delas dependem da educação que damos. Deus abençõe

Anônimo disse...

vai ler a biblia

Pastor Ideifle Junior disse...

Amiga Amora Sama se você olhar a cruz vai ver que os cristãos pregam o amor e não ódio, tanto que Jesus entregou a vida dele pela humanidade. Hoje o grupo mais persrguido no mundo e martirizado são os cristãocristãos.

Unknown disse...

Nada de inocente pode existir em práticas que só agradam a Satanás.

Unknown disse...

Nada de inocente pode existir em práticas que só agradam a Satanás.